segunda-feira, 8 de abril de 2013

Começa esta semana maior campeonato de GT do mundo


Neste final de semana, o mítico circuito italiano de Monza receberá a etapa inaugural do Blancpain Endurance Series. Composto apenas por carros do tipo Gran Turismo, o evento organizado pelo SRO Motorsports Group atingiu sua capacidade máxima apenas no seu terceiro ano de realização, comprovando o acerto da organização na promoção, regulamentos e formato das provas.

Sob o comando do ex-piloto Stephane Ratel, a SRO administra diversos campeonatos pelo mundo, tendo sido, inclusive, parceira na implantação do Brasileiro de Gran Turismo em 2007. Na Europa, é responsável também pelo renovado FIA GT Series, que teve sua primeira etapa disputada há duas semanas no circuito de Nogaro, França, com oito brasileiros no grid: Cláudio Ricci, Matheus Stumpf, Felipe Tozzo, Raijan Mascarello, Ricardo Zonta, Sérgio Jimenez, Allam Khodair e Cacá Bueno.

A diferença entre as duas séries - que utilizam carros idênticos - está no formato das corridas. No GT Series são duas corridas de uma hora cada, no sábado e domingo. Já no Blancpain Series as provas são mais longas, com três horas de duração, exceção feita aos 1000 Km de Nürburgring e às 24 Horas de Spa-Francorchamps, quando o grid recebe ainda mais carros.

Com três pilotos por carro, dentre os cerca de 180 pilotos envolvidos haverá um único brasileiro, o gaúcho Carlos Kray (Ballasox), atual campeão brasileiro de GT, que dividirá a pilotagem do McLaren MP4-12C da equipe alemã MRS com o austríaco Philip Eng e com o único norte-americano no grid, Rodin Younessi.

"A escolha pelo Blancpain foi feita por causa do enorme desafio que ele representa. Terei que me acostumar com o carro e lidar com pistas desconhecidas. Com provas mais longas, o Blancpain Series é uma ótima alternativa para quem quer pilotar em alto nível, já que se trata do maior campeonato de carros GT do mundo", declarou Carlos Kray antes de embarcar para Monza.

Entre os 60 carros do grid, encontram-se verdadeiros objetos de desejo, como McLaren MP4-12C, Aston Martin, Audi R8, BMW Z4, Ferrari 458 Italia, Lamborghini, Mercedes SLS, Nissan GT-R e Porsche.

Os treinos acontecem no sábado e tanto a classificação, quanto a corrida, no domingo. A largada acontece às 14h30, horário local, com bandeirada às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário