A
volta dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck a Interlagos
desperta boas lembranças nos pilotos da Scuderia Iveco. Afinal, foi no traçado
do Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo (SP), que o paulista Valmir
Benavides e o pernambucano Beto Monteiro deram ao time, há um ano, uma
histórica primeira fila no grid. Eles reconhecem o grau de dificuldade
implícito na repetição da façanha.“Que a equipe está bem preparada, isso não há dúvida. Os caminhões são fortes e
competitivos, mas temos certeza de que as coisas serão bem mais difíceis desta
vez”, comenta Benavides, que em 2012 obteve a pole-position da prova de
Interlagos. “Mas não há como negar que seria fantástico repetirmos a primeira
fila”, acrescenta, em sua expectativa sobre o treino classificatório para a
quinta corrida do ano, marcada para 7 de julho.
Benavides já esteve no pódio de Interlagos três vezes. Ficou em terceiro na
corrida de 2007 e repetiu o resultado em 2011, nos dois casos competindo com
caminhões Volkswagen. No ano passado, pela Iveco, foi quinto. Monteiro, seu
companheiro de equipe, soma quatro pódios na etapa paulista – foi terceiro
colocado na edição de 2003 e quarto em 2004 e 2008, sempre correndo pela Ford;
em 2009, já de Iveco, repetiu o quarto lugar.O pernambucano cita as equipes da Mercedes-Benz como favoritas ao primeiro
lugar em Interlagos. “Nós sabemos da supremacia dos Mercedes, vai ser difícil
lugar contra eles, e isso motiva, porque ganhar da marca que domina tem um gosto
especial. E não dá para negar que o nosso caminhão está tendo um bom
rendimento, a equipe está evoluindo. Às vezes surgem problemas que não há como
prever, mas o equipamento é competitivo”, atesta.
Também piloto de um Iveco, o paulista Luiz Lopes aguarda o GP Crystal com
especial expectativa. “Agora estou contando com o apoio da fábrica e a equipe
está focada em equalizar meu caminhão com os da equipe oficial. Nós estamos
trabalhando bastante na parte de suspensão, estamos adotando a mesma receita da
Scuderia Iveco, isso deve nos levar um pouco mais para a frente”, diz o piloto
da Lucar Motorsports.
Nesta sua terceira temporada de atuação na Fórmula Truck, Lopes pilota um
caminhão da terceira marca diferente. “Comecei com Scania em 2011, fui para um
Mercedes-Benz em 2012, agora o Iveco. Isso dificulta uma sequência no trabalho.
Em Interlagos, eu espero estar entre os 10 primeiros. Em Goiânia o caminhão
vinha bem competitivo, um problema que temos de resolver é o de aquecimento
durante a corrida”, alerta.
A presença da Iveco no grid da Truck destaca ainda o italiano Alex Caffi,
ex-piloto de Fórmula 1, que fará em Interlagos sua terceira participação com o
caminhão número 21 da Dakarmotors. Dos autódromos existentes no Brasil, o de
Interlagos é o único onde Caffi havia corrido antes de integrar a F-Truck – sua
última atuação aconteceu no GP do Brasil de 1991, quando não conseguiu
classificar o carro da Footwork entre os 26 que largaram.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 4 das 10 etapas)
1º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 71
1º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 71
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 53
4º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 52
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 44
6º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 40
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 32
8º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 30
9º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 27
10º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 26
11º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 24
12º) André Marques (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 23
13º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 21
14º) Adalberto Jardim (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 20
15º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 17
16º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 12
17º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 7
17º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 7
17º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 7
20º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 6
20º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 6
22º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 4
23º) Felipe Giaffone (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 2
23º) Débora Rodrigues (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 2
CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação após 2 das 4 etapas)
1º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 43
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 41
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 38
4º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 34
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 23
6º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 22
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 15
8º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 13
9º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 12
9º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 12
11º) André Marques (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 10
11º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 10
13º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 6
13º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 6
15º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 5
16º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 4
16º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 4
18º) Débora Rodrigues (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, 2
19º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 1
19º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário