Pelo segundo ano consecutivo, a Audi vence as 24 Horas de
Le Mans com um carro híbrido de tração integral quattro e, assim, dá sequência
à sua história de sucesso na mais importante corrida de endurance do mundo. O
trio formado por Loïc Duval (FRA), Tom Kristensen (DIN) e Allan McNish - a
bordo do R18 e-tron quattro #1 - conquistou a vitória, enquanto o brasileiro
Lucas di Grassi, a bordo do R18 e-tron quattro #3, foi ao pódio com um terceiro
lugar em sua primeira participação na corrida (competindo junto de Marc Gené e
Oliver Jarvis).Como já era esperado, o 12º triunfo da marca dos quatro anéis em
Le Mans foi um dos mais difíceis de sua história. Com as mudanças feitas
recentemente no regulamento técnico da prova, os três Audi R18 e-tron quattro
inscritos em Le Mans faziam, em média, duas voltas a menos que os carros da
Toyota com um tanque de combustível. Assim, os pilotos da Audi tiveram de
compensar os pit stops adicionais com tempos de volta mais rápidos na pista.
Uma missão que ainda teve de driblar as condições meteorológicas por vezes
extremamente difíceis no Oeste da França durante este fim de semana.
Pancadas de chuva atingiram a região diversas vezes ao longo da corrida, que
foi dramática. Isso resultou uma série de incidentes e nada menos que onze
intervenções do safety-car. Um total de mais de cinco horas de corrida sob
bandeira amarela, enquanto os fiscais de pista faziam a limpeza e os reparos
nas áreas dos acidentes. Os três Audi R18 e-tron quattro, equipados com um sistema
de tração elétrica no eixo dianteiro, foram os carros mais rápidos da pista
durante toda a prova. E também os mais eficientes, já que venceram a Michelin
Green X Challenge, uma competição para definir o protótipo mais limpo, rápido e
eficiente.
A 12ª vitória da Audi em Le Mans foi conquistada pelo R18 e-tron quattro #2
pilotado por Loïc Duval (França), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Escócia).
Para Duval, que conquistou a pole position para o trio na quarta-feira, foi a
primeira vitória na prova francesa. A terceira para Allan McNish. Tom
Kristensen, recordista isolado de vitórias em Le Mans desde 2005, chegou à sua
nona vitória. O carro vitorioso correu as 24 horas sem apresentar o menor
problema técnico. Duval/Kristensen/McNish assumiram a liderança às 21h43 do
sábado (no horário local, 16h43 em Brasília) e não perderam mais a posição até
cruzar a linha de chegada às 15h do domingo (10h em Brasília). O trio conseguiu
abrir uma crucial volta de vantagem sobre o carro da Toyota em segundo e isso
garantiu as condições para administrar o resultado na parte final da corrida,
mesmo nas condições caóticas de chuva torrencial.
Os outros dois trios da Audi sofreram - quase que simultaneamente - com
infortúnios que os obrigaram a paradas de box não programadas pouco antes de
completarem sete horas de corrida. Oliver Jarvis, no Audi R18 e-tron quattro
#3, foi tocado por um veículo mais lento e, por isso, teve um pneu furado -
sendo obrigado a percorrer quase uma volta inteira nos 13.629 metros do traçado
de Le Mans nessas condições e perdendo duas voltas em relação aos líderes. Em
um final cinematográfico, o brasileiro Lucas di Grassi, que fez sua estreia em
Le Mans, descontou 45 segundos de diferença para o Toyota que ocupava a
terceira posição e, assim, garantiu um lugar no pódio para o carro #3, junto de
Jarvis e Marc Gené.
Já o trio formado por Marcel Fässler (Suiça), André Lotterer (Alemanha) e
Benoît Tréluyer (França) - no Audi R18 e-tron quattro #1 - perdeu a liderança
por conta um problema no alternador. Mesmo sofrendo todo o atraso da troca da
peça, os vencedores de Le Mans em 2011 e 2012 fizeram uma excelente prova de
recuperação para terminar em quinto lugar.Mas toda a festa da edição que marcou
os 90 anos das 24 Horas de Le Mans acabou ofuscada por um acidente fatal na
categoria GT logo depois da largada, ainda no sábado. O piloto dinamarquês
Allan Simonsen perdeu o controle de seu Aston Martin da categoria LMGTE Am na
curva Tertre Rouge e não resistiu aos ferimentos. "Obviamente este
incidente horrível amortece a alegria de outra grande vitória em Le Mans para a
Audi", comentou Dr. Wolfgang Ullrich. "Nós ficamos completamente
chocados com a notícia da morte do Allan (Simonsen). Durante sua carreira, ele
também venceu a bordo de nossos carros, especialmente no Audi R8 LMS. Nossos
sentimentos vão, principalmente, para sua família e amigos, e para a equipe
Aston Martin também. Isso mostra que não devemos nunca parar de fazer o que for
possível pela segurança no automobilismo. Este é o primeiro acidente fatal que
testemunhamos em Le Mans nos 15 anos que corremos aqui. E eu espero que ele
tenha sido também o último."
Confira os 10 primeiros colocados nas 24 Horas de Le Mans 2013:
1- Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval-Audi- 348 voltas média 241,4 km/h)
2- Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin/Sébastien Buemi - Toyota TS030 Hybrid -
347 voltas
3- Marc Gené/Oliver Jarvis/Lucas di Grassi - Audi R18 e-tron quattro - 347
voltas
4- Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima - Toyota TS030 Hybrid - 341
voltas
5- André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fässler - Audi R18 e-tron quattro -
338 voltas
6- Nick Leventis/Jonny Kane/Danny Watts - HPD ARX-03c-Honda - 332 voltas
7- Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González - Morgan LMP2-Nissan - 329
voltas
8- Olivier Pla/Alex Brundle/David Hansson - Morgan LMP2-Nissan - 328 voltas
9- Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway - Oreca 03-Nissan - 327 voltas
10- Michael Krumm/Jann Mardenborough/Lucas Ordóñez - Zytek Z11SN-Nissan - 327
voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário