quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sucesso contínuo do Museu Mercedes-Benz



Mais um ano de sucesso termina para o Museu Mercedes-Benz, que teve 722.000 visitantes em 2012. Isso significa que o número de visitantes cresceu novamente. Mais de um terço deles vieram do exterior. Os destaques de 2012 foram a Mostra Especial "Timeless – 60 Years of the Mercedes-Benz SL" (Eterno - 60 anos do Mercedes-Benz SL) e os numerosos eventos durante o verão. A Classe S será um elemento de destaque em 2013.

 "Conseguir atingir números de visitantes tão bons em 2012, após um ano de aniversário de tanto sucesso como o de 2011, nos deixou muito orgulhosos", diz Michael Bock, gerente geral do Museu Mercedes-Benz e chefe da Mercedes-Benz Classic. "Em seis anos e meio, desde a abertura, cerca de 4,9 milhões de pessoas vivenciaram a fascinação do automóvel no Museu Mercedes-Benz. Estou muito feliz por termos conseguido receber no ano passado ainda mais visitantes internacionais do que em 2011. Isso demonstra que nosso conceito está funcionando. Em 2013, vamos complementar nossa Exposição Permanente de  160 ícones automotivos com exposições especiais de veículos fascinantes e – para um museu – eventos incomuns, tais como o cinema a céu aberto ou um dia aberto para visitantes com deficiências físicas."
Visitantes de 171 países
"O Museu Mercedes-Benz tem sido há muito uma atração para os turistas alemães," continua Michael Bock. Nos últimos anos, o número de visitantes estrangeiros aumentou continuamente: enquanto somente 15% dos visitantes vinham de outros países em 2009, esse número agora mais do que dobrou, chegando a 35%. Em 2011, ficou em 27%. "Em um estudo internacional feito pelo Centro de Turismo Alemão, o Museu Mercedes-Benz foi o único museu automotivo elencado no rol das 50 principais atrações turísticas da Alemanha." As estatísticas sobre visitantes certamente refletem isso.
Durante todo o ano de 2012, a China, os EUA e a França colocaram-se nas posições de liderança, vindo logo após os visitantes alemães. Como em 2011, ocorreu uma forte tendência de aumento dos visitantes da China. Também ocorreu um grande aumento do número de visitantes russos. Pela primeira vez, eles relegaram os visitantes da Suíça ao quarto lugar entre os dez principais. O total é de 171 países, incluindo alguns surpreendentes, tais como Ilhas Cocos, Nepal ou Catar. No mês de julho, que geralmente marca o recorde de visitas (o mês mais atarefado de 2012, com mais de 67.000 visitantes), a maioria veio da Alemanha, China, EUA, França e Espanha.

"Enquanto a maioria dos visitantes de outros países geralmente está visitando o Museu Mercedes-Benz pela primeira vez, nós nos beneficiamos de uma grande proporção de visitantes repetidos," diz Michael Bock. "Os visitantes percorrem a exposição em uma média de três horas. Com nosso guia de áudio gratuito e amplo conteúdo multimídia, oferecemos até 42 horas de material informativo em oito idiomas durante o tour, portanto, muitos retornam para saciar sua sede de conhecimentos ainda mais. Naturalmente, muitos visitantes vêm várias vezes para participar de eventos e exposições especiais ou trazendo seus visitantes para o Museu. Visitar Stuttgart sem ir ao museu do automóvel é quase impensável atualmente."
Em 2012, o Museu também conseguiu igualar, na pesquisa feita com os visitantes, os resultados do ano de aniversário de 2011, em que o Museu foi avaliado com uma pontuação média de 1,5 (onde 1 é a pontuação mais alta possível). Precisamente 98% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram que recomendariam o museu a outros, e quase 90% acharam que suas expectativas foram excedidas.

Popular com grupos de turismo e classes escolares
Foram realizadas 3.500 visitas guiadas em dez idiomas diferentes em 2012. Fora o tour clássico das exposições automotivas, os tours arquitetônicos, tours à noite e para crianças também ficaram especialmente populares.
Mais de 6.500 grupos com quase 160.00 participantes desfrutaram do museu como experiência compartilhada em grupo, entre eles 1.600 classes escolares com mais de 50.000 alunos. Mais de 10.000 deles e seus professores aproveitaram o evento "A Escola em um Museu" na área "GeniusCampus" (Prédio Gênios) para crianças e estudantes. Muitos visitantes jovens também foram ao Museu em suas horas vagas: mais de 100 festas de aniversário foram feitas para crianças, e bem mais de 500 jovens participaram de um programa de férias de verão "RoadSense" (Sentido da Estrada). Durante ele, os adolescentes de 13 a 16 anos, por exemplo, puderam dirigir um veículo em uma área fechada sob supervisão.
Exposição e destaques de eventos de 2012

O ano começou com a exposição especial "Eterno – 60 anos do Mercedes-Benz SL". O Museu exibiu toda a série de modelos ao longo de seis décadas na mesma sala pela primeira vez. Essa exposição foi vista por mais de 200.000 entusiásticos. Essa mostra, cobrindo o legendário carro esportivo SL, foi sucedida pela exposição especial "Mille Miglia – Paixão e Competição".
Mais de 140.000 visitantes compareceram a esta exposição especial cobrindo a corrida italiana pela estrada 1000 milhas. Pela primeira vez, o Museu mostrou modelos dos concorrentes, além dos modelos Mercedes-Benz.
Eventos especiais como o 6º aniversário do Museu, em maio; Dia mundial da criança, em setembro; ou o Fórum de Colecionadores, em Novembro, garantiram números máximos diários de até 4.800 visitantes. No último ano, mais de 170.000 visitantes participaram do programa de verão do museu, que incluiu a "jazzopen stuttgart", o  "Bertha Benz Days", o espaço a céu aberto Mercedes-Benz e "Social Media Nights Stuttgart". Com mais de 9.000 espectadores em 14 noites, o cinema a céu aberto também se demonstrou especialmente bem sucedido como um dos principais destaques do calendário de eventos de Stuttgart.
O museu também realizou uma pequena celebração de aniversário no outono, com a décima "Mercedes-Benz Star Nights" (Noites estreladas Mercedes-Benz). Os chefs de cozinha famosos convidados para essa série de eventos culinários dos últimos quatro anos incluíram estrelas regionais, tais como Martin Öxle, Armin Karrer, Claudio Urru e Harald Derfuß, e os chefes internacionais atualmente detentores das estrelas, Mansour Memarian (dos Emirados Árabes), Ludwig Heer (dos EUA), Gerhard Schwaiger (da Espanha) e Dieter Koschina (de Portugal).
Com instalações incomuns, tais como o restaurante Casino com sua vista para os vinhedos locais, entre "Silver Arrows" (Flechas de prata) e caminhões de corrida, ou o extravagante terraço, o museu tem sido, já há anos, um local de eventos popular na região sul da Alemanha. Além de numerosos eventos públicos, 180 eventos de clientes também foram realizados nas instalações do Museu Mercedes-Benz.

Exposição e eventos em destaque para 2013
"Os visitantes também podem esperar um calendário de eventos emocionante para 2013. Temos vários novos programas em elaboração visando especialmente famílias e crianças – por exemplo, estaremos realizando uma oficina especial para marcar o Festival Internacional de desenhos animados", diz Michael Bock. "Fica evidente como os jovens estão interessados em nossa marca pelos 74.000 pessoas do mundo todo que nos seguem no Facebook, onde somos um dos museus mais ativos da Alemanha".
O Museu Mercedes-Benz realizará seu primeiro "Star Nights" de 2013 de 26 de fevereiro a 10 de março – com o Chef Mario Corti, do Restaurante "Luce d'Oro" castelo Elmau, e Derry Clarke, Chef-de-cuisine do restaurante gourmet de Dublin "l'Ecrivain".
"Coincidindo com o lançamento no mercado do novo Classe S, ilustraremos a longa história dessa série de modelo com uma exposição especial de 4 de junho a 22 de setembro de 2013. Por décadas, o modelo que é o carro-chefe da Mercedes-Benz estabeleceu novos padrões para a marca em termos de luxo, conforto e segurança. Com a "Week of Helpers" (Semana da Cooperação) (de 25 a 30 de junho de 2013), um dos principais destaques do verão 2013 do museu já está agendada."

O museu Mercedes-Benz está aberto de terça a domingo de 9 às 18 horas. Consultas, reservas e informações: de segunda a sábado de 9 às 18 horas pelo telefone: +49 (0)7 11/17 30 000, ou pelo email classic@daimler.com ou pelo site www.mercedes-benz-classic.com/museum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário