Ford é a
primeira montadora a utilizar recursos de robótica no trabalho de testes de
alto impacto de veículos comerciais em pista de prova e de avaliação de
durabilidade em terrenos off-road, com o objetivo de poupar os exigentes e
cansativos ensaios diários a que são submetidos os motoristas da empresa.Para
enfrentar a alta demanda do mercado por picapes e vans, nos Estados unidos, os
testes de qualidade, desempenho e durabilidade são cada vez mais exigentes e
cansativos. Com a tecnologia robótica que dirige os veículos com controle
remoto, as avaliações se tornam muito mais detalhadas e precisas para que os
engenheiros da Ford tenham um estudo completo dos veículos.O primeiro
produto Ford utilizado no programa de condução robótica de testes de
durabilidade, no campo de provas da empresa em Michigan, foi a nova van Transit
que será lançada em 2014.A tecnologia robótica inclui um módulo instalado no
veículo de teste que controla sua direção, aceleração e frenagem. O trabalho é
monitorado a distância através de câmeras do centro de controle que inclui a precisão
GPS de mais ou menos um centímetro.
Se o veículo
se desviar do curso programado, os engenheiros têm a capacidade de pará-lo,
corrigir o curso e reiniciar o teste. Além disso, os testes permitem avaliar o
nível de ruídos e a dinâmica do veículo e, assim, encurtar o tempo de avaliação
da durabilidade dos componentes. Se acontecer de um pedestre ou outro veículo
interferir na rota do teste, sensores a bordo comandam a frenagem para evitar
acidentes no campo de provas.Importante ressaltar que o programa de tecnologia
robótica empregado nos testes não é desenvolvido com o objetivo futuro de ser
introduzido na condução de veículos no trânsito urbano, mas permitir uma
solução mais humana em relação a testes repetitivos, pois a possibilidade de
erro da máquina é bem menor e não envolve os sentimentos dos motoristas.
Dessa forma,
os veículos são levados a testes extremos e a engenharia ganha velocidade nas
questões de durabilidade comprimindo avaliações de 10 anos de uso em muito
menos tempo. Além disso, os motoristas não precisam mais enfrentar as
cansativas superfícies de concreto quebrado, pedras, grades de metal, cascalho
bruto, poços de lama e lombadas de grandes dimensões.
Com a
introdução da robótica, todos os veículos comerciais da Ford deverão passar por
esse novo tipo de bateria de testes de durabilidade antes de serem certificados
para uso do cliente. Até agora, os testes específicos de repetições foram
limitados por restrições impostas aos pilotos que só são autorizados a conduzir
em percursos de alta exigência, num determinado período de tempo e apenas uma
vez por dia.A empresa parceira da Ford nesse projeto é a Autonomous Solutions
Inc., com sede em Utah, que desenvolveu e produz o software e demais
componentes que permitem o funcionamento da direção robótica autônoma. Para a
Autonomous Solutions, o programa poderá ajudar a alcançar segurança e precisão
em automação veícular em outras áreas como a mineração, agricultura e em
veículos militares.
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