sexta-feira, 21 de junho de 2013

FORD TESTA "BRAKE LIGHT" ELETRÔNICO QUE ALERTA OS MOTORISTAS À DISTÂNCIA


A Ford está desenvolvendo um "brake light" eletrônico de alta tecnologia capaz de alertar os motoristas que vêm atrás, mesmo que estejam com a visão obstruída por uma curva ou outros veículos. Em situações de emergência, o "Electronic Brake Light" envia um sinal que acende uma luz no painel dos carros de trás, permitindo aos motoristas frear mais cedo e evitar colisões. Este é um dos 20 sistemas com potencial futuro de aplicação desenvolvidos dentro do projeto Safety Intelligent Mobility (sim), na Alemanha, que tiveram seu funcionamento demonstrado em um evento em Frankfurt. Os testes de campo do projeto contaram com a participação de 500 motoristas e 120 veículos, incluindo 20 modelos Ford S-MAX. No total, foram registradas mais de 41.000 horas de testes e rodados 1,6 milhão de quilômetros, em vias públicas e pistas fechadas.

"A comunicação entre os carros e entre os carros e a infraestrutura viária representa um dos próximos grandes avanços na segurança veicular", diz Paul Mascarenas, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. "A Ford está comprometida em avançar com os testes, na Europa e em todo o mundo, para torná-la uma realidade."

A Ford usou modelos S-MAX especialmente equipados para testar essa comunicação. Foram testados também o sistema de alerta de obstáculos, que indica a presença, posição e tipo de objetos potencialmente perigosos na pista, e o assistente de sinais de trânsito, que mantém contato com os centros de gerenciamento de tráfego para a atualização de informações.

O desenvolvimento do "Electronic Brake Light" foi liderado por engenheiros do Centro Europeu de Pesquisas da Ford em Aachen, na Alemanha. Outras tecnologias testadas dentro do projeto foram: 

o Gerenciamento Público de Trânsito, que fornece previsões exatas do trânsito com base em diversas informações. Elas incluem a identificação de prováveis cenários de trânsito e seu impacto em cada ponto do trajeto quando ele for atingido, e não no momento da partida; e Acesso à Internet a Bordo, que permite, por exemplo, receber informação sobre vagas disponíveis de estacionamento ou conferir pontos de congestionamento usando imagens atualizadas das câmeras de trânsito.

Como líder global na pesquisa da comunicação entre carros e entre os carros e a infraestrutura viária, a Ford está envolvida nos testes de campo "DRIVE C2X", patrocinados pela Comissão Europeia, e contribui para o "Safety Pilot Model Deployment", nos Estados Unidos, um teste de campo com mais de 2.800 veículos em cooperação com a Universidade de Michigan.Os resultados desses programas estão contribuindo para o objetivo da Ford de criar padrões globais de equipamento e mensagens e viabilizar essas tecnologias de forma mais rápida, eficiente e econômica.


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