O fim de semana em Lausitzring
não foi fácil para Augusto Farfus Jr
e nem para a BMW. Ao contrário do ano passado, quando o brasileiro conseguiu
largar da primeira fila e subir ao pódio em sua segunda corrida no DTM, nesta
etapa - a quarta do campeonato - ele teve de fazer uma corrida de recuperação e
completou as 52 voltas da corrida deste domingo (16) em 12º lugar, sendo o
segundo melhor entre os pilotos da BMW. O melhor representante da montadora
bávara, que conquistou a primeira vitória no retorno à categoria em 2012 neste
circuito, foi Bruno Spengler em 7º. O vencedor da prova foi o inglês Gary
Paffett, da Mercedes.
Pela primeira vez nas últimas seis corridas, o piloto do Team RBM não se classificou para a fase final da tomada de tempos e
teve de largar do 15º lugar, após ser punido com a perda de cinco posições pelo
uso de pneus não lacrados no treino livre de sábado. Apesar disso, Farfus
acreditava que tinha bom ritmo para a corrida, o que acabou se confirmando
durante a disputa no circuito de 3.478 metros de extensão.
Na largada, porém, Augusto teve de desviar da confusão causada por Dirk Werner,
que rodou, e caiu para a 20ª posição. Depois da primeira das duas paradas
obrigatórias, quando colocou novamente os pneus duros, o curitibano retornou em
16º, e por causa do tráfego não conseguiu avançar muitas posições até a segunda
parada, já que o pelotão da frente adotou uma estratégia de parar mais tarde.
Farfus colocou os pneus de compostos super macios no segundo pit-stop para o
terceiro e mais longo stint, voltou em 20º, mas conseguiu aproveitar o
ritmo forte para fazer várias ultrapassagens e cruzar a linha de chegada em 12º
lugar.
Apesar de não ter marcado pontos,
Farfus manteve praticamente a mesma distância para o líder do campeonato.
Agora, o brasileiro ocupa a 5ª posição com 33 pontos, contra 59 de Mike
Rockenfeller. A próxima etapa do DTM acontece em pouco menos de um mês, nos
dias 13 e 14 de julho em Norisring, na Alemanha.
Augusto Farfus:
"Tínhamos um ritmo bem competitivo durante a corrida, mas ficamos muito
condicionados pela nossa posição de largada e principalmente por ter caído para
as últimas posições após desviar do acidente. Fizemos uma estratégia acertada e
consegui usar bem os pneus super macios no último stint, que foi mais longo. O
resultado foi negativo para o campeonato, mas ficamos satisfeitos com o
desempenho e é isso que vamos levar para a etapa em Norisring"
Resultado da corrida em Lausitzring:
1) Gary Paffett (Mercedes C-Coupé) - HWA - 52 voltas
2) Mike Rockenfeller (Audi RS5) - Phoenix - a 6.800s
3) Christian Vietoris (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 11.510s
4) Robert Wickens (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 12.790s
5) Jamie Green (Audi RS5) - Abt - a 14.138s
6) Daniel Juncadella (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 19.462s
7) Bruno Spengler (BMW M3) - Schnitzer - a 21.592s
8) Mattias Ekstrom (Audi RS5) - Abt - a 21.621s
9) Edoardo Mortara (Audi RS5) - Rosberg - a 24.715s
10) Roberto Merhi (Mercedes C-Coupé) - HWA - a 25.643s
11) Adrien Tambay (Audi RS5) - Abt - a 27.968s
12) Augusto Farfus (BMW M3) - RBM - a 34.178s
13) Dirk Werner (BMW M3) - Schnitzer - a 38.000s
14) Timo Glock (BMW M3) - MTEK - a 49.305s
15) Joey Hand (BMW M3) - RBM - a 53.321s
16) Miguel Molina (Audi RS5) - Phoenix - a 58.882s
17) Pascal Wehrlein (Mercedes C-Coupé) - Mucke - a 59.948s
18) Filipe Albuquerque (Audi RS5) - Rosberg - a 1m03.083s
19) Martin Tomczyk (BMW M3) - RMG - a 1m03.107s
20) Timo Scheider (Audi RS5) - Abt - a 1m08.006s
21) Marco Wittmann (BMW M3) - MTEK - a 1 volta
22) Andy Priaulx (BMW M3) - RMG - a 1 volta
Nenhum comentário:
Postar um comentário