quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Na reta final do DTM, Augusto Farfus corre em Nürburgring visando salto no campeonato

Falta menos de um mês para o fim da temporada 2015 do DTM, o principal campeonato do mundo de carros de turismo, e a penúltima rodada dupla acontece neste fim de semana (25 a 27 de setembro), no tradicional circuito de Nürburgring, na Alemanha. Único brasileiro no grid, Augusto Farfus vem embalado por uma ótima apresentação pessoal em Oschersleben - quando marcou a pole position e conquistou um 2º e um 4º lugar - , e também da BMW, que pela primeira vez no ano chega a uma etapa na liderança do Campeonato de Construtores. 

Nürburgring é um circuito muito conhecido por Augusto Farfus, onde, entre outras competições, já participou oito vezes da prova de 24 Horas, inclusive foi o campeão em 2010, e garantiu a pole position neste ano. Apesar do DTM não usar o mesmo traçado da corrida de longa duração (Nordschleife, com mais de 20km de extensão), o traçado de 3.629m também é cheio de desafios para os pilotos, além de atrair sempre um grande público. 

Após um começo difícil, nessa reta final do campeonato Farfus tem mostrado boa reação. Ele foi um dos maiores pontuadores na última etapa, e ocupa a 8ª posição na tabela geral. Com 100 pontos em jogo, o objetivo é dar um salto na classificação, já que a diferença até o terceiro colocado é de apenas 37 pontos. 

Nesse intervalo, Augusto ainda participou do lançamento oficial da nova BMW M6 GT3, no último dia 15 de setembro, no Salão do Automóvel de Frankfurt. O curitibano foi um dos pilotos que ajudou no desenvolvimento do novo modelo da montadora bávara que será usado a partir do ano que vem nas corridas de longa duração e também de GT. 

De volta ao DTM, os pilotos vão à pista na sexta-feira, para o shakedown e os dois treinos livres. No sábado, acontece a classificação e a corrida curta da etapa, enquanto no domingo, eles fazem mais uma tomada de tempos para definição do grid de largada para a corrida longa, com 60 minutos e pitstop obrigatório. 

O canal BandSports transmite a prova de sábado ao vivo, a partir das 8h30 (horário de Brasília), e domingo, em VT, às 14h. 

Augusto Farfus:
"Participei de todo o desenvolvimento da nova BMW M6 GT3, então foi legal enfim acompanhar o lançamento oficial do carro. Agora, depois de uma ótima etapa em Orschersleben, a expectativa é muito boa, até por ser em uma pista tão especial como Nürburgring, onde já venci as 24 Horas e fui pole position neste ano, e também já subi ao pódio no DTM. 

Apesar de não corrermos no traçado inteiro, é muito legal, o público sempre comparece e a atmosfera é incrível. Nosso objetivo é consolidar o título de construtores para a BMW e, pessoalmente, dar um salto no campeonato de pilotos. Na última etapa, nosso carro estava bem mais leve, o que nos ajudou. Agora, estará mais equilibrado, mas vamos buscar manter a boa sequência nessas duas etapas finais, e acredito que temos todas as condições para somar bons pontos em Nürburgring, e buscar terminar o ano no top-5 ou mesmo no top-3". 

Programação do DTM em Nürburgring (horários de Brasília):

Sexta-feira, 26 de agosto
4h30 às 5h05 - Shakedown
7h05 às 7h55 - Treino livre 1
11h15 às 12h05 - Treino livre 2

Sábado, 27 de agosto
5h15 às 5h35 - Classificação 1
8h30 - Corrida 1 (40 minutos)

Domingo, 30 de agosto
4h às 4h15 - Warm-Up 
5h55 às 6h15 - Classificação 2
8h30 - Corrida 2 (60 minutos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário