Ameaças em
Montreal não fizeram Hamilton tremer
Wagner Gonzalez |
Uma saída de pista nos treinos e um ataque genérico na corrida não atrapalharam o fim de semana de Lewis Hamilton, que conseguiu sua quarta vitória na temporada. Vettel e Massa brilharam ao alinhar no fundo do grid e terminar em quinto e sexto lugares, respectivamente. Na F-E, Nélson Piquet Jr. e Lucas Di Grassi fizeram dobradinha em Moscou, cuja temporada termina com rodada dupla, em Londres.
Sol e chuva na ilha de Quebec
A chuva que marcou parte dos treinos para o GP do Canadá
ameaçou diluir o favoritismo da equipe Mercedes, mas, terminado o fim de semana
a equipe alemã pode comemorar a quarta dobradinha da temporada em um pódio que,
apesar disso, teve novidade. Este detalhe ficou por conta de Valteri Bottas, o
finlandês cada vez mais valorizado no mercado de pilotos, onde conquista
pacientemente seu visto para emigrar aos Estados Unidos de Maranello. A turma
de Baden-Württemberg andou lá tomando seus sustinhos: Lewis Hamilton bateu
durante um treino livre sob chuva e Nico Rosberg resmungou ao final da Q3 que
sua classificação “foi um lixo”. No domingo, porém, tudo voltou ao normal e o
alemão não demonstrou mais que um leve ímpeto para tentar a liderança, onde o
inglês seguiu supremo.
Já
nos boxes ao lado e um pouco mais para baixo, a tranqüilidade e a calma saíram
de mãos dadas para um passeio de domingo no parque. Além de ser o primeiro
intruso em um reino nesta temporada exclusivo de Mercedes e Ferrari, Valtteri
Bottas pôs carvão na churrasqueira com uma involuntária ajuda de seu
conterrâneo Kimi Räikkönen: na busca pelo terceiro lugar o Iceman rodou na
curva mais fechada do traçado e acabou escutando da direção da Ferrari poucas e
nada boas.
O erro repercutiu ainda mais: Sergio Marcchione, atual chefe
e homem forte da Fiat Chrysler Automobiles (FCA, fabricante dos veículos
Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep, RAM, Alfa Romeo… e Ferrari) estava presente
em Montreal e não gostou de ver um possível terceiro lugar escapar quando
Räikkönen deixou a aceleração passar do ponto, ainda mais que Sebastian Vettel
mostrou que tem a mão para fazer limonada de um limão. O tedesco largou no
chamado pelotão do SUS e terminou em quinto. Na hora dos 10% da conta desse
almoço fico claro que está cada vez mais próximo o dia que os finlandeses terão
um novo representante na comuna de Modena.
Tal qual Vettel, Felipe Massa também amargou um problema de
motor na prova de classificação, algo grave o suficiente para sequer permitir
que ele chegasse à Q2, onde são definidas as 15 primeiras posições de largada.
Com uma atuação superior à sua média, Massa mostrou um espírito combativo,
aguerrido e praticamente impecável para o que possa ter sido sua melhor
apresentação da temporada.
No
paddock, indiferente a tudo isso, as equipes praticamente afastaram a
possibilidade de que as paradas para reabastecimento voltem a fazer parte das
corridas de F-1 e, não muito tempo depois disso, levaram bronca de Bernie
Ecclestone. Para o octogenário mandatário as equipes se reúnem para discutir
muito e resolver pouco ou nada, e por isso deveria ser extinto o grupo
estratégico supostamente criado para definir novas regras e caminhos.
Como que a
comprovar tal raciocínio, a Ferrari, ainda longe de oferecer resistência à
Mercedes, muito menos disputar vitórias, já expressou que o reabastecimento
seria inútil, e Helmut Marko, em nova demonstração de visão de desconjunto,
acusou o domínio da Mercedes pelas fracas vendas de ingressos para o GP da
Áustria, próxima etapa do Mundial de F-1.
Cenário
nada mau para uma categoria que vive uma crise econômica de grandes proporções,
envereda por regulamentos cada vez mais restritivos e produz espetáculos mais e
mais distantes de um público que pouco se renova por causa das dificuldades em
acompanhar mais de perto o que já foi considerado a maior atração do esporte
automobilístico. Cerise
(glaçage, peut être…) sur le gateau, a Renault continua em cima do muro
que divide o presente do seu futuro na categoria: não sabe se continua
fornecendo motores, compra uma equipe ou dá adeus e vai embora.
Veja o resultado completo do
GP do Canadá.
Piquet
Jr vence na F-E e estréia na Indy Lights
Com
a vitória no E-Prix de Moscou, sábado passado (6), Nélson Piquet Jr. ampliou
sua liderança no campeonato mundial da categoria, que termina no final do mês
com uma rodada dupla em Londres. Sébastien Buemi terminou a prova em segundo,
mas foi penalizado e caiu para nono, o que permitiu a Lucas Di Grassi se manter
mais próximo do rival compatriota. Caso um deles conquiste o título, será a
primeira conquista brasileira de um título da FIA desde que a dupla Reinaldo
Varela/Gustavo Gugelmin venceu a Copa do Mundo de Rally Cross Country, em 2012.
No próximo fim de
semana Piquet Jr. estréia na categoria Indy Lights ao substituir Max Chilton.
Resultados
de Moscou:
1) Nelson Piquet
Jr; 2) Lucas di Grassi; 3) Nick Heidfeld; 4) Jean-Eric Vergne; 5) Daniel Abt.
Campeonato: 1) Piquet Jr, 128 pontos; 2) Di Grassi, 111; 3) Buemi, 105; 4)
Prost, 82; 5) D’ Ambrosio, 77.
México deve entrar
na temporada 2015/16, Brasil pode ser incluído
A primeira
temporada da F-E, a categoria dedicada a carros elétricos, ainda tem uma rodada
dupla pela frente e o calendário da safra 2015/2016 já está prestes a ser
anunciado. A maior novidade é o aumento de 12 para 14 etapas, talvez 15, sendo
que México e um país árabe são os candidatos mais fortes para preencher essas
datas. Paris também tem chances, mas a negociação ainda não está nos
finalmentes. O Brasil corre por fora e tenta recuperar a data que já foi dada
ao Rio de Janeiro e cancelada posteriormente. Florianópolis e Salvador seriam
as cidades que negociam com o espanhol Alejandro Agag, o bam-bam-bam da
novidade. No lado técnico, serão permitidas alterações no desenvolvimento do
trem de força, sendo que para a saison 2016/2017 as mudanças seriam as
baterias com mais quilowatts·hora de capacidade para aumentar a autonomia dos
carros.
A
dupla formada por Átila Abreu e Valdeno Brito conquistou o terceiro lugar na
corrida principal da etapa de Zolder (Bélgica), válida pelo Blancpain Sprint
Series. Os dois dividiram o BMW Z4 da equipe BMW Team Brasil, mantida pelo
empresário Antônio Hermann e chefiada por Washington Bezerra. Seus companheiros
Cacá Bueno e Sérgio Jimenez terminaram em quarto lugar. Três marcas ocuparam as
três primeiras posições: a Audi venceu com os belgas Robin Frijns e Launers
Vanthoor e a Bentley ficou em segundo com o francês Vincent Abril e o alemão
Maximilian Buhk. Além do pódio. o BMW Team Brasil também se destacou no Pit
Stop Challenge, onde os mecânicos fizeram o a parada no boxe mais eficiente da
prova. Com o terceiro lugar, Abreu e Brito ocupam o segundo lugar na
classificação da classe Sprint Series, com 41 pontos, contra 68 dos líderes
Frijns e Vanthoor e 34 de Stephane Richelmi e Stephane Ortelli (Audi).
WG
Nenhum comentário:
Postar um comentário