A Ford abriu
hoje um novo capítulo na sua história, com o início de produção do Focus
Electric na fábrica de Saarlouis, na Alemanha - o primeiro veículo totalmente
elétrico da marca feito na Europa. O modelo com emissões zero encabeça a linha
de veículos elétricos e altamente eficientes da Ford na Europa, que será
acompanhado pelo lançamento do híbrido plug-in C-MAX Energi no ano que vem e do
novo Mondeo Hybrid logo depois.Desenvolvido
como veículo global dentro do plano One Ford, o Focus Electric tem um conjunto
avançado de motor elétrico e bateria de íons de lítio que gera 143 cv e atinge
a velocidade máxima de 136 km/h. Ele é produzido na América do Norte desde
dezembro de 2011 e estará disponível para os consumidores europeus a partir de
agosto próximo.
"O Focus
Electric marca o começo de uma era nova e empolgante de carros de passageiros
totalmente elétricos na Ford na Europa e mostra o sucesso da estratégia One
Ford em trazer para os consumidores europeus este veículo sofisticado",
diz Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford
Europa. "É um carro que atende as necessidades de mobilidade e as
preocupações ambientais dos consumidores de hoje do modo mais direto possível -
combinando desempenho e tecnologia avançada com emissões zero."
A Ford investiu
16 milhões de Euros para integrar a produção do Focus Electric à linha atual do
Focus na fábrica de Saarlouis, com flexibilidade para reagir à demanda do
mercado e aumentar os volumes de produção.
"O início
de produção do Focus Electric em Saarlouis é altamente significativo para a
Ford na Alemanha e destaca a liderança da marca em inovação automotiva",
diz Bernhard Mattes, presidente da Ford Alemanha. "Estamos dando aos
consumidores o poder de escolher o que é melhor as suas necessidades: um motor
convencional com consumo eficiente ou um veículo elétrico."
O novo Focus
Electric é o primeiro veículo totalmente elétrico produzido em uma linha de
alto volume na Alemanha. Ele é equipado com um carregador de bordo totalmente
integrado de 6,6 kW, que oferece uma autonomia de cerca de 100 km com carga de
2 ou 3 horas, ou autonomia de 150 km com carga de 3 a 4 horas em uma fonte de
32 A. O tempo de recarga pode variar com as condições climáticas e uso do
veículo.O Focus Electric
traz um novo painel chamado SmartGauge, que calcula e informa a autonomia do
veículo com a energia disponível, considerando o estilo de direção do
motorista, dados de frenagem e aceleração e o uso de acessórios como
ar-condicionado e sistema de som.Ele também é
equipado com um sistema sofisticado de frenagem regenerativa que recupera até
95% da energia cinética normalmente perdida durante a frenagem e com um sistema
que orienta o motorista a usar o freio gradualmente de modo a gerar mais
energia para a bateria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário