A Volkswagen está
lançando a linha 2014 da pick-up Amarok, que passa a oferecer mais tecnologia.
Todas as versões do modelo começam a chegar às concessionárias da marca em
novembro com maior lista de equipamentos de série e novos opcionais. Entre os
destaques está a configuração Highline, topo de linha, que agora passa a contar
de série com controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente para
partidas em rampas (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis
de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as picapes
médias no Brasil.Os faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras realçam
o campo de visibilidade do motorista. Sempre que o veículo realizar uma curva,
o farol de neblina iluminará (em velocidades de até 40 km/h) a lateral da via
em que a roda estiver se virando, permitindo um reconhecimento mais rápido de
eventuais obstáculos durante a manobra.
Outro recurso
tecnológico introduzido para a versão topo de linha é o rebatimento elétrico
dos espelhos retrovisores, o que facilitará estacionar a pick-up em vagas mais
estreitas. Com os espelhos rebatidos a largura é reduzida em 17 cm.A fim de
tornar as manobras da pick-up mais seguras, a Amarok Highline, que já tem como
item de série um exclusivo (no segmento) sistema de sensores de estacionamento
dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), passa a ofertar como
opcional a câmera traseira.
O banco traseiro
da Amarok cabine dupla passa a contar com o terceiro apoio de cabeça e
com o cinto de segurança central automático de três pontos.Outro importante
aprimoramento na segurança da Amarok é a oferta do sistema Isofix para todas as
suas versões. A linha 2014 da pick-up passa a ter de série o sistema de
ancoragem para dois assentos de crianças nas posições laterais do banco
traseiro.
Tanto a Amarok
Highline como a Trendline recebem na linha 2014 um novo quadro de instrumentos
(cluster) incorporando o novo computador de bordo com oito funções (tempo de
viagem, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, distância percorrida,
velocidade média, alerta de velocidade e temperatura do óleo do motor).
O novo quadro de
instrumentos, além de contar com nova serigrafia e iluminação branca, traz
detalhes cromados e indicadores analógicos da temperatura do líquido de
arrefecimento do motor e do nível de combustível. Além destas, o novo quadro de
instrumentos também apresenta as seguintes funções: indicador individual de
portas e tampa do motor abertas, temperatura externa, indicação da marcha
utilizada e recomendações de trocas de marchas e do próximo serviço e troca de
óleo, velocidade secundária e reserva de combustível.
Por falar em
interatividade, o novo volante multifuncional também faz parte da lista de
série da Amarok Highline 2014. O recurso, que possibilita ao motorista acionar
os controles do som e do sistema de telefone sem tirar as mãos do volante,
também está disponível como opcional para a versão Trendline.O indicador de
trocas de marcha, recurso antes exclusivo dos modelos com câmbio manual, passa
a ser item de série também na Amarok Highline e a Amarok Trendline com
transmissão automática de oito marchas. O indicador funciona apenas após a
alavanca do câmbio ser colocada na posição de trocas manuais. O recurso indica,
por meio da tela central do painel de instrumentos, a marcha ideal a ser engatada,
priorizando a economia de combustível.
Versões
A Amarok é
oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e
cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4, transmissão manual de seis marchas ou
automática de oito marchas.Na versão S da pick-up – oferecida em configurações
de cabine simples (com tração 4x2 ou 4x4) e de dupla (tração 4x4) – o motor 2.0
TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500
rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.
Nas versões SE,
Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência
para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de
6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão
Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.
Desde a versão S,
a Amarok traz de série uma extensa lista de equipamentos, entre os quais
direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, bancos do motorista e do passageiro
com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e distância, preparação para
rádio com 2 alto-falantes, freios ABS (com função “off-road”, BAS – Sistema de
Assistência à Frenagem; e EBD – Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem),
TCS (Sistema de Controle de Tração), airbags dianteiros, entre outros. A
pick-up também conta de série com bloqueio eletrônico do diferencial
(EDL) e o sistema de alívio de peso da tampa traseira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário