Quer Mercedes C novo ? Corra
Pensando em comprar bom e charmoso Mercedes Classe C,
as boas sensações de conduzir com motor turbo, câmbio automático, excelente
ajuste mecânico, sua estrela guia conduzindo a noção de status para
você, familiares, vizinhos, amigos e quem mais o veja ?Decida-se, ande logo, feche negócio.Não pense os Mercedes
C estão no fim, mas ocorre, a marca desenvolve grande plano mundial para
resgatar sua liderança no segmento Premium –
dentre as alemãs Audi e BMW vendem mais. Amplo, passa por cercar a base do
mercado com produtos menores, ampliar a faixa dos usuários da marca, valorizar
as séries S, E e C com equipamentos e confortos superiores aos encontrados nos
concorrentes.
O projeto iniciou
chegar ao Brasil com o A hatch, recém
apresentado, prosseguindo com o novo C, a grosso modo um S pequeno, por seu
grau de equipamentos e refino – como acabamento interno em madeiras.Na
Europa e EUA iniciou vender a nova família A. Aqui tem o hatch e
em 2014 cobrirá todo o sub segmento: sedã CLA em fevereiro e, ao final do ano,
o GLA, mini utilitário esportivo, de produção iniciada nesta semana na
Alemanha.O pequeno sedã A tem feito milagre no mercado exterior. Gera demanda,
espera, e trouxe característica especial: baixou em 10 anos a idade do usuário
de Mercedes, criando fatia específica a jovens profissionais e chegantes aos
Mercedes. Como a satisfação de um sonho/vontade, não combina com veículos sem
equipamentos, assim, apesar do menor porte, de utilizar motor básico 1.6, ter
tração dianteira, o CLA fez-se automóvel bem completo. E custará R$ 140 mil –
mais que o C.
Muda
Brasil é mercado prioritário para a Mercedes, apesar de
vender pouco, em torno de 10 mil unidades ano. Para aumentar vendas e melhor
participar de cenário com vendas em expansão, adaptou-se às novas regras
setoriais, iniciando construir fábrica exclusiva a automóveis em Iracemápolis,
SP. De lá tirará dois produtos: o novo Classe C e o utilitário GLA. Este
projeto tem organização especial, reportando-se diretamente à operação
automóveis na Alemanha, na grande arrancada para recuperar a liderança.Aqui
coordenado pelo grego Dimitris Psillakis, diretor da área de automóveis e
Sprint, foca valorizar automóvel e usuário, empurrando o preço do Classe C para
cima.
A postura encontra oportunidade com a mudança do novo C, previsto para
chegar ao país no meio do ano – e aqui ser produzido em 2015. Novo produto,
maior em comprimento e distância entre eixos graças a nova plataforma, e bem
dotado de equipamentos e confortos – ao contrário das atuais versões.Custará,
importado, em torno de R$ 160 mil.Assim, vale o conselho: ante a mudança de
linha e conteúdo – e de preço -, se você tiver a fim de um Classe C, negociado
com os revendedores até por R$ 110 mil reais, a hora é esta.
.
Alfa no Brasil ? Só importada
Adiamento do plano quinquenal
do projeto de recuperação da marca Alfa Romeo, atingiu sua chegada ao Brasil,
em especial produção em Goiana, Pernambuco, próxima fábrica Fiat. A marca, por
Sergio Marchionne, seu no. 1, tem adiado apresentar novo projeto de cinco anos,
visando elevar a marca a patamar diferenciativo. Mas não o faz, adia, encontra
dificuldades. Dá sinais pontuais, fazendo apenas Giulietta, MiTo, isolados, em
declínio, e carros em mirradas edições – Alfa 8C, 8C Conversível, 4C. Há único
novo projeto à vista, utilitário esportivo com motor Maserati. Em fábrica desta
marca, navegando em surpreendente crescimento, são produzidos estes
distinguidos Alfa.O projeto de volta é necessário, mas não encontrou seu norte.
Na consideração de fatores, o Brasil é o maior mundial mercado da Fiat e produz
ótimos lucros. A nova fábrica pernambucana, atualizada e mais produtiva, seria
berço natural à fornada com plataforma básica, servindo às três marcas
principais do grupo: Fiat, Chrysler e Jeep. Tal produção incluiria o Fiat
Viaggio – substituindo o Linea -; o Dodge Dart; e um Alfa Romeo, mas a Fiat
cancelou o projeto e o desenvolvimento da construção de MiTo e Giulietta no
Brasil, espécie de versão industrial de Punto e Bravo.Mudar o projeto instalou
a correria. A plataforma a servir a duas ou três marcas será a do Fiat 500 L, e
nele o maior trabalho é a criação do novo Jeep Compass, modelo de base da
marca. Surpresa, os engenheiros da Fiat Brasil, responsáveis pelo criar o
veículo, após muito trabalho aferiram, o protótipo brasileiro de Jeep em muito
supera em comportamento dinâmico o atual produto estadunidense.
Base
As dificuldades no traçar um
caminho para a Alfa, aproveitando sua história, tradição e diferencial
tecnológico, estão na base, na falta de entrosamento com a Fiat, num casamento
apenas por interesse. O governo italiano, através de seu BNDES, era o titular
da Alfa e resolveu passá-la adiante. A Ford, em ação expansionista,
interessou-se mas claudicou na decisão, e a Fiat assumiu-a. Nada de
patriotismo, italianidade, sinergia para absorver competência tecnológica mas,
tão-somente, para impedir a presença da Ford em seu quintal. Casamento entre
pessoas físicas ou jurídicas é coisa simples. Metade do necessário, por
exemplo, para tocar um museu de automóveis antigos, onde são exigidos dois artigos
básicos: tesão e talão. Ou seja, um permanente interesse emocional, e um
orçamento ágil que, em segundos se transforma em pagamentos. Casamento se
resolve com a metade, com um destes elementos, de acordo com o CPF ou o CNPJ.
No caso da união Fiat e Alfa – veja que não grafei Fiat + Alfa – eles
inexistem.
E por falta de um caminho para os produtos, e de
orçamento curto, o projeto de futuro para os Alfa, transformando-a numa
referência tecnológica, como uma espécie de Audi italiana, é sempre adiado.
Roda-a-Roda
Auto, 8 – Um papel circula na SAE, sociedade de
engenheiros automobilísticos, nos EUA. Diz, a GM terá no Corvette para 2015
câmbio automático 8 marchas, em lugar do atual 6 velocidades. Mais agilidade,
menor consumo, ruídos.
Government Motors – O trocadilho, associando a General Motors ao
governo, que a salvou com robustíssimo empréstimo, perder-se-á no tempo. O
governo Obama não é mais sócio da GM. Vendeu suas ações da empresa, assumidas
para evitar sua falência. Povo dos EUA escriturou um prejuízo de US$ 10,5B.
Menos, mais – BMW
anunciou versão 316i, primeiro degrau da Série 3, motor menor, 1.6, 16V,
injeção direta, dois turbos, 134 cv, câmbio de oito marchas, R$ 115 mil. Na
prática se mistura ao degrau superior, a 320i, com motor 2.0 e 184 cv. Preço
oficial R$ 130 mil, no balcão de R$ 115 mil a 120 mil.
Mercado – Faz parte do projeto da BMW traçado por
Herlander Zola, ex-VW e diretor de marketing: focar na faixa de maior demanda,
a base da série 3.
Corrida – Pega p’ra
valer nas Audis daqui e da matriz no preparar lançamento do A3 sedã
fins de janeiro. Carro simples e correto, com simbologia e parte prática nas
providências para ser campeão de vendas: será produzido pela Audi no Brasil e
necessita pavimentar o caminho com unidades vendidas, vistas, assistidas,
movimentando a rede de concessionários.
Caminho – Matriz da Kia autorizou sua representante
Kia Motors do Brasil, a se adaptar ao projeto Inovar-Auto, do Ministério do
Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior. A importadora não esclareceu
como. A inclusão permite cota de 4.800 veículos novos, sem adição de 30 pontos
sobre o IPI. Quer vender 1.000 veículos a mais: 30 mil em 2014.
O Ka, lá – O conceito Ka, exibido no Brasil há dias,
foi mostrado na Europa. Evento grande, para marcar a substituição do Ka de lá,
feito pela Fiat sobre o 500, pelo projeto gestado e esculpido pela Ford Brasil,
com base do atual Fiesta.
Cara - Bill Ford, presidente do
Conselho Mundial da empresa, destaca-o ”como futuro compacto de cinco
portas, tecnologia avançada, design atraente, preço acessível’”. Lá, dizem,
coisa para 2015. Aqui, bem antes.
Mercado – Apesar da retração nas vendas em novembro,
no total a produção de autoveículos no Brasil ultrapassou a soma marcada em
2012, com 3,5M de unidades, e devem cravar em torno de 3,8M até o final de
dezembro. Estrelas no cenário, máquinas agrícolas devem ultrapassar 100
mil unidades.
E ? - Luiz Moan, presidente da Anfavea, associação
dos fabricantes, aponta o sucesso, contrariando as previsões pessimistas do
início do ano, pelo estímulo à produção pelo Inovar-Auto; pelas exportações
quase 30% superiores ao ano anterior, e pela solidez do agronegócio.
Previsão – Executivos da
indústria evitam fazer previsões de vendas em 2014. Citam como fator anômalo a
soma entre realização da Copa do Mundo e com as eleições. Lembram, o país
parará nos dois períodos.
Caboré – Maior prêmio da
propaganda brasileira, promovido pela revista Meio e Mensagem, escolheu a Fiat
Anunciante do Ano. A corajosa e oportuna campanha de levar pessoas às ruas à
época das manifestações limpas, superou o rolo compressor da Fri Boi,
anunciante novo, gastando R$ 150M, e imagem do ator Toni Ramos. É carimbo de
competência da turma da Fiat.
Contingência – Passamento do líder Nelson Mandela
fez BMW alterar data para cravar pedra fundamental de sua fábrica em Araquari,
SC. Será dia 17.
Treino – Volkswagen inaugurou outro centro de
treinamento para vendedores e mecânicos. Em S Paulo, av Washington Luiz, perto
do aeroporto de Congonhas, capaz de treinar 52.000 profissionais ao ano. Quer 8
centros, operacionais, já está em Goiânia, Go, São José do Rio Preto, SP, e
Curitiba, PR
Legal – BNDES iniciou financiar caminhões DAF X 105,
que diz montar em Ponta Grossa, Pr. É Premium, para carga pesada,
motores de 13 litros, tração 6x2 ou 6x4. Sucesso comercial em caminhão é
financiamento oficial. Tem, compete. Não, ‘tá fora do mercado.
DAF ex holandesa é do grupo Paccar, EUA.
Se mostra – Dono de
enorme patrimônio identificado com design e construção
correta, Jonas Hipólito de Assis, presidente do grupo ILP, da Karmann-Ghia,
busca ações para manter a identificação da empresa com os registros populares.
Mais – Fez concurso
de design reunindo novos profissionais em projeto de como
seria um KG atualizado. Agora, desafiou os vencedores Felipe Mazzeo e Rodrigo
Scarpetta a criar produto adequado às exigências de mobilidade urbana.
Produto - Deu em
bicicleta com quadro em vários materiais: aço carbono, alumínio, fibra de
carbono, plástico injetado. Edson Campos, presidente da KG crê em enorme
aceitação pelo mercado.
Barreira – Apesar das
festivas construções de ciclovias – S Paulo promete 400 km – bicicleta no
Brasil tem inexplicável taxação. Acredite, 40,5%.
Social – O negócio
não é apenas correr, há que participar. Slogan não é este,
mas é a consequência. Rallies da Mitsubishi recolheram de seus participantes em
2013 nada menos que 92! toneladas de alimentos, repassados a obras pias. Desde
1994, quando começaram, 900 t. É um fome zero com tração nas 4.
Gente – Mary Barra,
engenheira, nova presidente da General Motors Company. OOOO Longos 33
anos na empresa, tocou o projeto de renascimento da GM pós crise. OOOO Ascensão
atende a pedido de saída de Dan Akerson, presidente, cuja mulher teve recente
diagnóstico de agressivo câncer. OOOO No processo, 10 grandes mudanças
na empresa. OOOO José Luiz Gandini, 52, empresário, presidente da Kia
Brasil, premiado. OOOO Honra ao
Mérito Empresarial do Latin American Marketing Personality - LAMPA. Também
Magazin Luiza, Blue Tree Hotels e Dudalina. OOOO
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