segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dakar dia 8 - Reinaldo Varela supera chuva e erro no caminho



O brasileiro Reinaldo Varela segue na disputa do Dakar 2013, competição do tipo todo terreno que é disputada por caminhos no Peru, Chile e Argentina. Em sua quinta participação no Dakar, Varela aproveitou a folga de hoje para fazer um balanço de sua primeira experiência competindo sem o auxílio de navegador:

"Para quem, como eu, há 30 anos disputa rallies de automóveis e sempre com alguém ao lado cantando a direção e os obstáculos à frente, sem dúvida é uma aventura inesquecível e que valoriza ainda mais o empenho e dedicação do navegador." 

Na etapa de o tem, que acabou cancelada por causa das fortes chuvas que surpreenderam a todos e causou o abandono de Guiga Spinelli e Youssef Haddad - dupla brasileira que disputava um resultado entre os dez primeiros-, Varela perdeu um bom tempo ao errar o caminho do deslocamento mas conseguiu completar o percurso total do dia. Por causa das chuvas e do cancelamento da etapa da categoria automóveis os organizadores ainda não divulgaram a classificação geral atualizada.

"O erro que eu cometi foi consequência de uma mudança de itinerário e reforça o que falei acima sobre a importância do navegador. Como o meu Can-Am Commander continua funcionando perfeitamente, consegui amenizar esse prejuízo e continuo na prova que já teve de tudo: largamos ao nível do mar, atravessamos dunas de todos os tipos, cores e tamanhos, passamos por estradas a quase 4.000 metros de altitude e ontem enfrentamos uma verdadeira enxurrada..."

Com a decisão tomada pelos comissários em cancelar a etapa 8 todos os concorrentes foram creditados com o mesmo tempo dos líderes da prova - os franceses Stèphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret -, ou seja, 2h07m21, vencedores do Rally dos Sertões do ano passado. Nessa mesma prova Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin saíram vencedores na categoria Pró Brasil, primeiro grande resultado da dupla na temporada passada, quando também conquistaram o Título mundial de cross country na categoria T2. Essas experiências certamente contribuiram para aumentar seu conhecimento sobre como enfrentar provas longas. Fisicamente o piloto do Divino Fogão Rally Team confirmou que está em perfeitas condições e que até agora sequer precisou de massagistas:

"O Commander é um veículo fácil de conduzir e não causa muito desgaste físico, tanto que não tive nenhum problema muscular ou me queixei de fadiga."

Nenhum comentário:

Postar um comentário