Na próxima semana, a tradicional competição de Pikes Peak terá um "silêncio"
inovador. O ronco dos motores e a poluição dos combustíveis serão substituídos
pela mais alta tecnologia elétrica do Mitsubishi
iMiEV, que encara a prova pelo segundo ano consecutivo.Silencioso, mas
muito potente, esse protótipo, baseado na versão de rua, é equipado com quatro
motores elétricos de 100 kW cada, o que equivale a uma potência total de 544
CV. Serão dois iMiEV Evolution II correndo este ano em Pikes Peak, com os pilotos
Hiroshi Masuoka e Greg Tracy.O Pikes Peak é realizado anualmente no Colorado,
Estados Unidos, e tem um grande desafio para os pilotos, já que a prova é
realizada nas estradas da montanha com uma série de ziguezagues e curvas de
alta velocidade. A largada ocorre a 2.862 metros de altitude e a chegada é com
4.300m, em um percurso com pouco mais de 19 quilômetros e 156 curvas. A prova
deste ano será realizada no dia 30 de junho.
O Mitsubishi iMiEV é o primeiro veículo elétrico a ser produzido em grande escala
no mundo, desde 2009. De lá para cá, mais de 30.000 unidades já foram vendidas
em países da Europa, no Japão e Estados Unidos. No Brasil, algumas unidades do
Mitsubishi iMiEV já circulam por grande capitais, como São Paulo e Rio de
Janeiro.
Tecnologia para o presente
Toda a tecnologia e aprendizado adquirida pela equipe de engenheiros e
mecânicos no Pikes Peaks é usada no aprimoramento dos carros elétricos e a
criação de novas e modernas tecnologias para equipar os veículos Mitsubishi.Em 2012, em sua primeira
participação, a Mitsubishi ficou com a vice colocação na competição. Com todo o
know-how adquirido, os engenheiros puderam analisar com detalhes diversos dados
de velocidade, aceleração em pista, além de consumo da bateria, temperatura,
entre outros, que foram fundamentais no aperfeiçoamento do veículo. Com isso, e
após mais de um ano de preparação e desenvolvimento, surgiu a segunda geração
do iMiEV Evolution, com um motor mais potente e novos componentes.
O iMiEV Evolution II é equipado com
a tração 4x4 (S-AWC), sinônimo da
mais alta tecnologia em todo o mundo. O modelo recebeu uma série de melhorias,
como as novas baterias de alta capacidade, quatro motores elétricos, que geram
544 CV de potência, controles de tração e estabilidade (AYC e ASC), que não
deixam o veículo sair da trajetória correta, além dos freios com ABS. Tudo isso
agregado a uma estrutura leve e aerodinâmica, que possibilita uma melhor
performance nas 156 curvas da montanha.
Pilotos
Com a experiência adquirida em 2012, o piloto japonês Hiroshi Masuoka, duas
vezes campeão do Rally Dakar e vencedor de diversas provas automobilísticas ao
redor do mundo, encara novamente esse desafio. O piloto, que veio ao Brasil no
fim do ano passado para conhecer os ralis que a Mitsubishi realiza no país,
trabalha no desenvolvimento de veículos e na formação de novos pilotos.Outro
destaque é o piloto norte-americano Greg Tracy, seis vezes campeão de Pikes
Peak nas motos. Atuando como piloto dublê em filmes, ele acumula vasta
experiência também nas quatro rodas e conhece como ninguém as curvas do
Colorado. "Estou muito animado em competir com o iMiEV. Vou fazer o meu
melhor para tornar este veículo elétrico campeão pela primeira vez",
garante ele.
Ficha técnica - iMiEV Evolution II
Dimensões: 4870 x 1900 x 1390mm
Ocupantes: 1
Tração: 4x4 integral
Motores: 4 (dois na frente e dois atrás)
Potência máxima: 400 kW (100 kW x4) - 544CV
Capacidade máxima da bateria: 50 kWh
Chassi: estrutura tubular
Fibra de carbono
Pneus: 260/660-18
Nenhum comentário:
Postar um comentário