terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dakar dia 10 - O Dakar virou Sertão



Depois de um sábado marcado por enxurradas e chuvas fortes e um domingo de descanso o Dakar 2013 iniciou a semana com um dia típico de Rally dos Sertões: a jornada mais longa da programação foi uma etapa de muito sol e caminhos rápidos que permitiram transportar ao piso de areia e cascalho toda a potência e recursos de equipamentos postos à prova desde o dia 5, todos eles devidamente revisados. 

Aproveitando o domingo livre em San Miguel de Tucumán, de onde o evento partiu, ontem, em direção à Córdoba (capital da província do mesmo nome e tradicional celeiro de pilotos e preparadores argentinos), a equipe oficial Can-Am também fez uma revisão completa no Commander do piloto brasileiro e deixou o veículo do campeão mundial de cross country na categoria T2 em perfeitas condições:


"Larguei para a prova de ontem com confiança e tranquilidade: acompanhei de perto o trabalho dos mecânicos da equipe e pude ver que o Commander está inteiro", comentou Varela ao terminar o percurso válido como prova especial de hoje, em que aparecia em 65. lugar (tempo total de 46h00m55) na classificação geral provisional exibida no site da prova às 23h30 de Brasília. Na comparação com seu resultado de sábado, o piloto do Divino Fogão Rally Team descontou cerca de 25 minutos em relação ao seu concorrente mais próximo, a dupla formada pelo chileno Francisco Lopez Balart e o argentino Sebástian Vergnolle, que estão seis posições e duas horas e meia à frente do brasileiro.

Hoje o rally segue para La Rioja em um percurso que vai alternar caminhos largos e planos com setores em meio a matas e florestas, sendo que os 353 km de especial terá início a 38 km do ponto de largada em Córdoba. O perfil topográfico produzido pelos organizadores indica muitas alterações de altitude, todavia nada perto do que os pilotos viveram na travessia da Cordilheira dos Andes realizada na semana passada. A programação dos próximos dias, com suas respectivas distâncias de deslocamento, prova especial e total, é a seguinte: 

15/1 - Córdoba/La Rioja (ARG), 279+353= 632 km
16/1 - La Rioja/Fiambalá (ARG), 262+219= 481 km
17/1 - Fiambalá/Copiapó (ARG/CHI), 396+319= 715 km
18/1 - Copiapó/La Serena (CHI), 294+441= 735 km
19/1 - La Serena/Santiago (CHI), 502+128= 630 km
20/1- Santiago (CHI) - Entrega de prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário