Com o slogan
“Menos você não quer, mais você não precisa”, a MAN Latin America se destaca a
cada ano por atender seus clientes de maneira diferenciada. Da planta de
Resende (RJ), a fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN,
já produziu mais de 100 mil veículos com características específicas e em 2014
planeja investir cerca de R$ 13 milhões somente no desenvolvimento destes
produtos.
Este aquecimento se deve principalmente às recentes vendas realizadas
ao setor público, o que rendeu à montadora a chancela de maior fornecedora em
compras governamentais nesse segmento em 2013.O desenvolvimento dos produtos
chamados especiais é um dos pilares que contribuíram para a MAN Latin America
alcançar à liderança no mercado brasileiro de caminhões por dez anos
consecutivos e a vice-posição em ônibus. Sua produção corresponde a cerca de
20% do volume anual fabricado pela empresa no interior do Estado do RJ. Diante
de um cenário crescente, a montadora acaba de estabelecer uma estrutura
organizacional com foco no atendimento dessas demandas dentro no conceito de
“plataformas”, que conta com a interação de todas as áreas da empresa, trazendo
assim, mais agilidade ao processo de desenvolvimento, produção e entrega dos
veículos aos clientes.
“Fomos a primeira
montadora a entregar veículos especiais, de acordo com as necessidades mais
específicas do cliente e agora se tornou uma demanda indispensável. A
expectativa é que este segmento cresça cada vez mais e estamos preparados para
nos mantermos competitivos. Temos uma fábrica diferente, a qual nos permite
flexibilizar processos e inovar em operação, além de contar com parcerias
estratégicas com fornecedores para este tipo de negócio”, destaca Adilson
Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America.As
unidades especiais são produzidas em escalas diferenciadas na fábrica, mas
alguns destes modelos já fazem parte do catálogo regular de ofertas devido ao
seu sucesso no mercado, como por exemplo, o VW Constellation 24.280 6x2, modelo
que iniciou sua história na década passada como veículo especial. O mercado de
exportação também absorve boa parcela deste segmento. Só em 2013 mais de 800
unidades com características especiais foram embarcadas a mais de 30 países da
América Latina, África e Oriente Médio. O Peru é o campeão de envios com marca
superior a 700 veículos desde 2010.
Para que toda a
demanda seja atendida com total garantia ao cliente, a MAN Latin America mantém
a parceria exclusiva com a BMB, o primeiro centro de modificações do Brasil. A
empresa está ao lado da montadora e prevê investimento de mais de R$ 20 milhões
até 2014 para melhoria de processos. No local são montados componentes como:
segundo eixo direcional, tomada de força para equipamentos compactdores,
escapamento vertical, ônibus com piso baixo (Low Entry), entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário