Nelson Piquet |
Começa nesta quarta-feira
(19/6) a 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, prova regida pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e
homologada pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), que
percorrerá 1.602 km em cinco dias, passando pelas mais famosas estradas da
história brasileira em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.A largada está
prevista para as 7 horas, do pátio externo do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP),
com os 50 carros clássicos fabricados entre 1919 e 1980 inscritos partindo com
um minuto de diferença, de acordo com a sua numeração, seguindo rumo a
Mogi-Guaçu (SP) pela Rodovia dos Bandeirantes, com chegada prevista para as
10h25 no autódromo Velo Città, a cerca de 180 quilômetros da capital."Esta
é uma das grandes novidades deste ano. Pela primeira vez o nosso rallye vai
fazer uma prova em um circuito fechado, e logo no Velo Città, o melhor e mais moderno autódromo do Brasil",
enaltece o Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e Diretor da prova.
Autódromo Velo Città |
No moderno circuito com 3.430 metros e predominância de curvas de baixa
velocidade será realizada uma prova de exatidão e velocidade controlada, onde o
tempo individual a ser atingido em cada uma das voltas da prova, a ser definido
pelo próprio participante dentro das limitações técnicas de seu veículo e de
segurança individual, deverá estar compreendido entre 3min00 (três minutos) e
2min15s (dois minutos e quinze segundos)."A pista é sensacional e será uma
ótima oportunidade fazermos esta prova de regularidade com os carros clássicos
e iniciarmos o nosso rallye de forma bem competitiva", enaltece o Diretor
de prova, que também é Presidente do MG Club, promotor do evento.
Inicialmente cada veículo completa três voltas e a dupla indica o tempo
escolhido, entre as três voltas cronometradas que efetuou. Depois entra
novamente na pista para percorrê-la por 10 voltas, tentando repetir a cada
passagem a marca escolhida. Depois do décimo giro, é obrigatória a entrada no Box
e para fins de apuração a pior volta é descartada. Depois do almoço será
realizada a segunda bateria, novamente em 10 voltas, repetindo o procedimento.
A cada segundo de atraso o competidor perde um ponto e a cada segundo adiantado
a penalização é de três pontos."Interessante será ver um tricampeão
mundial de Fórmula 1 voltar para um autódromo e não poder acelerar à vontade.
Como a prova é de regularidade, o importante será a precisão, que dependerá da
afinidade e sintonia entre piloto e navegador", destaca Luis Cezar,
lembrando que Nelson Piquet será uma das principais atrações do rallye de
regularidade.
A partir das 14h25 os carros largam novamente com intervalo de um minuto e
seguem para a terceira etapa do dia, com previsão de chegada do primeiro carro
às 15h40 no Hotel Villa di Mantova, em Águas de Lindóia (SP), completando os
318 km do dia.A competição prossegue até domingo e vai revisitar algumas das
mais famosas estradas da história brasileira, como a Estrada dos Tropeiros, e
parte do Caminho Novo e do Caminho Velho Real, completando 1.602 km, depois de
passar em dezenas de cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas
Gerais.
Um show de carros clássicos
Entre os carros inscritos, destaque para o Jaguar XK 120 (1950) da dupla mista
Mário Cezar e Eileen de Andrade, um veículo com 63 anos de idade. Aliás, uma
curiosidade é que a metade dos participantes é formada por casais, como os
cariocas Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), vencedores da prova
do ano passado. Apenas uma mulher será a piloto: Rose Salmon, que tendo seu
marido Herve Salmon como navegador, pilotará um MG TD (1952).
Praticamente metade dos carros participantes é da década de 70, destacando-se o
Mercedes Benz 350 SLC (1973) dos gaúchos Rogério Franz/Mário Nardi, vencedores
da 1ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras. Os
carros preferidos para a participação neste ano são das marcas alemãs
Mercedes-Benz e Porsche, seguidos dos ingleses Jaguar e MG. Três Fuscas irão
competir, sendo que
os portugueses Alexandre Calheiros Ferreira/Mario Artur Melo participarão com
um raro Fusca 1600 S (Série Especial), de 1975.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
19 de Junho (quarta-feira) - 220 km
+ 98 km de pista = 318 km
07h00 - Largada do 1º veículo - Shopping Iguatemi São Paulo
08h30 - Saída Posto BR - abastecimento antes do Velo Città Km 34 Rod.
Bandeirantes
10h25 - Chegada na Pista Velo Città
12h00 - Almoço Hospitality Center Velo Città
14h25 - Saída da Pista
15h40 - Chegada no Hotel Villa di Mantova - Águas de Lindóia
20h30 - 21h30 - Publicação do Resultado Parcial
20 de Junho (quinta feira) - 432 km
07h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Villa di Mantova - Águas de Lindóia
12h20 - Almoço na Bica do Curió após Taubaté Km 22 Rod. Oswaldo Cruz
15h40 - Abastecimento na Parada Marina Porto Imperial (Paraty) Rodovia
Rio-Santos, Km 578
17h40 - Chegada Hotel Meliá Angra Reis Rod. Rio Santos (BR-101) km 488
20h30 - 21h30 - Publicação do Resultado Parcial
21 de junho (sexta-feira) - 285 Km
08h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Meliá Angra dos Reis
12:40 hs - Almoço Hotel São Gotardo (Garganta do Registro) BR 354 Km 0 - Divisa
Itamonte/Itatiaia
17:00 - Chegada no Hotel Glória - Caxambu
20h30 - 21h30 - Publicação do Resultado Parcial
22 de junho (sábado) - 254 Km
09h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Gloria
12:00 hs - Almoço Mercato Italiano - Quiririm - Estrada de Campos do
Jordão-Trevo Quiririm
14:30 hs - Chegada no Hotel Home Green Home - Campos do Jordão
18h00 - Largada do 1º veículo - Prova ‘Noite do Saci’ - 100 Km
20:40 - Chegada no Hotel Home Green Home - Campos do Jordão
23 de junho (domingo) - 213 Km
10h00 - Largada do 1º veículo - Hotel Home Green Home
13h00 - Chegada Shopping Iguatemi
Nenhum comentário:
Postar um comentário