segunda-feira, 1 de abril de 2013

NISSAN INICIA VENDAS DO VERSA 2014



A Nissan começa a vender nesta semana, em todas as 160 revendas da marca, a linha 2014 do Versa. O novo ano-modelo do primeiro sedan compacto japonês do mercado brasileiro traz como principal novidade a adoção dos freios antitravamento ABS desde a versão de entrada (S), que tem preço a partir de R$ 37.390, e a inclusão do sistema Bluetooth e dos comandos de som e do telefone no volante na versão SL. Além disso, todas as versões receberam novos itens em suas listas de equipamentos de série.

Com os freios ABS disponíveis desde a versão de entrada, o Versa 2014 oferece aos clientes da Nissan um importante diferencial de segurança, já que o sistema antitravamento do modelo conta com os recursos de distribuição eletrônica (EBD) e de assistência à frenagem (BA). Ambos não estão disponíveis para a grande maioria dos concorrentes diretos do primeiro sedan compacto japonês do mercado nacional. O EBD e BA ajudam a aumentar a segurança do ABS, pois colaboram para que as frenagens de emergência sejam mais curtas e dosam a força aplicada ao pedal do freio. A versão S passa a contar também com a iluminação no porta-malas.

Além do sistema ABS, outro destaque do novo ano-modelo é a inclusão do sistema Bluetooh e dos comandos de áudio e do telefone no volante como itens de série para a topo de linha SL. A versão também passa a contar com botão do freio de estacionamento cromado e três alças retráteis de teto.

O pacote intermediário SV ganha o mesmo painel de instrumentos Fine Vision encontrado na versão topo de linha SL. O diferencial do item está na elegância, com a textura em torno dos anéis, e na funcionalidade, já que oferece excelente visibilidade com o uso de luz branca de fundo. O botão do freio de estacionamento cromado e as três alças retráteis no teto da SL também foram incorporados à versão intermediária. A SV também passa a contar com maçanetas internas cromadas.

O Nissan Versa é vendido em três versões: S, SV e SL, todas equipadas com o motor flex 1.6 16V em alumínio (HR16), de 111 cavalos a 5.600 rpm e entrega 15,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Utilizado pela Nissan em outros modelos, especialmente no mercado norteamericano, ele também equipa o compacto Nissan March.

O propulsor conta com o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que controla a variação de tempo de abertura e fechamento das válvulas para melhorar o enchimento do cilindro de acordo com a rotação, carga e regime de funcionamento do motor. A Nissan também incluiu no motor ajustes no formato da cabeça dos pistões, expansão do diâmetro do coletor de escapamento e um jato de óleo no pistão.

Segundo produto derivado da inovadora Plataforma V (de versátil), o Versa tem o DNA japonês de qualidade de construção, segurança, desempenho e acabamento. Ele traz desde a versão de entrada itens diferenciados, que o consumidor brasileiro pede. Entre eles, airbag duplo, direção com assistência elétrica progressiva e vidros dianteiros com acionamento elétrico de série. A linha conta ainda com equipamentos como volante de três raios e banco do motorista com regulagens de altura; ar quente e recirculação de ar; computador de bordo com funções autonomia, média de consumo e consumo instantâneo, dois odômetros parciais; console central longitudinal com porta objetos e três porta-copos (quatro a partir da intermediária SV); conta-giros; desembaçador do vidro traseiro com temporizador; iluminação interna central; para-sol com espelhos de cortesia para motorista e passageiro; tampa de combustível com abertura interna; travas elétricas das portas e porta-malas com acionamento por controle remoto; alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento e alarme perimétrico com acionamento por controle remoto.

Um item que privilegia o conforto no Nissan Versa é o Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos. Assim, os dianteiros contam com suportes laterais aumentados, que ajudam a melhorar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro. Além disso, o tecido evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.

Para maior conveniência, o Nissan Versa tem disponível desde a versão de entrada o alarme de advertência sonoro que avisa quando a chave ficou no contato e também quando as luzes dos faróis permaneceram acesas após desligar o carro, facilidade não encontrada em outros modelos do segmento. O conforto também não foi esquecido nestas soluções que facilitam a vida a bordo. A primeira são os excelentes ângulos de abertura das portas que, permitem cômodo acesso ao interior, sem apertos ou esbarrões em partes do carro.

A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos desde a versão de entrada e opcional nos concorrentes diretos, e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.

Um dos principais diferenciais do Nissan Versa é o seu amplo espaço interno, resultado do conceito da Plataforma V. O sedã compacto tem entre-eixos de 2,600 mm, medida comparável à de modelos de segmentos superiores, como os sedãs médios. Com esta distância, há maior comodidade para os ocupantes, levando cinco pessoas sem aperto.

O Nissan Versa tem suspensão dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora e, na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. Desta forma, o modelo oferece estabilidade, firmeza e conforto para enfrentar os pavimentos brasileiros. Os freios dianteiros contam com discos ventilados de 260 mm de diâmetro e os da traseira, com tambores de 203 mm de diâmetro.         Freios ABS com EBD e BA estão disponíveis na versão SL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário