quarta-feira, 4 de março de 2015

Porsche 911 GT3 RS: o carro de corridas para as pistas do circuito e a direção do dia a dia

Com o novo 911 GT3 RS, a Porsche está mais uma vez rompendo a barreira entre os carros esportivos e os carros de corrida. Ele vem equipado com o maior grau de tecnologia automobilística atualmente possível em um 911 de rua que pode ser usado para a direção do dia a dia. Modificações abrangentes ao seu sistema de direção, aerodinâmica e desenho de baixo peso realçam o desempenho, ainda mais que no 911 GT3. 

Com um tempo de volta de sete minutos e 20 segundos, o novo 911 GT3 RS bate até mesmo o recorde histórico do supercarro esportivo Carrera GT de um pouco menos de sete minutos e 29 segundos na volta norte do circuito de Nürburgring. Isto mais uma vez qualifica o carro esportivo de alto desempenho como o padrão a ser seguido em sua categoria, já desde seu lançamento. O 911 GT3 RS está comemorando seu lançamento mundial na Exposição Internacional de Automóveis de Genebra de 2015.

Conhecimentos especializados em automobilismo são a razão deste desempenho de categoria superior. O 911 GT3 RS é acionado por um motor de quatro litros e seis cilindros com 500 cv (368 kW) de potência e 460 Newton-metros de torque, combinado com uma transmissão PDK especialmente desenvolvida. O motor, que tem o maior número de cilindradas e a maior potência entre todos os motores de aspiração natural com injeção automática de combustível da família do 911, acelera o carro esportivo de alto desempenho de zero a 100 km/h em 3,3 segundos e a 200 km/h em 10,9 segundos. O consumo de combustível combinado de acordo com o Novo Ciclo de Direção Europeu é de 7,9 km/l. 

Funções como o desengate da marcha por meio da “alavanca em neutro”, que é comparável a pressionar a embreagem em uma caixa de câmbio manual tradicional e a limitação da velocidade pelo botão “Pit Speed” foram adaptadas especialmente para serem usadas no automobilismo. Elas oferecem aos pilotos mais liberdade em termos de dinâmica de direção, enquanto também lhes prestam mais assistência quando estão dirigindo em um circuito de corridas.

O 911 GT3 RS é uma obra prima de desenho de baixo peso inteligente. Pela primeira vez, o teto é feito de magnésio; fibra de carbono é utilizada para o capô e a tampa do porta-malas e outros componentes de baixo peso são feitos de materiais alternativos. Isso faz com que a versão RS tenha aproximadamente dez quilos a menos de peso que o 911 GT3. Além disso, o teto de baixo peso rebaixa o centro de gravidade do carro, que melhora sua excelente dinâmica lateral. 

A carroceria vem do 911 Turbo, e isso representa seu quase status de carro de corrida com seus acessórios aerodinâmicos específicos do RS. Tanto a aba do spoiler dianteiro, que quase toca o chão, como a grande asa traseira reforçam seu visual dominador. 

Um recesso de 30 centímetros de largura atravessa a parte central do capô de polímero reforçado por fibra de carbono e o teto de magnésio. Esta característica é uma referência estilística ao recesso na tampa do porta-malas dos modelos 911 clássicos com motores refrigerados a ar, e hoje ela identifica os dois maiores componentes de baixo peso do 911 GT3 RS. Outra característica são as aberturas de ar diferenciadas nos arcos das rodas dianteiras que alcançam a parte superior das asas, da mesma maneira que nos carros esportivos puro-sangue. Elas aumentam a força vertical descendente no eixo dianteiro. 

O chassi do 911 GT3 RS foi sintonizado para oferecer dinâmica de direção e precisão máximas. Esterçamento no eixo traseiro e a tecnologia de vetoramento Porsche Torque Vectoring Plus com bloqueio do diferencial no eixo traseiro integralmente variável aumentam a agilidade e a dinâmica e o trilho dianteiro e traseiro mais largos proporcionam uma estabilidade contra rolagem ainda melhor que a do 911 GT3. Além disso, o 911 GT3 RS vem de fábrica com os pneus mais largos entre todas as versões do 911. O resultado: um esterçamento ainda mais ágil e velocidades de curva ainda maiores. 

O desenho do interior do 911 GT3 RS com elementos em Alcântara se baseia no atual 911 GT3. Uma das principais novas características são os assentos esportivos integrais, que se baseiam nos assentos esportivos de carbono do 918 Spyder. Outras funções que vêm de fábrica são o pacote Club Sport Package com gaiola contra rolagem parafusada por trás dos bancos dianteiros, preparo para receber uma chave geral de bateria e arnês de segurança de seis pontos fornecido em separado para o piloto e extintor de incêndio com suporte de fixação. O pacote Sport Chrono opcional conta com o aplicativo Porsche Track Precision para smartphone, além de seus cronógrafos integrados. O aplicativo Track Precision pode ser utilizado para medir automaticamente os tempos de volta através de GPS e registrar em um smartphone os dados relacionados a muitos parâmetros de direção como, por exemplo, velocidade do veículo e aceleração lateral, como também aceleração e desaceleração na direção em que se está dirigindo. Ele administra estes dados e permite que os pilotos os compartilhem e os comparem com os outros pilotos.

O 911 GT3 RS pode ser encomendado agora e estará disponível na América Latina e no Caribe a partir do mês de junho Entre em contato com seu representante da Porsche local para obter informações sobre preço. 

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