Alta Roda nº843/193– 09/07/2015
Fernando Calmon |
No
primeiro semestre aconteceram algumas reviravoltas de peso nos 15 segmentos em
que a Coluna divide o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. A
primeira surpresa foi a dupla Onix/Prisma assumir a liderança e ser seguido de
perto por HB20 hatch e sedã. Interromperam uma longa série histórica
protagonizada por modelos da Volkswagen e da Fiat.
Gol e Voyage juntos estiveram à frente até o final do ano passado, mas caíram
para a quarta colocação ao fim deste primeiro semestre. Sem a soma de hatches e
sedãs, a dupla de hatches de gerações diferentes Palio/Palio Fire continua na
liderança alcançada pela primeira vez em 2014 e mantém a posição agora.
A chegada recente de quatro novos utilitários esporte compactos também
proporcionará mais mudanças. Em apenas três meses de vendas o HR-V avançou a
tal ponto que, por uma diferença de apenas 271 unidades, não desbancou a
liderança do EcoSport modelo, que criou e sempre dominou a categoria. Há nítida
tendência de essa onda de novos SUVs avançarem em participação de mercado. Foi
o único segmento que cresceu (5% em relação ao primeiro semestre do ano
passado). Outros desabaram até mais de 50%.
Também alcançaram a liderança em seus segmentos BMW Séries 5/6, Mercedes-Benz
Classe C e Porsches Boxster/Cayman.
O ranking da Coluna agrega hatches e sedãs da mesma família e igual distância
entre eixos, independentemente do nome do modelo. Sedãs com entre-eixos
diferentes são classificados à parte (Grand Siena, Logan, Etios, Jetta e
outros). A base é a do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Só
se citam modelos mais representativos do segmento. Dados compilados por Paulo
Garbossa, da ADK.
Compacto
Onix/Prisma, 12%; HB20 hatch/sedã, 10,4%; Palio/Fire/Siena, 9,6%; Gol/Voyage,
9,1%; Ka hatch/sedã, 8,5%; Uno, 5,8%; Fox, 5,7%; Sandero, 5,1%; Celta/Classic,
4,7%; up!, 3,7%; Fiesta hatch/sedã 3,6%; Grand Siena, 3%; Etios hatch 2,3%;
Logan, 2,2%; City, 2%; Cobalt, 1,7%; Etios sedã, 1,6%; March, 1,5%; C3/DS3,
(1,3%); Punto, 1,2%; Clio, 1,1%; 208, (1%). Onix/Prisma, líderes pela primeira
vez.
Médio-compacto
Corolla, 29%; Civic, 16%; Cruze hatch/sedã, 10,2%; Focus hatch/sedã, 10,1%;
Sentra, 6%; Golf, 5%; Jetta, 4%; A3 hatch/sedã, 3,5%; Fluence, 2,7%; C4
Lounge/DS4, (2,6%); Lancer, 1,9%; Bravo,1,5%; Peugeot 308, (1,3%). Corolla com
mais folga.
Médio-grande
Fusion, 29%; BMW Séries 3 e 4, (27%);
Mercedes C, 24%; Audi A4/S4, (4%). Fusion sob ameaça.
Grande
BMW Série 5/6, (37%); Mercedes E/CLS, 29%; Jaguar XF, 21%. BMW é novo líder.
Topo
Mercedes S, 50%; Panamera, 17%; BMW Série 7, 11%. Mercedes reassume a ponta.
Esporte
Boxster/Cayman, 25%; BMW Z4, (23%); Corvette, 13%. Porsche virou o jogo.
Utilitário esporte compacto
EcoSport, 25,5%; HR-V, 25,1; Duster, 24%. EcoSport deve perder a luta.
Utilitário esporte médio-compacto
Tucson/ix35, 39%; Sportage, 11%; Outlander, 10%. Líderes sem ameaças.
Utilitário esporte médio-grande
Hilux SW4, (40%); XC60, 11%; Sorento, 9%. Sem preocupações.
Utilitário esporte grande
Pajero Full/Dakar, 39%; Grand Cherokee, 17%; Edge, 11%. Pajeros consolidados.
Monovolume pequeno
Fit, 48%; Spin, 30%; Idea, 10%. Fit amplia.
Monovolume médio
J6, (40%); Mercedes B, 31%; Town&Country, 14%. Preço atraente explica.
Crossover
ASX, 48%, Range Rover Evoque, 23%; Freemont/Journey, 22%. Liderança tranquila.
Picape pequena
Strada, 54%; Saveiro, 32%; Montana, 14%. Strada não se abalou.
Picape média
S10, (31%); Hilux, 27%; Ranger, 15%. S10 ainda firme.
RODA VIVA
QUEDA de vendas no primeiro semestre em relação ao mesmo período de
2014 foi de 21% e parece ter atingido o fundo do poço, segundo a posição da
Anfavea. A Fenabrave, no entanto, ainda projeta o fechamento do ano com uma
contração de até 24% sobre 2014. Estoques de 51 dias em maio diminuíram para 47
dias em junho pelo forte encolhimento da produção em 18,5%.
FALTA de confiança é o principal fator depressivo do
mercado, pois inadimplência está em nível próximo ao mínimo histórico. Em 2015
devem ser vendidos no máximo 2,6 milhões de veículos. Significa recuo superior
a um milhão de unidades em dois anos. Para ter ideia do tombo, diferença
equivale ao mercado anual do México, segundo maior da América Latina.
ESTRATÉGIA interessante da Audi foi colocar motor
turbo 1,4 L de 150 cv no ano-modelo 2016 do Q3 alemão. Seu preço de entrada
parte de competitivos R$ 127.190, o mais baixo entre os SUVs premium. Já
reflete os ganhos da entrada em produção no Paraná, no início de 2016. Há
retoques externos, acabamento mais simples, porém sem desapontar em termos de
desempenho.
SUBARU confirma para o próximo mês a estreia de dois
modelos por R$ 147.900 (WRX) e R$ 194.900 (WRX STI) para alavancar a marca. É
impressionante a capacidade de aceleração e de vencer curvas com rapidez do STI
que, como todo Subaru, tem tração 4x4. Motor de 2,5 litros entrega 305 cv e 40
kgfm. Por enquanto, oferecido aqui apenas com câmbio manual de 6 marchas.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
www.twitter.com/fernandocalmon
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