No
dia 2 de julho de 2005 começava no Brasil a competição Melhor Motorista de
Caminhão do Brasil (MMCB), que de forma pioneira ajudou a massificar por todo o
ciclo do transporte a importância da valorização da profissão de condutor de
caminhão e da consciência pela importância da capacitação. Desde seu início, o
MMCB vem ajudando o transporte rodoviário de cargas a se tornar mais
profissional, seguro, eficiente e menos poluente.
Após cinco edições (2005, 2008, 2010, 2012 e 2014), a
Scania já recebeu quase 175 mil inscrições, realizou 91 etapas regionais e
ofereceu gratuitamente 38 mil horas de treinamento a profissionais de diversas
idades, bem como de variado tempo de experiência e de diferentes realidades
(tanto no aspecto sociocultural como no econômico) e de categoria (motorista
autônomo, agregado, empregado de transportadora, desempregado e instrutor). Os
candidatos são avaliados por testes teóricos e provas práticas.
Comemoração na rede Scania
Para celebrar os 10 anos do MMCB, durante os meses de
julho e agosto de 2015, quem visitar uma das 116 Casas Scania ganhará um pôster
comemorativo. Os motoristas que passarem com seu caminhão para avaliação (via
check-list) nas oficinas da rede receberão descontos especiais para realizar os
reparos identificados referentes a alguns itens de segurança, legislação e
economia de combustível.
História
A competição entre motoristas de caminhão que valoriza a
profissão, capacita o motorista para uma condução mais segura e eficiente
nasceu na Suécia. Em 2003, com objetivo de atrair o jovem para a profissão, a
Scania criou a competição, que foi realizada unicamente na Europa. Em 2005, a
ação foi expandida para outros mercados – Brasil, Argentina, África do Sul e
Taiwan. Foram inscritos 34 mil motoristas globalmente, 11 mil apenas no Brasil.
Na última edição, em 2014, 85 mil pessoas se inscreveram no mundo, das quais 65
mil do Brasil.
“O MMCB é uma competição mundial, mas adaptamos o
conceito para nossa realidade. Na primeira edição desbravamos um cenário
inédito para o mercado e transpusemos fronteiras culturais. Ao longo dos anos
fomos criando ou aumentando a consciência da importância da capacitação para os
motoristas e massificando a valorização da profissão na sociedade e demais
públicos”, afirma Rodrigo Machado, coordenador da competição Melhor Motorista
de Caminhão do Brasil (MMCB). “Comemorar esses 10 anos significa uma soma de
vários sentimentos – alegria, satisfação, orgulho – e o desejo de ambicionar
mais e mais. Ainda temos muito a fazer.”
Machado relembra alguns casos marcantes da competição.
“Houve campeão que estava desempregado quando se inscreveu, arrumou emprego e
hoje já tem dois caminhões. Virou empresário. Houve competidor que treinou pelo
computador, pois estava afastado. Finalista que foi reconhecido pela empresa e
virou instrutor e palestrante. Além de relatos de mudanças sociais,
profissionais e de hábitos de milhares de motoristas.”
O trabalho do MMCB tem o objetivo de ser constante, pois
treinamento é o futuro da profissão de motorista. Apesar de mais de 60% das
cargas movimentadas no Brasil serem transportadas por caminhões, o setor carece
de profissionais qualificados. De acordo com a Fundação Adolpho Bósio de
Educação no Transporte (Fabet), os motoristas que passaram pelas três fases do
MMCB estão capacitados a reduzir em até 15% o consumo de combustível, em 40% as
trocas de marchas, em 50% o número de frenagens, além de economizar 10% dos
pneus. Outras estatísticas indicam que a conscientização pode diminuir em até
47% o índice de acidentes.
A Scania prioriza contribuir para o transporte
sustentável oferecendo soluções de transporte que reduzam emissões de CO2. Para
criar um ciclo sustentável consistente, a Scania acredita numa tríade formada
por veículo, motorista e serviços disponibilizados.
A evolução do MMCB
2005 – Primeira edição já teve apoio de
instituições como Sest-Senat, Polícia Rodoviária Federal e NTC&Logística.
Foram mais de 11 mil motoristas inscritos, 12 etapas e 12 finalistas. O campeão
foi Marco Simioni, de Concórdia (SC).
2008 – Aproximação com os frotistas para comprovar os
benefícios de conscientização, qualificação e valorização do profissional. Mais
de 21 mil condutores se inscreveram, houve 12 etapas regionais, 12 finalistas.
O vencedor foi Roberto Octaviani, de Oswaldo Cruz (SP).
2010 – Mais de 28 mil inscrições, 15
etapas regionais com 30 finalistas. O melhor dos 28 mil foi Fernando Pitanga,
de Salvador (BA).
2012 – Cada vez mais popular na cadeia de transportes. Novo
recorde de inscritos (47 mil) e maior número de apoiadores e patrocinadores. Na
grande final, após 12 etapas, um gaúcho com nome de poeta, Vinicius de Moraes,
de Sertão, venceu 23 oponentes.
2014 – Edição histórica: mais de 65
mil inscritos. Pela primeira vez, embarcadores se juntaram à ação como
parceiros. Todo o ciclo do transporte já está envolvido com o MMCB. Após 14
etapas regionais e 28 finalistas, outro gaúcho levou a melhor. Depois de
participar das finais de 2010 e 2012, Eliardo Locatelli, de Carazinho, realizou
o sonho de se tornar o campeão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário