A temporada de
2013 dos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck impôs um
novo desafio à RM Competições. Pela primeira vez, a equipe apresentou-se para
a disputa tendo seus caminhões equipados com os motores de 12 litros, mais
potentes que os de nove litros utilizados até 2012, e que implicam o aumento
de peso. Com a temporada próxima da metade, o time começa a colher os
resultados do trabalho de desenvolvimento.
A quarta das dez corridas do calendário, disputada no dia 9 de junho no
Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), teve dois pilotos da
RM no pódio. O paranaense Leandro Totti, largou em último e repetiu o
terceiro lugar da etapa anterior, realizada em Caruaru (PE). Adalberto
Jardim, décimo no grid, foi segundo colocado, comemorando seu melhor
resultado na categoria – a vitória foi do brasiliense Geraldo Piquet, da
ABF/Mercedes-Benz.
O resultado foi bastante comemorado. “Não só pelo pódio, em si, mas sobretudo
por termos conquistado esses resultados ainda no início do trabalho de
desenvolvimento do novo equipamento”, destaca Jardim, já manifestando a
expectativa de voltar ao pódio na quinta corrida, dia 7 de julho em São Paulo
(SP), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. “Ainda tem muita coisa
para desenvolvermos, mas o equipamento já mostra competitividade”, observa.
Uma das preocupações de Jardim na etapa goiana dizia respeito à alta
temperatura. “Fazia muito calor e o clima em Goiânia é muito seco, isso
castiga muito os motores. Estipulamos uma faixa de temperatura segura, que
oscilava de 110 a 112 graus. Era essa faixa que eu vinha mantendo durante a
corrida, sempre administrando, para que o equipamento resistisse sem
problemas até o fim da corrida. Acabou dando certo”, destacou o experiente
piloto.
Na segunda metade da corrida, Jardim via um pelotão à frente e outro logo
atrás de seu Volkswagen-MAN. “Além das características do clima, a pista de
Goiânia tem um trecho muito longo de exigência máxima do motor. Houve um
instante em que fiz um teste. Cumpri a reta toda sem acelerar ao máximo. A
temperatura caiu a 102 graus. O pelotão que vinha atrás até chegou perto, mas
eu tinha margem para me manter à frente. Estava sob controle”, lembra.
Nas voltas finais, Jardim decidiu pressionar a liderança de Piquet. “Com a
corrida no final, apostei que o equipamento resistiria um ritmo mais forte e
fui para cima. Aumentei meu ritmo, e aí notei que o Geraldo também andou mais
forte. Ele também estava administrando o equipamento dele. Diante disso não
adiantava arriscar. Eu já tinha feito parte de várias disputas muito boas
durante a corrida toda, o segundo lugar estava de ótimo tamanho”, define.
Embora tenha participado de duas etapas em 1997 substituindo Djalma Fogaça,
que se recuperava de uma fratura na perna, Jardim tem sua estreia na Fórmula
Truck associada à terceira etapa do campeonato de 2006, também em Interlagos,
pela RM Competições. A corrida marcou a conquista de sua única pole-position
na categoria – ele abandonou na oitava volta, com problemas no caminhão
número 8, o mesmo com que se inscreve desde então.
Adalberto Jardim mantém a expectativa de figurar no pódio na etapa de
Interlagos. “Desde que o campeonato começou, quando começamos o trabalho de
desenvolvimento do novo equipamento, sabíamos que as primeiras corridas
seriam difíceis para nós. Seriam difíceis, como têm sido, mas uma dificuldade
boa, porque leva à evolução. O foco, há algum tempo, é termos uma condição
favorável na corrida em Interlagos, tudo indica que teremos”, antevê.
O piloto frisa o comprometimento da engenharia da MAN Latin America com o
desenvolvimento do equipamento. “A equipe do Rodrigo Chaves, que é engenheiro
da fábrica, tem se empenhado ao máximo. Também ajuda bastante ter um chefe de
equipe como o Renato Martins. A experiência como piloto faz com que ele
enxergue a dificuldade antes mesmo dela surgir, isso tem sido fundamental
para o crescimento da equipe nessa nova fase”, atribui.
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quarta-feira, 19 de junho de 2013
F-Truck: Jardim festeja seu melhor resultado e vislumbra novo pódio
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