O
nome não mudou, mas a tecnologia é completamente nova. Para a temporada 2014, a
Audi busca novamente o hat-trick no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) e mais um
sucesso nas 24 Horas de Le Mans com um protótipo desenhado do zero - combinado,
mais uma vez,
com inovações técnicas relevantes à produção industrial da marca das quatro
argolas.A geração 2014 do Audi R18 e-tron quattro traz o mais complexo carro de
corridas já construído pela marca alemã. A primeira impressão é que o novo
híbrido parece um desenvolvimento do carro campeão mundial e vencedor das 24
Horas de Le Mans dos dois últimos anos. Entretanto, face às novas regras para a
categoria LMP1 que entrarão em vigor na próxima temporada, a Audi Sport
praticamente refez cada componente do bólido.
Os
elementos básicos da nova configuração do Audi R18 e-tron quattro foram
definidos ainda em 2012 e o desenho de cada componente foi iniciado no final
daquele ano. O novo protótipo foi para a pista pela primeira vez no início do
outono europeu de 2013, seguido de mais testes em pista com a versão mais
recente do R18.No novo Regulamento Técnico do FIA WEC, bem como para as 24
Horas de Le Mans, há várias mudanças que afetam o trem-de-força, dimensões do
chassi, segurança e aerodinâmica. Com o novo R18, a Audi Sport optou por um conceito
similar ao usado no passado - apesar de soluções detalhadamente inovadoras e um
sistema híbrido adicional.
Aos detalhes:
- Um desenvolvimento do motor V6 TDI que joga a
potência para as rodas traseiras;
- O sistema e-tron quattro no eixo dianteiro
(com o KERS, sistema de recuperação de energia cinética);
- Sistema de armazenamento de energia otimizado;
- Sistema híbrido com turbocompressor de
acionamento eletrônico no motor de combustão interna (chamado de ERS-H, que
recupera e armazena energia elétrica convertida do calor).
Novo olhar sobre tecnologia, potência e
gerenciamento de energia
Nunca um carro de corrida foi equipado com
tecnologia tão complexa como a usada no novo protótipo da Audi. O motor TDI,
que estabelece um novo marco em termos de eficiência, permanece como importante
elemento de todo o conceito. O desenvolvimento da unidade V6 TDI do Audi R18
e-tron quattro traz uma contribuição crucial à tendência do carro com as
especificações energéticas do novo regulamento. O novo R18 deve manter ou
aumentar seu desempenho com um consumo de combustível 30% menor em relação ao
seu antecessor.Além do motor de combustão interna, o conceito do trem-de-força,
pela primeira vez, integra dois sistemas híbridos. Como no passado, uma unidade
geradora (MGU) recupera a energia cinética durante as frenagens, que é
armazenada em um volante elétrico. Pela primeira vez, a turbina do motor é
ligada a um equipamento eletrônico, o que possibilita converter a energia
térmica dos gases do escapamento em energia elétrica - quando a pressão do
turbo atinge seu limite, por exemplo. Esta energia também flui para o sistema
de armazenamento do volante elétrico. Quando o carro acelera, a energia
armazenada pode tanto voltar ao MGU no eixo dianteiro como para o inovador turbocompressor
eletrônico, dependendo da estratégia adotada.
O design destes sistemas e seu impacto direto no
motor e no gerenciamento do trem-de-força requer complexa coordenação e
trabalho de refinamento. A Audi Sport inicialmente fez análises teóricas e
simulações, seguidas de testes de simulador e, desde outubro, em testes de
pista. As opções disponíveis aos pilotos e engenheiros, como resultado das
novas tecnologias empregadas, tornaram-se maiores do que nunca.
Aerodinâmica significativamente alterada
Mesmo no passado, os carros-esporte LMP1 com
cockpits fechados eram considerados os mais seguros de todas as categorias.
Dois fortes acidentes na prova de Le Mans em 2011 com os carros da Audi foram
prova disso, quando seus pilotos saíram ilesos. Mas não há razões para
interromper o desenvolvimento deste item. O novo regulamento estabelece novos
artigos que continuam a busca pelo mais alto nível de segurança.O novo
monocoque deve resistir a cargas maiores de impacto. Ao mesmo tempo, ele foi
reforçado com camadas adicionais de materiais difíceis de serem perfurados em
caso de impacto concentrado, o que reduz o risco da penetração de objetos
pontiagudos em acidentes.
Pela primeira vez, os cabos que prendem as rodas
e a suspensão ao carro foram exigidas. Eles conectam as rodas dianteiras e a
suspensão ao monocoque, e as traseiras à estrutura do chassi. Cada um dos dois
cabos exigidos por roda devem suportar forças de 90 KN - o que equivale ao peso
do de nove toneladas métricas. Outra novidade é a instalação de uma estrutura
de absorção de impactos na traseira do carro, atachada à transmissão - chamada
de "crasher".Este é mais um exemplo dos consideráveis desafios
encarados pelos engenheiros da Audi, já que todas estas inovações acarretam no
aumento do peso do carro, além da adoção do segundo sistema híbrido. O
protótipo anterior pesava 915 quilos. Mas no futuro ele pode ser reduzido a 870
quilos - o que significa que a tecnologia de design ultra-lightweight,
desenvolvida pela Audi, alcança uma nova dimensão.
Outras várias inovações - por exemplo nas áreas
de visibilidade e ergonomia interior do cockpit - caracterizam o novo Audi R18
e-tron quatttro que fará sua estreia em corridas nas 6 Horas de Silverstone no
dia 20 de abril. O ponto alto do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) será
nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 14 e 15 de junho de 2014. O objetivo é claro:
a Audi trabalha na continuidade para manter o papel de liderança de que tem
desfrutado nos carros-esporte desde 2000 e mais uma vez demonstrando seu lema
"Vorsprung durch Technik (Vantagem através da Tecnologia, em alemão)"
em Le Mans.
Parceiros internacionais a bordo
O novo Audi R18 e-tron quattro estará no grid
junto de fortes parceiros na temporada 2014. Pela primeira vez, a empresa
brasileira Aethra Sistemas Automotivos e a fabricante suíça de relógios Oris
irão apoiar a defesa dos títulos de pilotos e construtores no WEC. Os dois
novos patrocinadores complementam o portfólio de parceiros internacionais da
Audi no programa de carros esporte-protótipos, que inclui Akrapovic,
Alpinestars, Bosch, Castrol, ITK Engineering, Mahle, Michelin e OZ.
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