Os carros conceito, desenvolvidos
por muitas fábricas de automóveis, se constituem num modelo de estudo, quase
sempre futurístico, de um veículo que poderá chegar a ser lançado em escala ou
não. Geralmente, não. Mas, muitas ideias de um produto conceito são
aproveitadas e introduzidas num novo projeto com melhores chances de
comercialização. Assim aconteceu com o primeiro Ford Mustang
conceito original que, quando lançado comercialmente, como modelo 1964 ½, na
versão cupê conversível, quase nada tinha a ver com a ideia do conceito que lhe
deu origem. O design original que deu vida ao mais famoso muscle car do mundo
mais parecia uma versão de competição com um nariz inclinado e enormes
aberturas à frente das rodas traseiras.
Sua aparência de carro de corrida, transformado em
carro de rua, não vingou e o primeiro Mustang, batizado de 1964 ½, porque foi
lançado na metade daquele ano, introduziu alegria na indústria automobilística
da época, com sucessivos recordes de venda que o faz permanecer na linha de
montagem até hoje, pois se transformou num ícone do setor, a caminho do seu
cinquentenário de produção ininterrupta em 2014.Agora, as atenções se voltam
para a próxima geração do Ford Mustang 2015 e a expectativa é muito grande
entre os fãs de carros esportivos. Provavelmente, o novo projeto poderá
colocá-lo num patamar acima dos concorrentes e criar uma nova era de estilo e
engenharia para a Ford.
Em 49 anos de produção, o Mustang soma mais de 9,2
milhões de unidades colocadas no mercado, com uma legião global de fãs que
inclui mais de 5 milhões de seguidores no Facebook. A combinação única de
estilo, desempenho e preço acessível do Mustang, no mercado americano, criou
uma nova classe de carros esportivos e sua presença nas pistas e nas telas dos
cinemas em todo o mundo, contribuiu para torná-lo um ícone da cultura
pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário