quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Eficiência em propulsão: do ultra ao e-tron, a Audi no Salão de Frankfurt 2015


A Audi apresentou uma variedade de novos produtos na edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, iniciado hoje. A marca centra seu foco durante o evento na nova linha de modelos A4 e na versão praticamente pronta para ser produzida em série do conceito Audi e-tron quattro - um SUV com propulsão totalmente elétrica. A empresa também proporciona aos visitantes uma visão do futuro por meio de quatro temas centrais – Audi Sport, quattro, Audi Technologies e Audi ultra – além de apresentar toda a gama de seus conceitos de propulsão.

A Audi continua tornando seus motores TDI (diesel) e TFSI (gasolina) mais eficientes, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias. Dessa maneira, a marca explora integralmente o potencial dos motores convencionais. As versões campeãs em emissões reduzidas de CO2 de cada série de modelos trazem junto ao nome a qualificação "ultra". O novo Audi A4 2.0 TDI ultra estreia nesta edição do Salão de Frankfurt.

No segmento de SUVs, o conceito puramente elétrico Audi e-tron quattro foi apresentado mundialmente. Também estão sendo exibidos o Q7 e-tron 3.0 TDI quattro, um veículo híbrido plug-in com até 56 quilômetros de autonomia totalmente elétrica, e o novo A4 g-tron. Este último consome menos de quatro quilogramas de gás natural por 100 quilômetros rodados no ciclo padrão. Para os clientes, isto significa custos com combustível extremamente baixos e uma autonomia de até 950 quilômetros. Além disso, os novos Q7 e A4 oferecem o mais amplo leque de sistemas de assistência de todos os automóveis produzidos em série. Os modelos demonstram até um estágio inicial da condução autônoma. A Audi promove o desenvolvimento de todas essas tecnologias com grande força – sempre com o objetivo de unir máxima eficiência e segurança com alta performance.

A nova geração do A4 impressiona pela experiência de direção equilibrada e esportiva, uma grande seleção de soluções de informação e entretenimento e sistemas de assistência altamente inteligentes, como o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo que inclui assistente para engarrafamentos. Um total de até 30 sistemas opcionais oferece assistência aos motoristas. O modelo médio também alcança altos índices de eficiência. O A4 Sedan é extremamente aerodinâmico, com Cx (coeficiente de resistência aerodinâmica) de 0,23, o melhor de sua categoria. Seu eficiente conceito geral é respaldado por motores leves e eficientes, como o 2.0 TDI ultra, com 150 cv. No Sedan, esse motor reduz o consumo e emissão de CO2 por quilômetro. Já o novo 2.0 TFSI ultra se equivale a seus parceiros diesel em todos os aspectos. Graças a um sistema de combustão inovador, o motor a gasolina de 190 cv tem também baixo índice de consumo e emissão de CO2.

Na Audi, a mobilidade do futuro é esportiva, carregada de emoção e altamente eficiente. O conceito e-tron quattro permite uma antevisão do que será o primeiro carro elétrico da marca de grande produção, que chegará ao mercado em 2018. Ele é baseado na plataforma modular longitudinal de segunda geração, que proporciona uma considerável flexibilidade quanto aos sistemas de propulsão e conteúdo. O design do SUV é baseado, em grande parte, no desempenho aerodinâmico: com índice Cx 0,25, o carro estabelece um novo parâmetro para o segmento dos utilitários-esportivos. A propulsão elétrica, utilizando três motores para gerar um total de 370 kW, segue o conceito do e-tron quattro. A bateria de íons de lítio, alojada no assoalho do carro, possibilita uma autonomia de rodagem de mais de 500 quilômetros e, desta forma, total praticidade para o uso no dia-a-dia. Soluções técnicas inovadoras nas áreas de controles e informação e entretenimento também proporcionam um alto nível de conveniência e facilidade de utilização. O e-tron quattro vem equipado ainda com tecnologia para condução autônoma.

O Q7 e-tron 3.0 TDI quattro é o primeiro híbrido plug-in TDI da Audi com tração integral quattro. Com 373 cv de potência, ele acelera da imobilidade a 100 km/h em 6 segundos. Seu consumo avaliado pelo NEDC é de 58,8 km/l de diesel. O modelo pode rodar até 56 quilômetros usando apenas eletricidade - silenciosamente, agilmente e com emissão local zero.

Nas linhas de modelos Q5 e A8, a marca das quatro argolas apresenta dois novos modelos de alto nível que marcam o pico da esportividade em seus respectivos segmentos. O SQ5 TDI plus é equipado com motor 3.0 TDI biturbo, que rende 340 cv, enquanto o Audi S8 plus entrega 605 cv.




Nenhum comentário:

Postar um comentário