A ZF apresenta seu conjunto de soluções tecnológicas para
o mercado de ônibus urbano brasileiro durante a Transpúblico 2013, que será
realizada de 3 a 5 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
Além de expor sua linha de transmissões automáticas de 6 marchas, a empresa
também destacará no evento o eixo traseiro AV 132, produto que pode ser
aplicado, principalmente, em veículos para BRTs (Bus Rapid Transit).O design do
centro do eixo AV 132 – em forma de gota – torna possível reduzir a altura do
piso dos ônibus no eixo traseiro em até 405 mm (menos de meio metro). Isso
permite que os passageiros tenham mais conforto e segurança na hora de entrar
ou sair do veículo. O AV 132 funciona como um sistema completo, e além da
frenagem, possui componentes de suspensão, molas e itens de amortecimento, bem
como sensores de desgaste de freios. Seu funcionamento é extremamente
silencioso.Por sua baixa altura em relação ao solo, o AV 132 permite que não se
altere a estrutura de corredores de ônibus, o que representa economia em
investimentos públicos. Além de facilitar o acesso para pessoas deficientes e idosos,
o eixo ZF é mais leve do que um eixo de piso normal (seu peso pode variar de
799 a 998 quilos), o que gera economia de combustível.
Transmissões automáticas ZF:
o dobro do número de marchas
Com três marchas a mais do que a concorrência e
disponível para veículos das principais marcas, as transmissões automáticas da
ZF estão presentes em 68,5% dos ônibus equipados com esta tecnologia nas
cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e
Manaus (AM).As frotas destas capitais optaram por esta tecnologia de última
geração não só pela quantidade de marchas, mas por uma série de benefícios como
baixo consumo de combustível (possível por conta das 6 marchas), aumento de
produtividade da operação (sem trocar de marcha, o motorista é capaz de dirigir
mais descansado e com mais atenção ao trânsito) e menos impacto ao meio
ambiente (itens como o retardador primário evitam que freios sejam utilizados
e, consequentemente, que quantidades menores de pó de freio sejam expelidas).
Um exemplo (que equipa ambos os modelos) é o software
TopoDyn Life, responsável pela troca de marchas após reconhecer a topografia e
o peso transportado pelo veículo (a escolha é feita pela “inteligência
artificial” do programa, que calcula rapidamente qual é a marcha necessária).Outro
destaque das transmissões é o retardador hidráulico primário, que garante a
eficiência de frenagem e, até 6 km/h, reduz a velocidade do veículo sem a
utilização dos freios – sistema que se mostra ideal para as aplicações urbanas,
onde os deslocamentos lentos são comuns por conta do forte tráfego.
A ZF é líder global no mercado de transmissões
automáticas para ônibus, com um market share de 51%. Na Europa Ocidental, a
liderança se mantém, com 69% do mercado.
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