O ano de 2013 registra a continuidade da evolução do
automóvel no mercado brasileiro. Novas tecnologias foram introduzidas e estarão
cada vez mais próximas dos consumidores no novo ano. Pela primeira vez um carro
desenvolvido e produzido no Brasil ganhou cinco estrelas em teste de segurança.
A motorização com três cilindros está cada vez mais em uso e a multimídia
invade os interiores dos lançamentos mais recentes.O Novo Focus, líder mundial
de vendas em 2012 e 2013, foi totalmente renovado na terceira geração. Além do
primeiro motor flex com injeção direta - o Duratec 2.0 Direct Flex, tornou-se
também referência em segurança. É o primeiro carro fabricado na América do Sul
a conquistar cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP, junto com o
EcoSport, e dono da maior nota já registrada no programa.
O novo Range Rover Vogue é o primeiro SUV do mundo com
avançada estrutura de carroceria totalmente em alumínio, o que proporciona significante
redução de peso, melhor desempenho e mais sustentabilidade. A estrutura
totalmente em alumínio do novo Range Rover Vogue é 39% mais leve que a
carroceria de aço do atual modelo, representando uma redução de peso de mais de
180 kg somente em carroceria.As centrais multimídia estão cada vez mais
presentes nos modelos nacionais.
A Chevrolet amplia a utilização do sistema
MyLink. Na Renault até mesmo o Logan ganhou a sua. No Peugeot 208 temos uma
grande tela colorida sensível ao toque de sete polegadas e resolução de 800 x
480, que permite de forma intuitiva acessar as informações de navegação do GPS,
controle do rádio, ler arquivos de música via conexão USB ou visualizar
fotografias. Conexão Bluetooth para celular e para streaming de áudio. É possível
configurar o carro, como ativar função de acendimento automático dos faróis,
data, as unidades de medida de consumo, função “follow me home”, entre outras.
No Audi S7 Sportback temos o assistente de visão noturna
(Audi Night Vision) que auxilia o motorista a detectar pedestres e animais na
pista durante a noite, a uma distância entre 15 e 90 metros à frente da faixa
iluminada pelo farol. Uma câmera de imagem térmica localizada na grade frontal
do veículo funciona como um sistema infravermelho à distância, ou seja, o
equipamento reage ao calor irradiado pelos objetos.
Os modelos Fox, Novo Gol e Novo Voyage ganharam a
nomenclatura global Highline para as versões de topo de linha, o que ocorre
pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. A
Volks também inova com um sistema chamado ECO Comfort. Esse dispositivo está
presente em todas as versões (com I-System) e orienta o motorista a dirigir de
forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado),
que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em
movimento.
O Novo Toyota RAV-4 disponibiliza nas versões 4x4,
sistema de abertura de portas e partida do veículo por aproximação. Mesmo com a
chave no bolso, por exemplo, ao se aproximar do veículo, as portas destravam
automaticamente para abertura. Ao sair do veículo, é possível acionar o
travamento com alarme com um simples toque na parte superior da maçaneta da
porta do motorista. Dentro da cabine, com a chave em qualquer lugar de seu
interior, o motorista apenas aciona o botão de ignição para ligar o veículo.
Com o lançamento do Fox BlueMotion 2014, a Volks fez a
estreia no País do novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211. Trata-se
do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz
respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe. Essa
combinação promove notável diminuição no consumo de combustível e na
consequente emissão de gases. Com o novo motor, o Fox BlueMotion se torna o
primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três
cilindros e o modelo mais econômico da marca no Brasil. O motor também deve ser
aplicado no Up!, modelo que chega no primeiro trimestre do novo ano.
Um dos lançamentos mais tecnológicos foi o Novo Golf. Por
meio de uma câmera instalada no para-brisa, o sistema analisa o tráfego à
frente e no sentido contrário. Com base nesses dados, o farol alto é acionado
automaticamente. O Dynamic Light Assist trabalha com a ajuda de uma câmera, o
sistema mascara o facho dos faróis bixenônio com lâmpadas de curva dinâmicas
nas áreas em que considera que, potencialmente, podem perturbar outros usuários
da via.
Outro item inovador no modelo é o “Multicollision Brake”
(freio multicolisões), premiado como a mais importante inovação de segurança na
Alemanha. O Multicollision Brake aciona automaticamente os freios do veículo
quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.
O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da
colisão inicial pelos sensores dos airbags. O sistema aplica os freios até que
o veículo atinja a velocidade de 10 km/h.
Já a Fiat resolveu chamar a atenção na linha 2014 da sua
picape Strada com a terceira porta ― do lado direito ― para a versão Cabine
Dupla. Essa foi uma solução técnica amplamente estudada pela engenharia, e os
maiores argumentos para a sua adoção foi a garantia de maior conforto e
acessibilidade para os usuários do banco traseiro. A Strada é a única picape
compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco
traseiro, o que reforça a sua vanguarda no segmento.
E a perua mais veloz produzida em série do mundo também
chegou por aqui. Precisando de apenas 3,9 segundos para fazer de 0 a 100 km/h,
o Audi RS6 Avant é equipado com motor 4.0 TFS V8 twin-turbo (biturbo) de 3.993
cm³. O propulsor desenvolve potência máxima de 560 cv, alcançada entre 5.700 e
6.700 rpm, e torque máximo
de 700 Nm, disponível entre 1.750 e 5.500 rpm. A
velocidade máxima é de 305 km/h.
Para terminar o ano em alto estilo, a Mercedes-Benz
apresentou o cupê de alta performance CLA 45 AMG Racing Series, que foi
desenvolvido com base na versão standard do esportivo CLA 45 AMG. O coração do
projeto foi o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do
mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de
450 Nm.
Com tanta velocidade e eficiência, inovações tecnológicas
e multimídia, com mais itens de segurança em nossos modelos, desejo um 2014 de
muita saúde, conquistas e realizações para todos nós. Obrigado pela companhia e
que possamos voltar a nos encontrar nos próximos dias 10, 20 e 30 dos meses do
novo ano.
MECÂNICA ONLINE
Renault Captur – A coluna adianta que ainda no
primeiro trimestre de 2014, diretamente da França, chega ao mercado
brasileiro o SUV de tamanho um pouco menor que o Duster, o Renault Captur.
Flagrado em testes no decorrer de 2013 pelas ruas brasileiras, será dotado de
motor três cilindros turbo que produz 90 cavalos de potência.
Viagem de férias = Revisão – Checar as condições
de itens como pneus, rodas, triângulo, macaco, chave de roda, suspensão, nível
do óleo e fluidos, sistema elétrico e sistema de limpeza dos vidros é
fundamental. Contudo, atente ao tempo: a revisão não deve ser feita na véspera,
já que se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é
impossível fazer isso de um dia para o outro.
Ano de copa – O aquecimento do mercado com
novidades já continua em janeiro. Em função do período da Copa do Mundo muitos
lançamentos serão antecipados. Até o final do mês Mercedes-Benz e Audi já
apresentam novos modelos. No início de fevereiro é a vez da Volkswagen.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário