terça-feira, 15 de janeiro de 2013

COM A ATLAS CONCEPT, FORD MOSTRA O FUTURO DAS PICAPES NO SALÃO DE DETROIT 2013


A Ford apresentou hoje no Salão Internacional de Detroit 2013 a Atlas Concept, revelando o design, os atributos, a economia de combustível e as tecnologias inteligentes que vão definir o futuro das picapes.

"A Ford Atlas Concept antecipa as inovações que vão transformar o que as pessoas esperam de uma picape", diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. "Com 36 anos de liderança no mercado de picapes na América do Norte, estamos absolutamente comprometidos em estabelecer os padrões nesse segmento."


Design com propósito
A Ford Atlas Concept é inspirada em décadas de pesquisas, ouvindo os consumidores nos locais onde eles trabalham e se divertem. O resultado é um design prático, com arcos de rodas proeminentes, postura imponente e grade esculpida para reforçar a imagem das Picapes Ford Raça Forte.

"Queríamos que o conceito refletisse como as picapes Ford ajudam os consumidores em seus dois mundos - profissional e pessoal", diz J Mays, vice-presidente e chefe de criação da Ford. "Cada superfície e equipamento do veículo foi desenvolvido com um propósito, mantendo o estilo inconfundível das Picapes Ford Raça Forte."

Os designers ampliaram a funcionalidade da picape, criando novos e avançados recursos. A caçamba, por exemplo, traz múltiplos pontos de amarração para carga nas laterais e no assoalho, além de tomadas elétricas de 110 V para a conexão de ferramentas. Um sistema de apoio e rampas extensíveis para carga dão ao veículo uma funcionalidade única para vários tipos de trabalho.

O interior traz elementos de design estruturais e a última palavra em conforto, praticidade e refinamento. Os bancos inovadores, finos e leves, com revestimento em couro, oferecem espaço extra para as pernas dos passageiros de trás, além de porta-objetos. Os botões e controles têm um tamanho que permite o seu manuseio com luvas, contribuindo para o estilo funcional, robusto e elegante da cabine.

Economia de combustível
A Ford Atlas Concept traz motor EcoBoost de nova geração e introduz uma versão da tecnologia de desligamento Auto Start-Stop aprimorada para picapes. O sistema desliga o motor quando o veículo para no trânsito para economizar combustível - inteligentemente desativado quando o veículo é usado com reboque.

Os motores EcoBoost usam injeção direta de combustível e turbo para aumentar em até 20% a economia de combustível e reduzir em cerca de 15% as emissões de CO2, comparados com motores de mesma potência e bloco maior. Mais de 500.000 motores EcoBoost já foram vendidos globalmente, incluindo 250.000 na Ford F-150.

A Ford Atlas Concept vai além para economizar combustível, trazendo uma combinação de elementos aerodinâmicos ativos que reduzem a resistência do vento. Eles incluem:
Fechamento ativo da grade do radiador: as palhetas automáticas atrás da grade dianteira permanecem abertas quando o motor precisa de refrigeração, como por exemplo ao rodar em baixa velocidade, no anda e para da cidade, ou quando o clima está quente. Na estrada, em velocidade constante, elas se fecham automaticamente para melhorar a aerodinâmica.
Fechamento ativo das rodas: quando o veículo está parado ou em baixas velocidades, as aletas permanecem escondidas para efeito de estilo e se fecham automaticamente em velocidade na estrada para aprimorar a aerodinâmica. O dispositivo é alimentado por baterias que se recarregam usando a energia das próprias rodas.

Defletor dianteiro móvel: o spoiler frontal é rebaixado automaticamente em velocidades altas para melhorar o fluxo de ar sob o veículo. Em baixa velocidade ele se eleva para aumentar a distância livre do solo, útil principalmente para rodagem fora de estrada.
Estribos elétricos: ajudam os passageiros a subir na picape quando ela está parada e se recolhem automaticamente quando ela se movimenta, melhorando a aerodinâmica e a distância livre do solo.

Esses dispositivos combinados ajudam a economizar mais de 0,85 km/l na estrada, sem diminuir a capacidade de carga.

Desempenho inteligente
A Ford Atlas Concept é uma vitrine de novidades que melhoram a capacidade, durabilidade e produtividade para atender as diferentes necessidades dos usuários de picapes. Elas incluem:
Tampa traseira com plataforma de carga: o inovador "Ford Tailgate Step", degrau embutido na tampa traseira para facilitar o acesso à caçamba, vai um passo além, servindo também como suporte para apoiar e elevar cargas extralongas, aumentando o aproveitamento do espaço.
Assistente de ré para trailer: inovação única no segmento, permite ao motorista manobrar o trailer de ré ao toque de um botão. Pesquisas da Ford mostram que dar a ré com trailer é, normalmente, a tarefa mais difícil para os usuários de picapes.

Assistente dinâmico de engate: engatar um trailer pode ser difícil e exigir tempo. O assistente dinâmico de engate ajuda a alinhar o engate da picape com o acoplamento do trailer de forma precisa, eliminando as manobras intuitivas com orientações visuais na tela central do painel.
Câmera com visão 360 graus: esse sistema pioneiro dá uma visão completa do veículo e ajuda a manobrá-lo em lugares apertados, como canteiros de obras e estacionamentos lotados.
Faróis e lanternas de LED: um sistema avançado de LEDs oferece iluminação mais eficiente que as lâmpadas convencionais de halogêneo ou xenônio e dura mais. As lâmpadas LED também têm resposta quase instantânea, tornando mais rápidos os alertas para os motoristas que vêm atrás.
Iluminação com LED na caçamba e espelhos retrovisores: um sistema de iluminação potente e eficiente garante luz na caçamba e na área de trabalho em ambientes escuros, com consumo mínimo da bateria em comparação com os faróis e acessórios comuns.
Rampas de carga embutidas: leves e duráveis, essas rampas ficam escondidas sob a caçamba e podem ser montadas e desmontadas rapidamente para auxiliar no embarque de cargas com rodas, como equipamentos de jardinagem e bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário