Atenta às necessidades de transporte dos clientes,
a produção da nova família Delivery utiliza o que há de mais inovador em termos
de materiais. O resultado é um modelo altamente sustentável: com redução de
peso da ordem de 10% no powertrain, na comparação com seu antecessor, consome
menos combustível.
Isso se reflete também em mais capacidade de carga. Com
avanços em diversos componentes, os modelos da linha podem transportar ao menos
400 kg a mais do que seus antecessores e chegam para ser referências em suas
categorias.
Em linha com a evolução mundial no segmento de
matérias-primas que trazem mais leveza e sustentabilidade à indústria
automotiva, os novos veículos Delivery reúnem aços de alta resistência e menor
espessura, além de plásticos de engenharia de última geração. A adoção de
outros materiais mais inteligentes também agrega vantagens ao custo operacional
do veículo.
O trem de força é um destaque à parte. A substituição do ferro fundido por
alumínio na carcaça do volante e da transmissão garante um conjunto mais leve,
beneficiando a produtividade. O peso do conjunto da transmissão, por exemplo,
pode chegar a ser quase 50% menor nas versões de 3,5 e 6 toneladas, em
comparação com o atual Delivery 5.150. A redução também acontece nos modelos 9
e 11 toneladas, que ficaram 10% mais leves em comparação a seus respectivos
modelos atuais.
O veículo utiliza ainda materiais amigáveis ao meio ambiente,
caso dos revestimentos internos em fibras orgânicas, que trazem a juta em sua
composição. Além disso, tem 90% de sua composição reciclável graças ao emprego
de peças e partes em aço e plástico polipropileno.
E não falta tecnologia: o “boné” do novo Delivery
inaugura no Brasil o uso dos plásticos Cycoloy, de última geração. O material é
leve e altamente resistente a variações climáticas. Para se ter uma ideia, pesa
3,1 quilos, menos da metade dos 7,2 quilos que a mesma peça no Delivery
anterior. No Delivery Express, a inovação chega na forma da primeira aplicação
no Brasil de travessas estruturais em alumínio.
Os pedais também contribuem para a redução de peso da
cabine. Ao utilizar plásticos de engenharia no lugar de aços, ampliam a
resistência e reduzem o peso em 30%.
A estrutura da cabine é mais um destaque, pois o
habitáculo conta com o reforço dos aços de alta resistência, que a tornam mais
segura e resistente, atendendo aos mais severos requisitos de segurança
europeus (norma ECE R29).
Itens de conforto também foram privilegiados. Os assentos
são feitos com tecidos de alta resistência e hidro-repelentes, que não mancham.
Em cores escuras, também são ideais para o dia a dia.
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