Em 2012, o mercado
automotivo mundial teve evoluções contrastadas. Os mercados europeus
continuaram em queda (-8,6% na Europa 30), ao passo que o mercado registrou uma
progressão de 10,1% na Rússia, de 7,2% na China e de 5,6% na América Latina.
Neste contexto, as
vendas mundiais da PSA Peugeot Citroën representaram 2.820.000 unidades (-8,8%)
de veículos montados e 2.965.000 unidades (-16,5%) considerando também as
unidades desmontadas.
O declínio das
vendas do Grupo reflete a crise que assola o mercado automotivo europeu. Os
mercados da Europa do Sul, onde a presença da PSA Peugeot Citroën é
particularmente forte, são os que mais sofrem o impacto dessa crise (França: -13,3%,
Espanha: -14,9%, Itália: -20,9%). A participação de mercado do Grupo foi de
12,7 % na Europa 30. Se o peso dos mercados fosse equivalente ao de 2011, a
participação no mercado do Grupo seria de 13%.
Além disso, a
decisão do Grupo de suspender suas atividades de venda de unidades desmontadas
no Irã (457.900 unidades em 2011) a partir de fevereiro, na esteira da
intensificação das sanções internacionais e das dificuldades de financiamento
que afetaram os pagamentos, impactou as vendas do Grupo em 2012.
A globalização está
dando resultados: a parte dos veículos montados vendidos fora da Europa teve
uma nítida progressão, passando de 24% em 2009, para 33% em 2011 e 38% em 2012.
O Grupo confirma seu objetivo de efetuar 50% de suas vendas fora da Europa em
2015.
O ano de 2012 foi
marcado pelo sucesso do lançamento do Peugeot 208 na Europa, com 221.000
exemplares vendidos. Essa progressão se confirma com a comercialização,
iniciada no verão europeu, dos motores a gasolina de 3 cilindros.
Na Europa, o Peugeot
208 ocupa, desde junho, o primeiro lugar de seu segmento com motorização a
diesel. Graças ao modelo, a marca Peugeot tornou-se líder do mercado neste
segmento no segundo semestre na Europa. Além disso, o Peugeot 208 foi o carro
mais vendido da Europa em dezembro, considerando todas as categorias.
Da mesma forma, a estratégia
de subida de gama está bem adiantada. A participação dos veículos Premium duplicou
em 3 anos e passou a representar 18% das vendas do Grupo. Os veículos dotados
da tecnologia híbrida diesel, lançada em estreia mundial pela PSA Peugeot
Citroën, contribuíram para isso, pelo primeiro ano inteiro. Com 22.000 vendas
em 2012, o Grupo passou a ocupar a segunda posição no ranking das vendas de
veículos híbridos na Europa, onde um Citroën DS5 em cada quatro, um Peugeot 508
em cada cinco e um Peugeot 3008 em cada seis são vendidos com motorização
híbrida diesel.
A PSA Peugeot
Citroën mantém sua posição de líder na Europa em termos de redução das emissões
de CO2, com uma média de 122,9 g CO2/km em toda sua gama.
Frédéric Saint-Geours, Diretor Mundial de
Marcas, declarou:
«O Grupo está sendo atingido pela queda persistente
dos mercados europeus. Tal conjuntura torna nossa estratégia de globalização
mais necessária do que nunca. Esta estratégia acelerou-se em 2012 e continuará
em 2013 com o crescimento do Grupo na China, na América Latina e na Rússia. O
ano de 2013 ainda será difícil na Europa, mas nós dispomos na região de
veículos inovadores e atraentes. O Grupo poderá capitalizar o sucesso da linha
DS, do Peugeot 208, dos veículos HYbrid4 e beneficiar-se com a gama europeia de
melhor desempenho em termos de emissões de CO2. Ele será sustentado
pelos lançamentos de 2013: o Grupo nunca lançou tantos modelos em um único
ano».
A Europa do Sul influi nas vendas do Grupo
O mercado europeu
regrediu 8,6% em 2012. No continente
europeu os mercados passam por evoluções diferentes e os países do sul*, que
representaram 57% das vendas do Grupo em 2012, estão sendo particularmente
afetados pela crise econômica. O mercado automobilístico recuou 13,3% na
França, 14,9% na Espanha, 20,9% na Itália e 40% em Portugal, países onde a PSA
Peugeot Citroën tem uma forte presença. Esse mix de mercados particularmente
desfavorável explica em grande parte o recuo da participação no mercado do
Grupo, que fechou em 12,7% ante 13,3% em 2011.
Neste contexto de
mercado extremamente difícil, a PSA Peugeot Citroën conseguiu mesmo assim
aumentar sua participação no mercado da Itália (+0,6 ponto, com 10,2%). A
Peugeot e a Citroën também se beneficiaram com a boa saúde do mercado britânico
(+3,8%), onde sua participação no mercado aumentou 0,2 ponto, para 9,3%, graças
ao sucesso da linha DS da Citroën e ao bom desempenho do 208. No mercado
espanhol, o Grupo realizou 17,1% de participação de mercado e posicionou as
marcas Peugeot e Citroën, respectivamente, na 2ª e 3ª posição do ranking das
marcas mais vendidas.
Na França, onde o
mercado total de carros de passeio e veículos comerciais leves regrediu 13,3%
em comparação com 2011, a Peugeot é a marca francesa que resiste melhor, com um
total de 369.000 veículos vendidos e uma participação no mercado de 16,2%.
O Grupo também
confirmou sua posição de líder no mercado europeu de veículos comerciais leves,
com uma participação de mercado de 20,8%.
* França, Espanha, Itália e
Portugal
A globalização do Grupo está dando resultados
China: crescimento das vendas superior ao do
mercado
Na China, o mercado
automotivo registrou um crescimento de 7,2% em 2012. Já as vendas da PSA
Peugeot Citroën progrediram 9,2%, com 442.000 veículos vendidos, registrando um
crescimento acima do mercado. Esse desempenho se reflete num aumento da
participação no mercado, que atingiu 3,5%. A marca Peugeot registrou uma
importante progressão de suas vendas (+24%) com 216.000 unidades.
Esses números
confirmam o sucesso da estratégia do Grupo na China. A progressão das vendas da
Dongfeng Peugeot Citroën Automobile (DPCA) vai continuar em 2013 graças ao
lançamento de novos veículos, como o Peugeot 3008 e o Citroën C4 L no começo do
ano, seguidos do Citroën C-Elysée e do Peugeot 301, e ao desenvolvimento das
redes de distribuição.
A segunda
joint-venture do Grupo, Changan PSA Automobile (CAPSA), lançou em 2012 a linha
DS da Citroën como marca premium e está construindo uma rede comercial
exclusiva. A estratégia de produtos da joint-venture, que contempla tanto
veículos importados quanto uma produção local, entrará numa nova fase em 2013
com o início da produção do Citroën DS5 na fábrica de Shenzhen no decorrer do
segundo semestre.
América Latina: uma situação contrastada
O mercado latino-americano
fechou o ano com um crescimento de 5,6% graças à melhoria da conjuntura
brasileira. Os emplacamentos da PSA Peugeot
Citroën recuaram 8,3%, para 277000 unidades, representando uma participação no
mercado de 4,8%.
A situação é
contrastada: no Brasil, as medidas fiscais (IPI:
Imposto sobre os produtos industrializados) beneficiaram principalmente o
segmento B Popular, no qual o Grupo não está presente. As vendas da PSA Peugeot
Citroën no Brasil também foram impactadas pelas obras destinadas a aumentar a capacidade
de produção do Centro de Produção de Porto Real. Em compensação, na Argentina,
os emplacamentos do Grupo cresceram 4,4% e sua participação no mercado chegou a
13,8%. Pelo segundo ano consecutivo, a fábrica de Palomar é o primeiro centro
de produção automotivo do país, com 129.500 veículos produzidos em um ano.
As vendas na
América Latina serão sustentadas em 2013 pelos lançamentos recentes e futuros,
em especial os do Novo Citroën C3 e do Peugeot 208.
Rússia: uma forte dinâmica comercial e
industrial
O mercado
automotivo russo continuou a crescer em 2012 (+10,1%). Nesse contexto, as
vendas do Grupo aumentaram 7,4%, alcançando 77.300 unidades, com uma
participação no mercado que chegou a 2,6% devido, em especial, aos lançamentos
realizados em 2012: os Peugeot 408, 508, 4008 e os Citroën C4 Aircross, DS4 e
DS5. A dinâmica comercial é particularmente forte no segmento dos veículos
comerciais leves, no qual os emplacamentos do Grupo cresceram 18%, ao passo que
o crescimento do mercado foi de 3,9%.
A Peugeot e a Citroën
levaram adiante o desenvolvimento de suas redes, que atualmente cobrem mais de
90% do território e as 25 maiores cidades da Rússia. Além disso, a fábrica de
Kaluga está plenamente operacional desde julho passado.
Na Ucrânia, o Grupo
também consolidou sua presença com uma participação no mercado que passou de
2,9% a 3,4% em 2012.
No total, na zona
CEI (incluindo a Rússia), as vendas do Grupo alcançaram 88.000 veículos durante
o ano, registrando uma progressão de 110%
desde 2009.
Restante do mundo
No resto do mundo,
as vendas do Grupo cresceram 16,5%, registrando um desempenho excepcional nos
países do Maghreb, em particular na Argélia. Nesse país, onde o mercado
registra um forte crescimento (+45%), as vendas da PSA Peugeot Citroën mais do
que dobraram, passando de 39.800 unidades em 2011 para 81.000 unidades em 2012.
Continuidade da subida de gama das marcas
No contexto de um
mercado europeu duravelmente degradado e que se « bipolarisa », a
estratégia de subida de gama das marcas Peugeot e Citroën é mais pertinente do
que nunca.
A participação dos
veículos premium já representa 20% das vendas da marca Peugeot.
Por sua vez,
Citroën já vendeu mais de 300.000 veículos da linha DS (DS3, DS4 e DS5) desde
seu lançamento, em março de 2010. A linha DS representou, em 2012, 18% das
vendas da Citroën na Europa.
Na Alemanha, o
Citroën DS3 foi eleito « Melhor carro importado » pelos leitores de Auto
Zeitung.
Já no início de
2013, o lançamento do Citroën DS3 Cabrio virá completar a linha DS.
Perspectivas 2013
Na Europa, o
mercado automotivo deve registrar uma nova queda em 2013, de cerca de 3% a 5%. Nesse
contexto, as marcas Peugeot e Citroën vão reforçar sua ofensiva comercial com 17
lançamentos através do mundo, dois quais 9 na Europa. Assim, a idade média da
gama de veículos do Grupo deve baixar para 3,5 anos.
A PSA Peugeot
Citroën prosseguirá sua estratégia de subida de gama com inúmeros lançamentos
em 2013, tais como o Citroën DS3 Cabrio e os Peugeot 208 GTI, 208 XY e 2008.
Na China, com 4
lançamentos da DPCA e as primeiras produções locais no segundo semestre da
segunda joint-venture do Grupo, a Changan PSA Automobile (CAPSA), o Grupo está
solidamente posicionado para continuar sua progressão num mercado onde o
crescimento marcará presença em 2013.
Na América Latina,
após um ano de transição e de transformação em 2012, o lançamento do Peugeot
208, que começará a ser produzido na fábrica de Porto Real, e sua
comercialização na primavera de 2013, seguido de outros lançamentos no decorrer
do ano, serão sólidos trunfos que farão com que as vendas do Grupo voltem a
crescer.
Na Rússia, num
mercado que registra um crescimento de cerca de 5%, a PSA Peugeot Citroën prosseguirá
sua estratégia de desenvolvimento. Ela vai se apoiar numa gama jovem, tirando
proveito dos 6 modelos lançados em 2012 e prosseguindo essa dinâmica em 2013
graças aos lançamentos dos Peugeot 208 e 301 assim como dos Citroën C-Elysée e
C4 L.
Nessas zonas de
desenvolvimento, o crescimento dos mercados, associado ao aumento das
participações de mercado, permitirá que a PSA Peugeot Citroën alcance seu
objetivo de realizar 50% de suas vendas fora da Europa em 2015.
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