sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mark Webber troca a Fórmula 1 pela equipe oficial da Porsche no WEC


O piloto australiano de Fórmula 1 Mark Webber assinou um contrato de muitos anos de duração com a Porsche. A partir de 2014, ele disputará a 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) no novo protótipo da Porsche da categoria LMP1. Mark Webber, de 36 anos de idade, já disputou a corrida em Le Mans duas vezes. Em 1998 ele ficou em segundo lugar no campeonato FIA GT. Sua carreira na Fórmula 1 começou em 2002 e, até o GP do Canadá de 2013, ele havia subido 36 vezes no pódio, obtendo nove vitórias e largando na pole position onze vezes. 

"É uma honra unir-me à Porsche em seu retorno à principal categoria em Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance. A Porsche tem escrito a história do automobilismo como fabricante e representa uma tecnologia excepcional e um desempenho de nível mais elevado", afirma Mark Webber. "Estou aguardando com ansiedade enfrentar este novo desafio depois de minha passagem pela Fórmula 1. A Porsche estabeleceu metas muito altas para si mesma. Mal posso esperar pela oportunidade de pilotar um dos carros esportivos mais rápidos do mundo".

"Estou muito satisfeito por termos contratado Mark Webber em nosso projeto LMP1, sendo ele um dos melhores e mais bem sucedidos pilotos de Fórmula 1 atualmente", diz Wolfgang Hatz, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. "Mark é sem dúvida um dos melhores pilotos do mundo, tem experiência em Le Mans e, além disso, é fã da Porsche há muitos anos".


"Aprendi a apreciar as qualidades do Mark quando nós dois estávamos envolvidos com a Fórmula 1", afirma Fritz Enzinger, chefe do projeto do LMP1. "Ele é um dos melhores pilotos que eu posso imaginar para nossa equipe. Estou muito feliz como o fato de contarmos como um piloto tão experiente e rápido a partir de 2014".

Além de Mark Webber, a equipe já tem outros três pilotos. Dois deles fazem parte da equipe de fábrica da Porsche há muitos anos: Timo Bernhard (Alemanha) e Romain Dumas (França). Além deles, a Porsche anunciou no começo desta semana um contrato de longo termo com o suíço Neel Jani, ex-piloto de testes na Fórmula 1 e atualmente disputando o WEC com um protótipo LMP1. Bernhard e Dumas já haviam unido suas forças em 2010 na conquista da vitória geral na corrida de 24 horas de Le Mans. Nos anos de 2007 e 2008, eles conquistaram o título da Série Americana de Le Mans ao volante do protótipo esportivo RS Spyder LMP2. Neel Jani tem disputado na categoria LMP1 desde 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário