O novo Audi SQ5, versão esportiva do SUV Audi Q5
que será apresentada no Salão do Automóvel de Detroit (EUA), traz uma
importante novidade: pela primeira vez, será equipado com um motor a gasolina.
O veículo com propulsor 3.0 TFSI foi desenvolvido especificamente para mercados
como Estados Unidos, Canadá e China, entre outros, e será comercializado no
Brasil no final de 2013. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e tem
velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O Audi SQ5 está programado
para chegar às concessionárias dos Estados Unidos no terceiro trimestre de
2013.
O motor do novo SUV da Audi é um supercharged V6
3.0, com 2.995 cm³ e compressor acionado por correia do virabrequim, com dois
rotores que giram a mais de 20.000 rpm. O compressor comprime o ar a 0,8 bar e
dois intercoolers resfriam o sistema. O compressor está localizado mais à
frente da válvula borboleta, o que demanda menos potência do motor quando a
densidade do ar de admissão está abaixo do nível de sobrealimentação e quando
se movimenta. Comandos de válvulas de admissão variáveis e flaps fornecem
eficiência de carregamento nas câmaras de combustão.
O motor 3.0 TFSI produz 354 cv de potência entre
6.000 e 6.500 rpm e entrega 470 Nm de torque entre 4.000 e 4.500 rpm. A
aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos é a melhor da categoria. A
velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. O Audi SQ5 consome,
em média, 8,5 litros a cada 100 km (11,76 km/litro) e a emissão de CO2 é de 199
g/km.
O veículo é ainda equipado com transmissão
Tiptronic de oito velocidades, que pode ser acionada também por meio de
shift-paddles no volante, e tração permanente quatro com vetorização de torque,
que garante maior controle e estabilidade ao modelo.
Na versão a gasolina, o chassi foi rebaixado em 30
milímetros e as molas e amortecedores são mais firmes, para uma condução
esportiva e equilibrada. De série, rodas de 20 polegadas que recebem pneus
255/45 - rodas de 21 polegadas também estão disponíveis. As pinças de freio na
dianteira levam o emblema SQ5. A direção eletromecânica não só desempenha um
papel importante na eficácia do novo Audi SQ5 como também proporciona maior
precisão na condução. Como opcional, a Audi oferece a direção dinâmica com
controle integrado ao sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista
escolher diferentes modos de condução.
O visual esportivo é marcado, na dianteira, pela
grade do radiador em cinza-platinum, com barras horizontais com acabamento em
alumínio, e pelos para-choques distintos. O spoiler no teto também é
particularmente atraente, assim como os emblemas V6 que adornam os para-lamas
dianteiros. O pacote com acabamento em alumínio destaca janelas e retrovisores
externos. Há ainda duas opções de finalização com efeito cristal: o Azul
Estoril e o Preto Panther.
O interior esbanja esportividade, com painel de
instrumentos com mostradores na cor cinza e números brancos, pedais e
shift-paddles com acabamento em alumínio brilhante. A cor predominante do lado
de dentro é o preto, mas há a opção de teto na cor prata Silver. Os bancos
esportivos são recobertos com uma combinação de couro Nappa Pearl e Alcantara,
com quatro cores opcionais de revestimento. Os detalhes são em alumínio
escovado, com opção de carbono ou madeira, entre outros materiais.
A lista de equipamentos do modelo é extensa, com
itens como faróis de xênon plus com luzes diurnas de LED, protetor em aço
inoxidável para a porta do compartimento de bagagem – que oferece até 1.560
litros - e um sistema de informação ao motorista com display colorido.
A marca alemã oferece ainda equipamentos opcionais
de assistência e informação. O sistema de navegação MMI Plus e o Bluetooth do
telefone do carro fornecem os serviços de internet do Audi Connect para o
veículo.
O Audi SQ5 Audi foi projetado especificamente para
os seguintes mercados: Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Japão, Cingapura,
Coréia do Sul, África do Sul, México, Brasil, Argentina, Chile e Ucrânia. Na
Alemanha e em muitos outros mercados europeus, a versão a diesel SQ5 TDI é o
modelo esportivo top de linha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário