domingo, 27 de setembro de 2015

Matthias Müller é nomeado CEO do Grupo Volkswagen

Matthias Müller (62) foi nomeado o novo CEO do Grupo Volkswagen, assumindo imediatamente o cargo. Esta decisão foi tomada  pelo Supervisory Board da empresa, em Wolfsburg. Müller é atualmente presidente da Porsche AG, em Stuttgart. Ele vai continuar nesta função até que um sucessor seja encontrado.

O presidente interino do Supervisory Board do Grupo Volkswagen, Berthold Huber, ressaltou: "Matthias Müller é uma pessoa de grande competência estratégica, empresarial e social. Ele conhece bem o Grupo e suas marcas e pode engajar-se imediatamente em sua nova tarefa com energia total. Nós valorizamos expressamente a sua abordagem crítica e construtiva."

Bernd Osterloh, presidente do Conselho de Trabalhadores do Grupo, comentou: "Quando se trata de nomeações de liderança, o Grupo Volkswagen não precisa de decisões precipitadas. Nós conhecemos e valorizamos Matthias Müller por sua determinação e decisão. Ele não trabalha isoladamente, ele trabalha em equipe. É disso que a Volkswagen precisa agora".

Matthias Müller disse: "Minha tarefa mais urgente é ganhar de volta a confiança para o Grupo Volkswagen - não deixando pedra sobre pedra e com o máximo de transparência, bem como tirando as conclusões certas em relação à situação atual. Sob a minha liderança, a Volkswagen vai fazer todo o possível para desenvolver e implementar as mais rigorosas normas de conformidade e governança em nossa indústria. Se conseguirmos alcançar isso, então, o Grupo Volkswagen, com sua força inovadora, as suas marcas fortes e, acima de tudo, com a sua equipe altamente motivada e competente, tem a oportunidade de emergir da crise mais forte do que antes."

Matthias Müller nasceu em Chemnitz (Saxônia) em 9 de junho de 1953. Ele completou o ensino médio em Ingolstadt, seguido por um período de aprendizagem como ferramenteiro na AUDI AG. Ele então estudou ciência da computação na Universidade de Ciências Aplicadas de Munique. Depois de obter seu mestrado em Ciência da Computação, Müller retomou sua carreira na AUDI AG, em Ingolstadt, em 1978, tornando-se chefe da Divisão de Análise de Sistemas em 1984 e Chefe de Gerenciamento de Projetos para o Audi A3, em 1993. Ele assumiu a responsabilidade pela área de Gerenciamento do Produto da Audi AG, Seat e Lamborghini em 1995.

Müller mudou-se para Wolfsburg como Chefe de Gerenciamento do Produto do Grupo Volkswagen e da marca Volkswagen em 2007 e tornou-se também um Representante Geral do Grupo Volkswagen. Ele foi presidente do Conselho Executivo da Dr. Ing. H.C.F. Porsche AG e membro do Conselho Executivo da Porsche Automobil Holding SE, desde 2010. Em sua função como presidente do Conselho Executivo da Dr. Ing. H.C.F.Porsche AG, Müller foi nomeado membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen, desde 1º março de 2015.

O atual contrato de Matthias Müller como membro do Conselho do Grupo Volkswagen continuará com sua nova função como CEO. Este contrato vai até o final de fevereiro de 2020.

Matthias Müller sucede o Prof. Dr. Martin Winterkorn, que renunciou na quarta-feira (23/9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário