A Troller é a
principal marca todo-terreno e oferece o utilitário T4, modelo preferido por
adeptos principalmente do lazer de aventura ou em operações de trabalho em
regiões extremas. Visando ampliar o nível de segurança de rodagem, a marca
divulga regularmente uma série de dicas de condução do T4 em sua competição
Copa Troller, que reúne pilotos amadores e profissionais.
"Fornecemos
algumas dicas essenciais, mas primeiramente é importante conhecer bem o veículo
para fazer uma pilotagem segura. Naturalmente, a habilidade é aprimorada com a
prática, mas existem algumas técnicas que ajudam o motorista. A lama, por exemplo,
é um dos obstáculos mais comuns enfrentados pelos motoristas nas trilhas pelo
Brasil", diz Roberto Suda, da área de Produto da Troller.
Para uma
condução segura nesse tipo de terreno, a Troller tem um guia especial com os
seguintes cuidados básicos de pilotagem:
· Ao se deparar com um atoleiro de lama, não entre diretamente com o
veículo. Verifique antes a profundidade do terreno para evitar o atolamento.
· Sempre que possível, evite passar sobre pedras ou tocos de grandes
proporções ou remova-os do caminho para prevenir danos graves ao veículo. Cubra
os buracos mais profundos com pedra e terra firme para ajudar na aderência dos
pneus durante a passagem.
· Acione a tração 4x4 reduzida (4x4L) e entre com firmeza e moderação,
usando a segunda marcha. Evite aceleração alta, que pode fazer os pneus
patinarem, com perda de aderência e controle.
· Se o veículo começar a perder tração, gire o volante para a esquerda e a
direita, mantendo a aceleração até encontrar terreno firme e siga em frente.
Caso não dê para avançar, engate a ré e tente fazer o percurso por outro
trecho.
· Em caso de atolamento, levante os pneus com o ajuda de um macaco e
calce-o com pedras e pedaços de madeira para conseguir aderência. Deixe o
volante na posição em que o carro atolou: tentar virar o volante com os pneus
presos pode prejudicar o sistema de direção hidráulica.
Capacidade
todo-terreno
O Troller T4 é
reconhecido pela capacidade off-road, provada tanto em competições nacionais e
internacionais como por trilheiros e empresas que o utilizam em todas as
regiões do Brasil. Produzido no Ceará pela Troller, marca da Ford no Brasil, o
utilitário conta com uma série de recursos que permitem a rodagem em diferentes
tipos de terreno.
O Troller T4 tem
motor turbodiesel 3.2 com turbina de geometria variável, de 165 cv, tração 4x4, diferencial traseiro
autoblocante, freio a disco nas quatro rodas e carroceria em compósito
resistente. Também vem equipado com acessórios como peito de aço e snorkel, que
possibilita transpor áreas alagadas com até 80 centímetros de profundidade.
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