A previsão de safras recordes no Brasil acelerou os
planos da MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e
Volkswagen. A montadora pretende lançar em breve o caminhão MAN TGX 33.440
“Made in Brazil”, com maior capacidade de carga do que os modelos disponíveis
no portfólio atual. A estratégia é abocanhar a maior fatia possível do segmento
de extrapesados, que tem potencial de chegar a mais de 40 mil unidades neste
ano.Destinado ao transporte rodoviário de médias e longas distâncias e ideal
para operação em situações adversas de estrada ou pavimento, o novo cavalo
mecânico da linha TGX atende diversas aplicações, como graneleiro, carga seca,
container, frigorífico, basculante, furgão (baú), sider e tanque. O veículo vem
com tração 6x4 e eixos traseiros com redução nos cubos, podendo tracionar até
100 toneladas.
Equipado com motor MAN D26, o modelo tem torque elevado (2.200 Nm) numa ampla
faixa de rotações. Isso proporciona maior sustentação da velocidade em rampa e
menor necessidade de troca de marchas. Além de garantir maior conforto ao
motorista, essa característica colabora para a redução do consumo de
combustível e aumento da velocidade média nas viagens.A transmissão
automatizada MAN TipMatic é item de série. A versão de 16 marchas, exclusiva
para o Brasil, proporciona melhor escalonamento de marchas, comparado a versão
de 12 marchas usada na Europa. Para auxiliar a partida em rampa, com a
topografia acidentada do país, a transmissão traz o sistema EasyStart, dispositivo
que mantém o freio de serviço acionado por até dois segundos após o pedal do
freio ter sido desacionado. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro
sem o risco de descer e causar um acidente.
O modelo está disponível com duas opções de cabine, que oferecem excelente
nível de conforto para o motorista. Conhecida por oferecer o maior espaço
interno da categoria, é mais um item de exclusividade dos caminhões MAN. Nela,
há liberdade de movimentos para seus ocupantes, aliada à agradável sensação que
a combinação de tecidos e cores dos acabamentos oferecem. O diferencial do
conforto também é percebido com o efeito dos quatro bolsões pneumáticos que
compõem a suspensão da cabine, minimizando a transferência da vibração do piso
para o interior da cabine. Em termos de ergonomia, o interior do TGX
proporciona ao motorista acesso ideal ao painel de instrumentos. Outros itens
de série do veículo são trio elétrico, ar condicionado e computador de bordo.
Disco reforçado da embreagem adequado para PBTC superior a 74 toneladas e
freios a tambor com sistemas ABS e EBS garantem ainda mais benefícios ao
cliente.
O cavalo mecânico MAN TGX 33.440 6x4 teve sua configuração otimizada para
atender às necessidades específicas de transporte em países emergentes. O
veículo que chegará em breve às estradas brasileiras alia mais de 250 anos de
tradição e confiança do Grupo MAN ao know-how em engenharia da MAN Latin America
para operações de transporte de cargas em países emergentes. Ao todo, foram 230
modificações para garantir máximo desempenho ao veículo sem perder as
características que o consagraram do outro lado do Oceano Atlântico. A MAN
Latin America desenvolveu melhorias para assegurar que o extrapesado TGX
mantenha suas vantagens operacionais, mesmo em condições adversas a que foi
inicialmente projetado.Nos testes em campo, clientes e motoristas foram
unânimes em dizer que o TGX entrega o que promete. O alto conforto da cabine e
alto nível de confiabilidade do produto foram os atributos mais elogiados.
Também mereceram elogios a durabilidade de componentes, precisão do câmbio
automatizado, eficiência do freio motor e dirigibilidade. E, como não poderia
deixar de ser num veículo com a tradição que o MAN carrega, a potência do
veículo apareceu como grande destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário