quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nissan Gripz Concept é apresentado em Frankfurt



Pioneira no segmento de crossovers, a Nissan revelou hoje o Gripz Concept, carro-conceito que aponta para o futuro criativo deste mercado. Desenvolvido por designers da Nissan na Europa e no Japão, o novo modelo mistura a praticidade e a capacidade de um crossover compacto com o desempenho e o entusiasmo de um veículo esportivo.

Com um design emocional e aventureiro – que mistura o estilo crossover com uma pegada ainda mais esportiva - e um avançado powertrain, o Gripz Concept é a aposta da Nissan para uma virada no jogo do segmento dos crossovers compactos, que somente um pioneiro pode fazer. É um carro de "dupla personalidade", para ser usado tanto no dia a dia como em aventuras de fim de semana.

O design presta homenagem à linha do Nissan 240Z, que disputou e venceu diversos ralis de safari na década de 1970 ao utilizar a experiência da marca no fora de estrada para vencer provas duríssimas como as disputadas na Península de Baja, nas planícies do Quênia, Uganda e Tanzânia. Este modelo ícone trazia uma linha de cintura alta, suspensão reforçada e acabamento preto para o capô e porta-malas com uma cor vermelho-alaranjado profunda na carroceria. Os modelos Nissan 240Z eram a prova de que carros esportivos não precisavam ser baixos para serem divertidos.

O Gripz Concept também traz a simplicidade de alta tecnologia das bicicletas de corrida ao utilizar uma estrutura de carbono que recebeu painéis robustos como revestimento blindado. Mesmo sendo um 2+2, o modelo tem fácil acesso ao interior por conta da ausência da coluna B.

Para mover o Gripz Concept, a Nissan aposta em sistemas híbrido e elétrico, baseados na tecnologia "Pure Drive" e-Power da marca. Assim, o um eficiente motor a gasolina é usado para alimentar o propulsor elétrico, o mesmo utilizado no Nissan LEAF. A experiência de anos no desenvolvimento de carros elétricos da marca proporciona a este conceito uma aceleração suave, rápida e linear, bem silenciosa, de extrema eficiência. Tudo para oferecer uma experiência de condução suave, refinada e emocionante com eficiência de combustível.

Assim como o conceito Nissan Sway, apresentado em março, em Genebra, e modelos de produção recente, o Gripz Concept traz um painel de instrumentos estilo Gliding Wing, de design elegante e refinado, que combina força com simplicidade. Os assentos e console central são inspirados em bicicletas, assim como as maçanetas das portas são em forma de um selim de bicicleta de corrida. O volante de três raios, por sua vez, replica o estilo das rodas.

"Ainda não sabemos quais elementos do Gripz poderão influenciar o design das próximas gerações de crossovers da Nissan, mas estamos ansiosos para conhecer a reação do público durante o salão", disse Shiro Nakamura, vice-presidente sênior mundial de design da Nissan.

O Nissan Gripz Concept mede 4.100 mm no comprimento, 1.890 mm na largura, 1.500 mm na altura e 2.580 mm no entreeixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário