sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Testes do Porsche LMP1 em 2013 terminam com estreia de Mark Webber


A Porsche encerrou seu programa de testes para o ano de 2013 com o novo Porsche LMP1. O carro completou suas últimas voltas deste ano no Autódromo Internacional do Algarve, próximo a Portimão, em Portugal. Os testes serão retomados no início de 2014. A Porsche AG disputará o Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) com dois carros na categoria LMP1. O campeonato começa em abril, sendo a 24 Horas de Le Mans o destaque da temporada.As regras do WEC estipulam que os fabricantes usem carros híbridos na categoria principal, a LMP1 (Protótipos de Le Mans 1). Ao desenvolver um carro completamente novo, com uma propulsão híbrida muito eficiente e de alto desempenho, os engenheiros da Porsche enfrentaram desafios enormes que podem ser resolvidos somente por meio de soluções inovadoras. O carro conta com um sistema híbrido formado por um motor a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e dois sistemas de recuperação de energia. A energia resultante é armazenada em uma bateria e pode ser recuperada pelo piloto. Quando isso acontece, um potente motor elétrico envia mais potência ao eixo dianteiro. Entretanto, as regras do WEC limitam a quantidade de combustível, bem como a energia elétrica (ou o chamado impulso) disponível ao piloto por volta. O desenvolvimento de um motor de alta eficiência exercerá uma influência positiva nos modelos de rua da Porsche. 

No Autódromo Internacional do Algarve, Mark Webber (37) recebeu sua primeira oportunidade de testar o Porsche da categoria LMP1. Sua equipe na F1, a Red Bull Racing, deu sinal verde ao australiano para realizar estes testes iniciais, apesar de Webber ainda estar vinculado a ela por contrato. Webber se unirá oficialmente à equipe de fábrica da Porsche a partir do dia 1º de janeiro de 2014, juntando-se a Timo Bernhard (32), Romain Dumas (35) e Neel Jani (30). Webber comentou em Portimão: “Vivi uma experiência intensa no meu primeiro dia neste projeto fascinante. Gostaria de agradecer à Red Bull Racing por ter me dado esta oportunidade de começar a participar tão cedo. Esta é uma etapa significativa e importante para todos nós, pois permite que eu me entrose mais rapidamente com a equipe e ajude a desenvolver ainda mais o carro para a LMP1. Ainda temos uma longa jornada pela frente e ela envolve muito trabalho árduo; não tenho nenhuma ilusão sobre isto”. O chefe do projeto Porsche LMP1, Fritz Enzinger, também estava grato pela boa vontade demonstrada pela equipe austríaca de F1: “Estou muito feliz por contarmos com o Mark na equipe tão cedo. A Red Bull Racing nos ajudou em muito ao permitir isso”.

O cronograma do último teste de 2013 incluía principalmente experimentos na suspensão e nos pneus, junto com a parceira Michelin. Anteriormente, a equipe Porsche da LMP1 havia avançado no desenvolvimento do novo carro de corrida nos circuitos de Magny-Cours (França), Monza (Itália), Paul Ricard (França) e Eurospeedway Lausitz (Alemanha). Enzinger declarou: “Conseguimos progredir significativamente entre o lançamento do carro completamente novo, em junho, e agora. Cada quilômetro percorrido foi importante, acrescentando novos dados que avançaram o desenvolvimento. Toda a equipe trabalhou arduamente e eu gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos por isto. Nossos esforços continuarão incessantemente em 2014. Ainda há muito a fazer até o início da temporada em Silverstone, em meados de abril”.

Wolfgang Hatz, membro do Conselho Executivo do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG, acrescentou: “Sempre soubemos que não seria fácil voltar a disputar as principais corridas de endurance depois de 16 anos. Consequentemente, nossos esforços para desenvolver um carro de corrida da Porsche para concorrer na LMP1 são imensos. Até agora, nossos engenheiros em Weissach, os pilotos e toda a equipe tiveram um desempenho impressionante. Estamos encontrando novas abordagens para o desenvolvimento, implantação e aplicação de tecnologias de eficiência de última geração. Isto também dá origem a outros aperfeiçoamentos de toda a tecnologia híbrida em nossos carros de produção. Em última instância, nossos clientes serão os maiores beneficiados”.

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