A Nissan começa
a vender nesta semana, em todas as 160 revendas da marca, a linha 2014 do
Versa. O novo ano-modelo do primeiro sedan compacto japonês do mercado
brasileiro traz como principal novidade a adoção dos freios antitravamento ABS
desde a versão de entrada (S), que tem preço a partir de R$ 37.390, e a
inclusão do sistema Bluetooth e dos comandos de som e do telefone no volante na
versão SL. Além disso, todas as versões receberam novos itens em suas listas de
equipamentos de série.
Com os freios
ABS disponíveis desde a versão de entrada, o Versa 2014 oferece aos clientes da
Nissan um importante diferencial de segurança, já que o sistema antitravamento
do modelo conta com os recursos de distribuição eletrônica (EBD) e de
assistência à frenagem (BA). Ambos não estão disponíveis para a grande maioria
dos concorrentes diretos do primeiro sedan compacto japonês do mercado
nacional. O EBD e BA ajudam a aumentar a segurança do ABS, pois colaboram para
que as frenagens de emergência sejam mais curtas e dosam a força aplicada ao
pedal do freio. A versão S passa a contar também com a iluminação no
porta-malas.
Além do sistema
ABS, outro destaque do novo ano-modelo é a inclusão do sistema Bluetooh e dos
comandos de áudio e do telefone no volante como itens de série para a topo de
linha SL. A versão também passa a contar com botão do freio de estacionamento
cromado e três alças retráteis de teto.
O pacote
intermediário SV ganha o mesmo painel de instrumentos Fine Vision encontrado
na versão topo de linha SL. O diferencial do item está na elegância, com a
textura em torno dos anéis, e na funcionalidade, já que oferece excelente
visibilidade com o uso de luz branca de fundo. O botão do freio de
estacionamento cromado e as três alças retráteis no teto da SL também foram
incorporados à versão intermediária. A SV também passa a contar com
maçanetas internas cromadas.
O Nissan Versa é
vendido em três versões: S, SV e SL, todas equipadas com o motor flex 1.6 16V
em alumínio (HR16), de 111 cavalos a 5.600 rpm e entrega 15,1 kgfm a 4.000 rpm
de torque máximo. Utilizado pela Nissan em outros modelos, especialmente no
mercado norteamericano, ele também equipa o compacto Nissan March.
O propulsor
conta com o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System,
ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que controla a variação de tempo de abertura e
fechamento das válvulas para melhorar o enchimento do cilindro de acordo com a
rotação, carga e regime de funcionamento do motor. A Nissan também incluiu
no motor ajustes no formato da cabeça dos pistões, expansão do diâmetro do
coletor de escapamento e um jato de óleo no pistão.
Segundo produto
derivado da inovadora Plataforma V (de versátil), o Versa tem o DNA japonês de
qualidade de construção, segurança, desempenho e acabamento. Ele traz desde a versão de entrada itens
diferenciados, que o consumidor brasileiro pede. Entre eles, airbag duplo,
direção com assistência elétrica progressiva e vidros dianteiros com
acionamento elétrico de série. A linha conta ainda com equipamentos como
volante de três raios e banco do motorista com regulagens de altura; ar quente
e recirculação de ar; computador de bordo com funções autonomia, média de
consumo e consumo instantâneo, dois odômetros parciais; console central
longitudinal com porta objetos e três porta-copos (quatro a partir da
intermediária SV); conta-giros; desembaçador do vidro traseiro com
temporizador; iluminação interna central; para-sol com espelhos de cortesia
para motorista e passageiro; tampa de combustível com abertura interna; travas
elétricas das portas e porta-malas com acionamento por controle remoto; alarme
de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas; travamento
automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento e alarme
perimétrico com acionamento por controle remoto.
Um item que
privilegia o conforto no Nissan Versa é o Comfort Seat, tecnologia de
ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos. Assim, os dianteiros
contam com suportes laterais aumentados, que ajudam a melhorar o conforto e
manter a posição estável do motorista e passageiro. Além disso, o tecido evita
o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também
as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.
Para maior
conveniência, o Nissan Versa tem disponível desde a versão de entrada o alarme de advertência sonoro que avisa
quando a chave ficou no contato e também quando as luzes dos faróis
permaneceram acesas após desligar o carro, facilidade não encontrada em outros
modelos do segmento. O conforto também não foi esquecido nestas soluções que
facilitam a vida a bordo. A primeira são os excelentes ângulos de abertura das
portas que, permitem cômodo acesso ao interior, sem apertos ou esbarrões em
partes do carro.
A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos
desde a versão de entrada e opcional nos concorrentes diretos, e pré-tensionadores dos cintos com limitador
de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o
deslizamento para frente de forma brusca.
Um dos
principais diferenciais do Nissan Versa é o seu amplo espaço interno, resultado
do conceito da Plataforma V. O sedã compacto tem entre-eixos de 2,600 mm,
medida comparável à de modelos de segmentos superiores, como os sedãs médios.
Com esta distância, há maior comodidade para os ocupantes, levando cinco
pessoas sem aperto.
O Nissan Versa
tem suspensão dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora e,
na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. Desta
forma, o modelo oferece estabilidade, firmeza e conforto para enfrentar os
pavimentos brasileiros. Os freios dianteiros contam com discos ventilados de
260 mm de diâmetro e os da traseira, com tambores de 203 mm de diâmetro.
Freios ABS com EBD e BA estão disponíveis na versão SL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário