A Ford está
desenvolvendo um "brake light" eletrônico de alta tecnologia capaz de
alertar os motoristas que vêm atrás, mesmo que estejam com a visão obstruída
por uma curva ou outros veículos. Em situações de emergência, o
"Electronic Brake Light" envia um sinal que acende uma luz no painel
dos carros de trás, permitindo aos motoristas frear mais cedo e evitar
colisões. Este é um dos 20 sistemas com potencial futuro de aplicação
desenvolvidos dentro do projeto Safety Intelligent Mobility (sim), na Alemanha,
que tiveram seu funcionamento demonstrado em um evento em Frankfurt. Os testes
de campo do projeto contaram com a participação de 500 motoristas e 120
veículos, incluindo 20 modelos Ford S-MAX. No total, foram registradas mais de
41.000 horas de testes e rodados 1,6 milhão de quilômetros, em vias públicas e
pistas fechadas.
"A
comunicação entre os carros e entre os carros e a infraestrutura viária
representa um dos próximos grandes avanços na segurança veicular", diz
Paul Mascarenas, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford. "A Ford
está comprometida em avançar com os testes, na Europa e em todo o mundo, para
torná-la uma realidade."
A Ford usou
modelos S-MAX especialmente equipados para testar essa comunicação. Foram
testados também o sistema de alerta de obstáculos, que indica a presença,
posição e tipo de objetos potencialmente perigosos na pista, e o assistente de
sinais de trânsito, que mantém contato com os centros de gerenciamento de
tráfego para a atualização de informações.
O desenvolvimento do "Electronic
Brake Light" foi liderado por engenheiros do Centro Europeu de Pesquisas
da Ford em Aachen, na Alemanha. Outras tecnologias testadas dentro do projeto
foram:
o Gerenciamento Público de Trânsito, que fornece previsões exatas do
trânsito com base em diversas informações. Elas incluem a identificação de
prováveis cenários de trânsito e seu impacto em cada ponto do trajeto quando
ele for atingido, e não no momento da partida; e Acesso à
Internet a Bordo, que permite, por exemplo, receber informação sobre vagas
disponíveis de estacionamento ou conferir pontos de congestionamento usando
imagens atualizadas das câmeras de trânsito.
Como líder
global na pesquisa da comunicação entre carros e entre os carros e a
infraestrutura viária, a Ford está envolvida nos testes de campo "DRIVE
C2X", patrocinados pela Comissão Europeia, e contribui para o "Safety
Pilot Model Deployment", nos Estados Unidos, um teste de campo com mais de
2.800 veículos em cooperação com a Universidade de Michigan.Os resultados
desses programas estão contribuindo para o objetivo da Ford de criar padrões
globais de equipamento e mensagens e viabilizar essas tecnologias de forma mais
rápida, eficiente e econômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário