quarta-feira, 30 de abril de 2014

Augusto Farfus abre terceira temporada como piloto do DTM neste fim de semana em Hockenheim


Vai começar a temporada 2014 do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, um dos mais prestigiados e competitivos certames do automobilismo mundial. Único brasileiro do grid e vice-campeão em 2013, Augusto Farfus aguarda com expectativa a primeira etapa do ano, que será disputada neste fim de semana (3 e 4 de maio) no tradicional circuito de Hockenheim, onde o piloto venceu a prova de abertura da temporada passada. Ansioso para voltar a correr, o piloto do Team RBM tem os pés no chão, mas confia no potencial da BMW depois do bom trabalho realizado ao longo da pré-temporada em Hungaroring e na mesma Hockenheim com a nova BMW M4 DTM, sucessora da M3.Augusto abre sua terceira temporada como piloto do DTM credenciado pela ótima campanha realizada em 2013, quando venceu três corridas e brigou pelo título até a penúltima prova, ficando só atrás do campeão Mike Rockenfeller.

A temporada 2014 será especial para o DTM porque a categoria completa 30 anos e está consolidada como uma das principais do automobilismo mundial. Para o campeonato deste ano, a organização do certame providenciou várias mudanças no regulamento, e isso deve proporcionar, na visão de Augusto Farfus, a temporada mais apertada e difícil da história.Durante as corridas, o número de pit-stops obrigatórios foi reduzido de dois para um, sendo que os pilotos não poderão realizar suas respectivas paradas no primeiro terço da corrida ou no período em que o safety-car estiver na pista. Além disso, foi estabelecido um novo limite para uso dos pneus option (macios) da fornecedora sul-coreana Hankook, que só poderão ser utilizados em até 50% da prova.

Uma das novidades para 2014 é a adoção do lastro: o piloto vencedor e todos os pilotos da fábrica vencedora que terminarem no rol dos dez primeiros serão obrigados a carregar um peso extra de 5 kg na próxima corrida. Os pilotos da fábrica vencedora que ficarem de fora do top-10 terão de carregar um lastro de 2,5 kg. Por outro lado, os pilotos da segunda melhor montadora ficarão com o mesmo peso na próxima corrida, ao passo que os representantes da terceira melhor fábrica vão perder 2,5 kg se estiverem dentro do top-10, ou perderão 5 kg, caso estejam abaixo deste grupo dos dez primeiros.

O sistema de classificação mudou e agora seguirá o padrão adotado pela F1, com três segmentos, ao invés dos quatro adotados até 2013. O Q1 terá 13 minutos, e os cinco pilotos mais lentos serão eliminados. Já o Q2 terá 11 minutos, sendo que os oito mais rápidos vão disputar a pole-position no Q3, também com 11 minutos. Além disso, os competidores terão a chance de usar a asa móvel (DRS) durante toda a corrida, inclusive nas voltas finais.


As atividades de pista no circuito alemão começam na sexta-feira com a execução do shakedown. No sábado, está prevista a realização de um treino livre de 90 minutos e da sessão classificatória que definirá o grid de largada. E no domingo, os 23 pilotos do grid vão encarar a primeira corrida do ano, que terá 42 voltas previstas no circuito de 4.574 metros. A prova terá transmissão ao vivo e em HD pelo canal por assinatura BandSports.

Augusto Farfus:
Expectativa para a temporada:
"Estamos começando a temporada com a M4, que é um carro totalmente novo. Trabalhamos no seu desenvolvimento e procuramos minimizar os problemas ao longo da pré-temporada, e a BMW foi excepcional, já que o carro se comportou muito bem nos testes de inverno, foi muito rápido e confiável. Mas ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão sobre como será a prova em Hockenheim e o campeonato como um todo. Vamos confiantes para este fim de semana e com uma expectativa positiva, mas com os pés no chão, já que o DTM sempre é um campeonato disputado e será ainda mais neste ano."



DTM, etapa 1, Hockenheim (horários de Brasília):

Sexta-feira, 2 de maio:
12h40 às 13h15 - Shakedown

Sábado, 3 de maio:
5h05 às 6h35 - Treino livre
11h25 às 12h15 - Classificação

Domingo, 4 de maio:
8h30 - Corrida

Fiat forma primeira turma de pós-graduação em parceria com as universidades Bocconi e FIA/USP


Em uma parceria inédita com a SDA Bocconi School of Management, na Itália, e a Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada ao Departamento de Administração de Empresas da USP, a Fiat Automóveis formou a primeira turma da pós-graduação “Fiat Chrysler Executive Master”. 

A cerimônia aconteceu no dia 29 de abril, na sede da fábrica de Betim (MG), com a entrega dos certificados a 31 gestores que ocupam posições-chave na empresa.O presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, destacou a importância do investimento para a qualificação dos colaboradores. “Eu acredito que a educação é o fundamento do desenvolvimento sustentável”, disse. “A experiência proporcionada pelo intercâmbio com instituições tão conceituadas como a Bocconi e a Fundação Instituto de Administração é crucial para o desenvolvimento da Fiat Chrysler”, acrescentou.


No curso, com carga horária de 440 horas/aula, os alunos selecionados integram as mais diversas áreas da empresa, permitindo a troca de experiências para o desenvolvimento de habilidades em um ambiente global. Ao preparar os executivos para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, a parceria com as escolas de negócios mais conceituadas foi chaveNa última etapa do curso, todos os alunos apresentaram trabalhos de caráter técnico/aplicativo, avaliadas pelos diretores da Fiat Chrysler, que participaram ativamente de todo o processo.


“Depositamos nesses 31 profissionais nossa confiança para que eles possam iniciar um grande movimento em prol da inovação dentro de nossas unidades industriais de Betim e Pernambuco. E não há melhor caminho para a inovação do que a disseminação do conhecimento”, afirmou o diretor de Recursos Humanos da Fiat Chrysler para a América Latina, Mario Borio.A pós-graduação “Fiat Chrysler Executive Master” foi realizada no âmbito do Centro de Competências, estrutura responsável pela gestão das parcerias com as instituições acadêmicas. Desde a criação do espaço em 2003, já foram realizados 48 cursos no formato similar “in company”. “Como resultado de inúmeras atividades realizadas em parceria com as melhores instituições acadêmicas, a Fiat já contribuiu com a formação de mais de dois mil especialistas”, informa Silvana Rizzioli, diretora do Centro de Competências da Fiat.

Novo Honda Fit 2015 chega totalmente renovado em sua terceira geração


Com o espírito inovador que faz parte de seu DNA, a Honda apresenta o novo Honda Fit 2015, o melhor funcional compacto de sua categoria. O modelo será fabricado na planta de Sumaré (SP) e, a partir do próximo ano, também na nova unidade de Itirapina (SP), que deverá dobrar a capacidade produtiva da Honda no Brasil. O lançamento ocorre logo após a comemoração da marca histórica alcançada em março pelo Fit no Brasil, com mais de 500 mil unidades produzidas desde o lançamento no país, em 2003.

Globalmente, o monovolume é um dos veículos mais vendidos da história da Honda, próximo à expressiva marca de 5,2 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua apresentação oficial, em junho de 2001, no Japão. Atualmente, o carro é vendido em mais de 120 países e fabricado em 11 unidades localizadas no Japão (2), China (2), Taiwan, Tailândia, Malásia, Indonésia, Reino Unido, México e Brasil

Completamente redesenhado, o modelo tem atributos que agradam ao público mais exigente, como combinação de estilo e desempenho, aliados a uma alta tecnologia que ratifica o conceito “máximo para o homem, mínimo para a máquina”, em que há a maximização do espaço disponível para os ocupantes e a minimização do espaço necessário para os componentes mecânicos. O modelo será comercializado em quatro versões, todas com motor 1.5L i-VTec FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco velocidades e a nova CVT (Continuously Variable Transmission) geração Earth Dreams, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente da transmissão CVT. A previsão é de que o veículo comece a ser comercializado no início do próximo mês (maio/2014), com expectativa de vendas para o mercado interno de cinco mil unidades mensais.

O novo Fit 2015 inaugura uma nova identidade visual que será aplicada para os futuros lançamentos da Honda, com o conceito “Solid Wing Face” bem evidenciado na parte frontal dos veículos. O conceito se compõe basicamente do conjunto óptico e a grade frontal. O design do novo Honda Fit 2015 se tornou ainda mais sofisticado, moderno e dinâmico.

O Novo Fit oferece excelente ergonomia, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Os bancos foram projetados para garantir conforto e sofisticação. Compostos de uretano de baixa repulsão, mais densos e macios, dão uma sensação de aconchego e firmeza. Os encostos dos bancos dianteiros podem ser ajustados de forma rápida através de uma alavanca quando é necessário incliná-los, ficando sempre em posição confortável. Para o revestimento dos bancos foram adotadas padrões em tecido (DX, LX e EX) e couro (EXL), que conferem sofisticação e bom gosto.No Novo Honda Fit 2015, os assentos ultraversáteis que faziam parte do sistema ULT (Utility Long Tall) ganham uma nova forma de configuração, além das três já existentes na geração anterior. O modelo passa a contar com o sistema ULTRa-Seat, nas versões LX, EX e EXL , e contam com o novo modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.

Além disso, o interior do monovolume conta com espaços versáteis de armazenamento, com porta-luvas, porta-copos, porta-objetos, porta-revistas e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.

O Honda Fit 2015 ainda vem equipado com ar-condicionado, vidros verdes com filtro UV, travas e espelhos elétricos (LX, EX, EXL), entre outros itens.

O painel de instrumentos também foi redesenhado e apresenta uma interface avançada, possibilitando uma clara leitura de todas as informações que o motorista necessita, sem que ele precise desviar sua atenção da direção.Na versão EXL, um design diferenciado e com predominância da cor azul o torna ainda mais sofisticado e com um toque futurista. O conjunto é composto por tacômetro, indicador da posição da manopla (CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e parcial, consumo médio e instantâneo (em km/l) e medidor de combustível. A versão EXL ainda conta com indicador ecológico e indicador de consumo de combustível instantâneo. Nas demais versões, a iluminação azul é substituída pelo âmbar. (foto ao lado, painel de instrumentos da versão EXL).

Para as versões EX e EXL, o sistema de áudio 2DIN, é composto por Rádio AM/FM com um visor de LCD de 5” e Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), leitores de arquivos no formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB.  O sistema HFT (Hands-Free Telephone) posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação através da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. A versão LX dispõe de Rádio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o cabeamento para a instalação de sonorização.

 Sob o capô do monovolume também há novidades. Toda a linha conta agora com o motor 1.5L i-VTEC FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. O motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol. Foi otimizado com o aumento da taxa de compressão, comando de válvulas redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que aumenta o torque em baixas rotações e proporciona uma melhor dirigibilidade, aceleração e redução de consumo de combustível. A melhora de eficiência é perceptível quando analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à geração anterior: 17% nas versões CVT e 8% nas com transmissão manual.
  
A transmissão CVT (Continuously Variable Transmission) está disponível no modelo, agora na nova geração Earth Dreams. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a direção mais suave e ágil.

O compromisso da marca com a segurança também está evidente no novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, dotados de ABS, que evita o travamento das rodas para uma frenagem mais segura e eficaz. O modelo também conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as versões.

O Honda Fit 2015 também traz recursos antifurto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme (LX, EX e EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete nas versões EX e EXL), além de trava de segurança nas portas traseiras.

A linha conta com três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores:
Azul Netuno Metálico (novo)
Vermelho Rally Sólido
Preto Cristal Perolizado,
Cinza Barium Metálico (novo)
Cinza Iridium Metálico,
Prata Global Metálico
Branco Taffeta Sólido

Preços públicos sugeridos:
EXL CVT R$ 65.900
EX   CVT R$ 62.900
LX   CVT R$ 58.800
LX   MT   R$ 54.200
DX   CVT R$ 54.500
DX   MT   R$ 49.900
Os preços são referentes às versões com cores sólidas. As metálicas e perolizadas terão um acréscimo de R$ 990 no preço público sugerido.


F-Truck: Interlagos conduziu vencedores ao título em oito temporadas


A terceira das dez etapas da temporada de 2014 da Fórmula Truck será disputada em São Paulo (SP) no dia 18 de maio. O GP Petrobras, que contará pontos pelos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, consistirá na 17ª edição de um evento da categoria no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. A etapa paulista é a de maior público da competição no país, com média de mais de 60 mil torcedores por etapa desde 2001.Interlagos recebeu etapas da Truck em 16 das 18 temporadas completas já disputadas – as exceções ficaram por conta dos campeonatos de 2000 e de 2001. Em oito oportunidades, o vencedor da etapa paulista chegou ao título da temporada em questão. O paranaense Wellington Cirino, piloto da ABF-Santos Desenvolvimento, foi o único a comemorar duas vezes um título brasileiro com vitórias em Interlagos, nas temporadas de 2003 e de 2008.

O recordista de vitórias em Interlagos é Roberval Andrade. O paulista da Ticket Car Corinthians Motorsport venceu quatro edições, todas elas pilotando caminhões da Scania, em 2004, 2006, 2009 e 2010, único ano em que integrou a lista de campeões que obtiveram primeiros lugares na corrida em Interlagos. O primeiro nome desta relação é o do paranaense Osvaldo Drugovich Júnior, vitorioso na edição de 1997, ano do primeiro de seus dois títulos.

Cirino, em 2003, seria o segundo piloto a incluir uma vitória no traçado paulista na campanha para o título. O evento estatístico voltaria a acontecer em 2007, com o paulista Felipe Giaffone obtendo, com o Volkswagen da equipe RM, a primeira de suas 18 vitórias na Fórmula Truck, e em 2008, com o próprio Cirino, que festejou em Interlagos a primeira das quatro vitórias que o levaram ao tetracampeonato brasileiro, até hoje um recorde da categoria.

Em 2010, a etapa marcou a segunda das cinco vitórias de Andrade. Em 2011, a prova foi válida apenas pelo Sul-Americano – Giaffone, vencedor, foi o campeão. Leandro Totti ganhou a corrida de 2012 com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team – o paranaense já havia vencido em 2005, com o Ford da Londrina Truck Racing. Em 2013, o pernambucano Beto Monteiro triunfou com o caminhão da Scuderia Iveco e foi campeão brasileiro e sul-americano.O primeiro piloto vencedor da Fórmula Truck na pista de Interlagos foi o paulista Wagner França, com um Scania, em 1996. Em 1998, o paulista Renato Martins e o paranaense Sérgio Drugovich, ambos de Scania, conquistaram as vitórias nas duas baterias – Martins ficou com a vitória geral. Em 1999, os paranaenses Tiago Grison, com um Volvo, e Osvaldo Drugovich, com Scania, revezaram as vitórias. Grison venceu pela soma geral.

terça-feira, 29 de abril de 2014

BMW R 1200 RT: um novo padrão para a categoria Tourer.


Referência em qualidade e esportividade pelos aficionados por longas viagens, a BMW Motorrad, divisão de motocicletas do BMW Group, anuncia a nova versão de seu modelo tourer, a BMW R 1200 RT. Perfeita para quem gosta de viajar sobre duas rodas com estilo, exclusividade e muito conforto, a estradeira apresenta o pacote mais completo do mercado. Do design à tecnologia, passando pela incrível performance, nada foi esquecido pelos engenheiros da BMW na hora de projetar esta tourer definitiva, que já está disponível na rede de concessionárias.

A nova BMW R 1200 RT reúne todos os atributos indispensáveis para quem procura o melhor em uma estradeira. Além do visual único, seu design foi projetado para oferecer a máxima proteção aerodinâmica, incluindo um novo parabrisa, totalmente reformulado. As linhas agressivas e o porte grande do modelo impõem respeito na estrada, seu habitat natural, enquanto o chassi, o mesmo encontrado na R 1200 GS, oferece boa rigidez torcional para uma ciclística ágil em deslocamentos urbanos. Além disso, o ângulo de esterçamento de 36 graus em cada lado propicia uma excelente capacidade de manobras.

O conforto é uma marca registrada do modelo, que conseguiu melhorar ainda mais a ergonomia nesta nova versão. O triângulo formado pelas posições dos manetes, banco e pedaleiras reduziu em 20 mm, para facilitar o apoio do pé no chão, principalmente dos motociclistas de menor estatura. O farol traz a inovadora tecnologia led da BMW.

Além do farol alto e baixo, ainda conta com uma luz própria para melhorar a visibilidade do motociclista por outros motoristas, aumentando a segurança.O painel de instrumentos também está com seu visual renovado, com uma tela de 5.7 polegadas onde são mostrados todos os dados do computador de bordo, disponível de série no modelo. Além de mais bonito, o conjunto também garante uma boa visibilidade para o motociclista.

Tecnicamente, a nova R 1200 RT apresenta o que há de melhor em performance e segurança. Seu propulsor boxer de dois cilindros (1.170cc) e refrigeração mista ar/líquido é o mesmo modelo utilizado na R 1200 GS, já reconhecido pela sua robustez e alto desempenho. São 125hp de potência, com 12,7 kgfm de torque, valores que, combinados à relação versátil das engrenagens do câmbio de seis marchas (com relação final por eixo-cardã), resulta em uma motocicleta ao mesmo tempo rápida em trechos urbanos e eficiente e silenciosa nas rodovias.

Para rodar mais suave e segura, a suspensão traseira conta com o prestigiado sistema Dynamic ESA, semi-ativo, que regula os parâmetros de rigidez e carga de acordo com as dificuldades de aderência do terreno.No controle de todo o sistema de tração estão os modos de condução, que trabalham nos centros eletrônicos de resposta do motor, ajustes de suspensão e resposta do ABS (antitravamento das rodas) e ASC (controle de estabilidade):  „Rain“ (para dias chuvosos ou com pista escorregadia), „Road“ (tempo seco e boas condições de aderência) e „Dynamic“ (menor intervenção do ABS e comportamento mais esportivo).

Equipamentos de Série   
ABS,
Controle de tração ASC,
Modos de pilotagem,
Multicontrolador,
Cardã, parabrisa ajustável eletronicamente.


Opcionais do pacote local
Interface Bluetooth,
Sistema de áudio,
Software do rádio,
Pacote comfort,
Escapamento cromado,
Travamento central,
Controle de pressão dos pneus RDC,
Sistema de alarme anti-furto,
Tomada adicional,
Pacote Touring,
ESA Dinâmico,
Preparaçao para GPS,
Aquecimento de banco,
Piloto automático,
Pacote Dynamic,
Luz diurna,
Assist. partida em ladeira,
Farol PRO,
Riding Mode Pro,
Módulo controle motor Brasil,
Manual proprietário português (Brasil).

A BMW R 1200 RT tem dois anos de garantia e conta ainda com uma série de equipamentos opcionais pelas concessionárias BMW Motorrad. Já disponível na rede de concessionárias por R$ 89.900,00, pode ser adquirida nas cores metálicas Azul Quartzo, Cinza Callisto e Ébano.


Wagner Gonzalez em Conversa de Pista


Wagner Gonzalez


Enquanto prossegue seu julgamento na Alemanha, Bernie Ecclestone vê crescer o cerco à sua fortuna na Inglaterra. Vettel ganha carro novo para tentar vencer novamente e De Silvestro testa em Fiorano sonhando com presente de Natal

A vida de Bernie Ecclestone tem ficado mais animada a cada dia que passa e não necessariamente por causa do que ocorre nas pistas do Mundial de F-1. O julgamento do processo que envolve a propina paga ao alemão Gerhard Gribkowsky faz surgir possíveis resultados de investigações sobre a forma com que o bilionário cuida da sua fortuna. Os comentários mais recentes falam em dívidas com o fisco inglês supostamente superiores a £ 1 bilhão (cerca de R$ 3,76 bilhões) teriam sido quitadas com um pagamento de uma pequena fração desse valor. Além disso a imprensa inglesa explora o acordo financeiro resultante do seu divórcio com a croata Slavica Radić, que renderiam a ele entradas mensais de aproximadamente R$ 18.797.000,00.

Enquanto aguarda a segunda sessão do julgamento em Munique, quinta-feira, Ecclestone negou o possível acordo e mantém a calma e a fleuma que o caracterizam. As denúncias que vazaram na imprensa britânica são o resultado de nove anos de investigações do imposto de renda da Inglaterra sobre a estrutura fiscal dos seus negócios em torno da promoção e realização do Campeonato Mundial de F-1. Aos 83 anos de idade o dirigente poderá finalmente ser substituído no comando da categoria caso a Justiça alemã o declare culpado.  

Uma rachadura “mais fina que um fio de cabelo” no chassi usado por Sebastian Vettel foi apontada como possível causa para a performance abaixo do esperado que o alemão mostrou nas quatro primeiras provas do ano. A informação foi confirmada por Helmut Marko, um dos homens fortes da equipe Red Bull. Na comparação direta com seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, Vettel só tem mais pontos (33 a 24) por causa da desclassificação do australiano na corrida de Melbourne; caso contrário a situação seria 42 a 34…

Simona traz novos ares para a F-1
A possibilidade de Simona De Silvestro tornar-se a primeira mulher a disputar a F-1 regularmente desde a italiana Lella Lombardi (1975), está diretamente legada a ares mais frescos; o responsável por isso é o indiano radicado no Colorado (EUA) Imran Safiulla. Publicitário e marqueteiro, foi ele quem conseguiu junto a empresas ligadas a empresas de energia limpa o apoio necessário para o programa de desenvolvimento da suíça de 26 anos que, semana passada, fez dois dias de treinos na pista da Ferrari, em Fiorano.

O projeto de De Silvestro parece bastante sólido e pode ganhar corpo com a atual geração de motores usados na F-1, cuja propulsão mistura métodos de combustão interna com recuperadores térmicos e dinâmicos. Ironicamente estas características são pouco ou nada promovidas pela categoria, ainda que os fabricantes das unidades de potência que aparecem no grid (Fiat-Ferrari, Mercedes-Benz, Renault e – a partir de 2015 -, Honda) tenham enormes 

Nos dois dias de testes em Fiorano Simona De Silvestro completou o total de 180 voltas pelo circuito de 2.997 metros a bordo de um Sauber C31, carro usado na temporada de 2013, o que permite testar praticamente sem limites. Na qualidade de piloto-afiliado ao time suíço ela não deverá participar dos treinos livres matinais de cada GP, mas a seriedade de seu programa e os resultados consistentes que ela demonstrou dão credibilidade à sua presença nos grids de 2015, particularmente se  Imran Safiulla continuar obtendo o necessário apoio financeiro para tal. A suíça volta a testar entre 25 e 27 de junho em Valência, na Espanha, o que garante a ela a condição de maior quilometragem de preparação para um novato de F-1.

Penalizações em Brasília
O tocantinense Felipe Fraga continua embaralhando as cartas da Stock Car brasileira, desta vez no autódromo de Brasília. Mais jovem vencedor da categoria ao conquistar o primeiro lugar na abertura da temporada, em Interlagos, sábado passado ele tornou-se também o mais jovem piloto a obter a pole position da categoria, que completou 35 anos de existência na semana passada. Depois de liderar boa parte da prova principal, Fraga perdeu várias posições em consequência de um pit stop mais demorado – algo que consolida o fato do autódromo de Brasília não ser adequado a esta prática –, e cruzou a linha de chegada na 10ª posição, à frente do experiente Thiago Camilo, um dos pilotos mais rápidos da categoria. Na disputa pela pole position da segunda prova (quando os 10 primeiros largam em posições invertidas), acabou penalizado em 20 segundos por não dar espaço ao paulista, mas não se intimidou frente às críticas sobre sua atitude.

“Será que acharam que iria deixar o cara passar na última volta? Não esperem um tapete vermelho na próxima vez...”, declarou Fraga ao alinhar para a corrida seguinte. Penalizado em 20 segundos, na segunda bateria Felipe largou em 15° e terminou em 9°, enquanto Camilo venceu a prova. A primeira corrida foi vencida por Átila Abreu, que dominou após a janela compulsória de pit stops; como é comum na pista brasiliense o consumo de combustível e o desgaste dos pneus provocaram desistências. Valdeno Brito segue liderando o certame, que prossegue dia 1° de junho com a reinauguração do Autódromo de Goiânia.

Os resultados de Brasília foram: Corrida 1: 1) Átila Abreu (Mobil Super Racing), 40 voltas em 41m46s139; 2) Raphael Matos (Hot Car Competições), a 2s051; 3) Luciano Burti (Vogel Motorsport), a 3s994; 4) Max Wilson (Eurofarma RC), a 6s137; 5) Ricardo Zonta (RZ Motorsport), a 6s917; 6) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 8s775; 7) Valdeno Brito (Shell Racing), a 10s817; 8) Denis Navarro (Voxx Racing Team), a 12s614; 9) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team),  a 14s872; 10) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 16s227. Corrida 2: 1. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 20 voltas em 21m17s764; 2) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), a 0s322; 3) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 4s532; 4) Rubens Barrichello (Full Time Competições), a 5s299; 5) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 5s467; 6) Popó Bueno (Shell Racing), a 7s426; 7) Tuka Rocha (RZ Motorsport), a 8s766; 8) Diego Nunes (C2 Team), a 9s027; 9) Felipe Fraga (Vogel Motorsport), a 10s491; 10) Lucas Foresti (RC3 Bassani), a 13s578. Posições no campeonato: 1) Valdeno Brito, 52 pontos; 2) Marcos Gomes, 50; 3) Sergio Jimenez, 49; 4) Cacá Bueno, 44; 5) Átila Abreu, 39; 6) Daniel Serra, 38; 7) Júlio Campos, 37; 8. Raphael Matos, 34; 9) Ricardo Zonta e Tuka Rocha, 30.

Correndo da chuva
Chuvas e ventos atrasaram e encurtaram a etapa disputada domingo no Barber Motorsport park, em Birmingham, Alabama; a prova terminou sob bandeira amarela e com dobradinha da equipe Andretti, Ryan Hunter-Heay liderando Marco Andretti; você pode ver um resumo da prova clicando aqui. Dos brasileiros inscritos na prova o melhor foi Tony Kanaan, que terminou em nono lugar, dez posições à frente de Hélio Castro Neves. O resultado da prova foi este: 1) Ryan Hunter-Reay, Andretti/Honda, 1h40m43s3337s; 2) Marco Andretti, Andretti/Honda, a 1s0364; 3) Scott Dixon, Ganassi/Chevy, a 1s4286; 4) Simon Pagenaud, Schmidt/Honda, a 2s4350; 5) Will Power, Penske/Chevy, a 3s1559. Todos os pilotos usam chassi Dallara. No campeonato Power lidera com 125 pontos, seguido por Hunter Heay (107) e Pagenaud (92). A próxima etapa, as 500 milhas de Indianapolis, será disputada dia 10 de maio.

Toyota no WEC
Após a dobradinha nas Seis Horas de Silverstone a equipe Toyota se prepara com atenção redobrada para as Seis Horas de Spa, que acontecem neste fim de semana no clássico circuito na região das Ardennes. Mais do que a liderança no Campeonato Mundial de Resistência (WEC), a proximidade do circuito com a sede europeia da equipe japonesa (situada em Colônia, Alemanha, a cerca de 120 km) será usada para manter o pessoal dessa unidade ainda mais motivado, como explica o líder da operação Yoshiaki Kinoshita:
“Tal qual a etapa de Fuji, correr em Spa é como competir em casa para nós e uma boa apresentação é importante para todos os nossos fãs e funcionários que estarão nos apoiando. Dito isso, é preciso lembrar que a corrida deste fim de semana é mais uma corrida e por isso precisamos dar tudo para conseguir o melhor desempenho e continuar o sucesso do início da temporada.”

Nissan contrata Heidfeld
Enquanto isso a Nissan anunciou a contratação do alemão Nick Heidfeld para disputar as 24 Horas de Nurburgring dividindo um dos dois modelos GT-R Nismo GT3 que a marca inscreverá na clássica competição marcada para junho. Heidfeld, que entre 2000 e 2011 disputou 183 GPs por cinco equipes diferentes, é um dos pilotos responsáveis pela seleção dos pilotos que participam da Nissan Academy.

Truck altera calendário
A reforma do autódromo de Brasília, que poderá ser incluído no calendário 2015 da F-Indy, levou os organizadores da F-Truck a inverter as datas das etapas previstas para esse traçado e o de Goiânia. Desta forma, a capital federal recebe os brutos no dia 8 de junho e a temporada da categoria termina na capital goiana no dia 7 de dezembro.



Marcas e F3 Brasil desembarcam em Brasília neste final de semana


Uma semana após a Stock Car disputar uma rodada dupla em Brasília, a Copa Petrobras de Marcas e a Fórmula 3 desembarcam na Capital Federal para mais um final de semana de velocidade. A Copa Petrobras disputa a segunda rodada dupla de 2014, com duas corridas no domingo. O líder do campeonato é Denis Navarro (36 pontos), seguido por Ricardo Maurício (33), Felipe Gama (32), Thiago Marques (32) e o brasiliense Vitor Meira (31).



Já a F3 terá a terceira rodada do ano e tem Pedro Piquet na liderança do campeonato da F3 A, com quatro vitórias em quatro provas. Filho do tricampeão Mundial de Fórmula 1, Pedro disputará sua primeira corrida em sua cidade natal. Na F3 Light, que corre no mesmo grid da F3 A, a liderança é de Vitor Baptista.



Veja a programação do final de semana:

Sábado (3/05):
08h20 - 08h30 - Briefing de Imprensa 
08h40 - 08h50 - Shake Down Copa Petrobras de Marcas 
09h00 - 09h40 - 1o Treino Livre F3 Brasil 
09h50 - 10h35 - 1o Treino (Grupo A) Copa Petrobras de Marcas 
10h45 - 11h30 - 1o Treino (Grupo B) Copa Petrobras de Marcas 
11h40 - 12h20 - 2o Treino Livre F3 Brasil 
12h30 - 13h15 - 2o Treino (Grupo A) Copa Petrobras de Marcas 
13h25 - 14h10 - 2o Treino (Grupo B) Copa Petrobras de Marcas 
14h20 - 14h40 - Classificação F3 Brasil 
16h10 - 16h20 - Classificação Copa Petrobras de Marcas 

Corrida 1 F3 Brasil:
16h55 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta) 


Domingo (4/05):
Corrida 1 - Copa Petrobras de Marcas
09h30 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)

Corrida 2 - F3 Brasil
10h45 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)

Corrida 2 - Copa Petrobras de Marcas
12h47 - Largada (30 minutos de prova + 1 volta)

Nissan desenvolve o primeiro protótipo de carro "autolimpante"


A limpeza de um carro pode ser uma tarefa árdua e de alto custo. Para resolver este problema, a Nissan deu início, na Europa, a testes com uma tinta cuja tecnologia inovadora repele lama, chuva e a sujeira diária dos carros. Ou seja: os motoristas podem não precisar mais lavar seus carros.A engenhosa tinta super hidrofóbica e oleofóbica, que repele líquidos e óleos, foi aplicada no Nissan Note lançado na Europa para criar o primeiro carro do mundo que pode ser considerado "autolimpante".Para avaliar a eficácia real da tinta e seu potencial de mercado, engenheiros do Centro Técnico da Nissan Europa testarão o Note "autolimpante" pelos próximos meses em uma variedade de condições.


A Nissan é a primeira fabricante de automóveis a aplicar a tecnologia, chamada Ultra-Ever Dry®, na carroceria de um carro. Ao aplicar uma camada protetora de ar entre a pintura e o ambiente, a tecnologia efetivamente impede água e a sujeira de criarem marcas na superfície do automóvel.Até agora, o revestimento, que está sendo comercializado e vendido pela Ultratech International Inc®, tem respondido bem aos casos de uso comum, incluindo chuva, spray, geada, granizo e água parada. Embora atualmente não haja planos para que a tecnologia seja aplicada ao modelo em série, a Nissan vai continuar a considerar a tecnologia de revestimento como uma opção para o futuro.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

JAGUAR TERÁ BRUNO SENNA E MARTIN BRUNDLE JUNTOS NA MILLE MIGLIA 2014


A Jaguar, marca britânica de veículos de luxo e esportividade, marcará presença em grande estilo na edição 2014 da Mille Miglia. 

A tradicional competição do automobilismo mundial acontecerá de 15 a 18 de maio.Para percorrer o difícil percurso de 1.600 quilômetros de Roma até Brescia, e depois de volta a Roma, a Jaguar selecionou os mais emblemáticos e históricos modelos já produzidos nos mais de 70 anos da marca. Veículos como o XK, C-Type e E-Type serão conduzidos por grandes nomes do automobilismo mundial, como os pilotos Bruno Senna e o experiente Martin Brundle, ambos com participação da Fórmula 1.Ambos terão em suas mãos o penúltimo exemplar produzido do lendário Jaguar D-Type de “nariz longo”, registrado com o númer 393 RW como forma de celebrar os 60 anos do modelo, produzido em 1954.

O público também terá a oportunidade de ver nos cockpits desses veículos personalidades como o apresentador e entusiasta da Jaguar, Jay Leno, ícone do entretenimento norte-americano, a cantora Amy MacDonald e o ator David Blakeley, além de outros nomes famosos do mundo da moda, música e cinema.


Toda a cobertura da Mille Miglia poderá ser acompanhada nos canais da Jaguar no Facebook facebook.com/JaguarBrasilOficial. Além disso, todos os pilotos e personalidades que conduzirão os modelos Jaguar durante a competição, irão publicar fotos e textos em tempo real em seus perfis no Twitter.

Siga a Mille Miglia pelos perfis:

Piloto

Perfil no Twitter

Jay Leno

@LenosGarage                

Martin Brundle

@MBrundleF1                  

Bruno Senna

@BSenna                        

Jodie Kidd

@RealJodieKidd              

David Blakeley

@daveblakeley               

Amy Macdonald

@Amy_Macdonald          

Milow

@milow                            

Elliot Gleave (Example)

@example

Erin Gleave

@Erin_McNaught            

Brian Johnson

@BrianJohnson