Durante as férias, nada melhor que pegar a estrada. Nesta época, muita gente sai
dos grandes centros para passar momentos com a família ou amigos no interior ou
no litoral. Para que os bons momentos planejados não se tornem dor de cabeça, a
Moto Honda da Amazônia, com o apoio do Centro Educacional de Trânsito Honda
(CETH), traz dicas importantes para que o motociclista possa curtir as férias
com segurança e tranquilidade.
Check-up
completo
Antes de
qualquer coisa é preciso verificar se a mecânica está em dia. É indispensável
que o motociclista leia atentamente o Manual do Proprietário e siga as
orientações importantes que ele contém. A rede de concessionárias Honda, por
meio do Serviço Expresso, presta serviço de check-up e inspeção de 21 itens em
aproximadamente uma hora, como cabos de embreagem e de freio, folga de manetes,
desgaste e pressão dos pneus, regulagem da corrente de transmissão, além de
verificação do nível de óleo do motor, lâmpadas e o sistema elétrico da
motocicleta. Os profissionais treinados pela fábrica e utilização de peças
genuínas garantem que a motocicleta terá um funcionamento confiável. Para
garantir o atendimento, é fundamental o cliente agendar um horário na
concessionária de sua preferência. Mais informações podem ser obtidas no site
www.honda.com.br ou pelo telefone
0800 055 22 21.
Antes de pegar a
estrada, também é importante analisar se os pneus estão calibrados com a pressão
correta; verifique a pressão com os pneus frios, antes da pilotagem, para uma
correta calibragem, lembrando que em alguns modelos o pneu traseiro deve estar
com mais pressão caso o motociclista leve alguém na garupa, para compensar o
peso extra. Observar se algum raio das rodas está quebrado ou solto e ainda
verificar se há objetos presos que possam vir a danificar os
pneus.
Outro detalhe
que deve ser observado é o nível de óleo lubrificante do motor. Caso esteja
baixo, deve ser completado até o nível recomendado. Em caso de dúvida, consulte
o nível e o tipo de óleo recomendado bem como o intervalo de troca no Manual do
Proprietário. Caso seja necessária a troca do óleo, certifique-se que o filtro
de óleo foi limpo ou trocado, dependendo do tipo utilizado no motor de sua
motocicleta.
A transmissão
secundária – corrente coroa e pinhão, conhecida popularmente como “relação” –
deve ser inspecionada periodicamente. Se a corrente estiver ressecada,
enferrujada ou com elos engripados, lubrifique com óleo de transmissão SAE 80 ou
90. Se estiver muito suja, deve-se limpar antes da lubrificação. Não aplique
lubrificante em excesso, pois pode favorecer o acúmulo de sujeira, areia ou
terra e provocar o desgaste prematuro. O filtro de ar deve ser limpo
periodicamente, lembrando que alguns modelos de filtros de ar não podem ser
limpos, apenas substituídos.
Uma parte vital
do conjunto mecânico é o sistema de freios que deve ser analisado com muito
cuidado. Verifique sua regulagem e desgaste. Se estiverem desgastados, lonas e
pastilhas de freio devem ser trocadas. Em caso de freios hidráulicos, é
importante verificar o nível de fluido de freio. Caso esteja abaixo do mínimo, é
recomendável que a motocicleta siga para um check-up, pois o sistema pode estar
com vazamentos ou desgaste acima do limite de uso das pastilhas de
freio.
Na parte
elétrica, o motociclista deve se atentar ao funcionamento das luzes de
sinalização (freios, pistas, lanterna, farol e painel), que além de comprometer
a segurança da viagem, o mau funcionamento de um ou mais destes itens pode
incorrer em multa e pontos na carteira.
Uma dica
importante é realizar uma inspeção visual geral da motocicleta, atentando-se a
vazamentos, itens quebrados ou soltos e ainda estado de mangueiras diversas.
Itens ressecados, rachados ou com qualquer tipo de dano devem ser substituídos,
independentemente de qual seja a função dessa mangueira (combustível, líquido de
arrefecimento, fluido de freio, respiro de óleo, etc.).
Vestimenta em
dia e pilotagem segura
Vestir-se
adequadamente é um requisito importante em qualquer ocasião, principalmente
pilotando uma motocicleta. Por isso, é necessário verificar se o capacete atende
a resolução determinada e, no momento da viagem, ajuste a cinta jugular para que
não fique nem folgada, nem apertada. A viseira deve estar em bom estado, limpa e
sem riscos.
É importante
utilizar roupas claras e faixas reflexivas, para facilitar a identificação por
outros motociclistas e motoristas, principalmente à noite. Calças e jaquetas de
couro ou algum tecido resistente também são desejáveis, sem esquecer-se das
botas ou sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva. Todo o cuidado
dispensado a vestimenta do piloto deve ser estendido também ao
garupa!
Na estrada, o
motociclista deve ficar sempre atento aos outros motoristas, procurar evitar os
pontos cegos (locais onde o motorista não enxerga a motocicleta no espelho
retrovisor) e sempre sinalizar as suas manobras. É importante que o motociclista
não tente exceder as suas habilidades, pois pode aumentar as chances de
imprevistos, e sempre respeitar os limites de velocidade. Para minimizar os
efeitos da fadiga e a ação do vento, é recomendável que o motociclista pare a
cada 90 minutos para movimentar os músculos.
Mantendo a
motocicleta em um bom estado de conservação e respeitando os seus próprios
limites e os da estrada, o motociclista só precisará se preocupar com o vento no
rosto e o prazer de pilotar.
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