A Porsche encerrou seu programa de testes para o ano de 2013
com o novo Porsche LMP1. O carro completou suas últimas voltas deste ano no
Autódromo Internacional do Algarve, próximo a Portimão, em Portugal. Os testes
serão retomados no início de 2014. A Porsche AG disputará o Campeonato Mundial
de Endurance (World Endurance Championship, WEC) com dois carros na categoria
LMP1. O campeonato começa em abril, sendo a 24 Horas de Le Mans o destaque da
temporada.As regras do WEC estipulam que os fabricantes usem carros
híbridos na categoria principal, a LMP1 (Protótipos de Le Mans 1). Ao
desenvolver um carro completamente novo, com uma propulsão híbrida muito
eficiente e de alto desempenho, os engenheiros da Porsche enfrentaram desafios
enormes que podem ser resolvidos somente por meio de soluções inovadoras. O
carro conta com um sistema híbrido formado por um motor a gasolina de quatro
cilindros com injeção direta e dois sistemas de recuperação de energia. A
energia resultante é armazenada em uma bateria e pode ser recuperada pelo
piloto. Quando isso acontece, um potente motor elétrico envia mais potência ao
eixo dianteiro. Entretanto, as regras do WEC limitam a quantidade de
combustível, bem como a energia elétrica (ou o chamado impulso) disponível ao
piloto por volta. O desenvolvimento de um motor de alta eficiência exercerá uma
influência positiva nos modelos de rua da Porsche.
No Autódromo
Internacional do Algarve, Mark Webber (37) recebeu sua primeira oportunidade de
testar o Porsche da categoria LMP1. Sua equipe na F1, a Red Bull Racing, deu
sinal verde ao australiano para realizar estes testes iniciais, apesar de
Webber ainda estar vinculado a ela por contrato. Webber se unirá oficialmente à
equipe de fábrica da Porsche a partir do dia 1º de janeiro de 2014, juntando-se
a Timo Bernhard (32), Romain Dumas (35) e Neel Jani (30). Webber comentou em
Portimão: “Vivi uma experiência intensa no meu primeiro dia neste projeto
fascinante. Gostaria de agradecer à Red Bull Racing por ter me dado esta
oportunidade de começar a participar tão cedo. Esta é uma etapa significativa e
importante para todos nós, pois permite que eu me entrose mais rapidamente com
a equipe e ajude a desenvolver ainda mais o carro para a LMP1. Ainda temos uma
longa jornada pela frente e ela envolve muito trabalho árduo; não tenho nenhuma
ilusão sobre isto”. O chefe do projeto Porsche LMP1, Fritz Enzinger, também
estava grato pela boa vontade demonstrada pela equipe austríaca de F1: “Estou
muito feliz por contarmos com o Mark na equipe tão cedo. A Red Bull Racing nos
ajudou em muito ao permitir isso”.
O cronograma do
último teste de 2013 incluía principalmente experimentos na suspensão e nos
pneus, junto com a parceira Michelin. Anteriormente, a equipe Porsche da LMP1
havia avançado no desenvolvimento do novo carro de corrida nos circuitos de
Magny-Cours (França), Monza (Itália), Paul Ricard (França) e Eurospeedway
Lausitz (Alemanha). Enzinger declarou: “Conseguimos progredir
significativamente entre o lançamento do carro completamente novo, em junho, e
agora. Cada quilômetro percorrido foi importante, acrescentando novos dados que
avançaram o desenvolvimento. Toda a equipe trabalhou arduamente e eu gostaria
de expressar meus sinceros agradecimentos por isto. Nossos esforços continuarão
incessantemente em 2014. Ainda há muito a fazer até o início da temporada em
Silverstone, em meados de abril”.
Wolfgang Hatz,
membro do Conselho Executivo do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche
AG, acrescentou: “Sempre soubemos que não seria fácil voltar a disputar as
principais corridas de endurance depois de 16 anos. Consequentemente, nossos
esforços para desenvolver um carro de corrida da Porsche para concorrer na LMP1
são imensos. Até agora, nossos engenheiros em Weissach, os pilotos e toda a
equipe tiveram um desempenho impressionante. Estamos encontrando novas
abordagens para o desenvolvimento, implantação e aplicação de tecnologias de
eficiência de última geração. Isto também dá origem a outros aperfeiçoamentos
de toda a tecnologia híbrida em nossos carros de produção. Em última instância,
nossos clientes serão os maiores beneficiados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário