O engenheiro da
Federal-Mogul, Fanio Scarel, considera a parte hidráulica a alma do sistema de
freios e, por isso, lembra que precisa ser tratada com prioridade antes da
viagem de férias. De acordo com Scarel, normalmente esquecido pelos motoristas
o sistema hidráulico de freios deve receber a mesma atenção dedicada ao
abastecimento do tanque, à pressão dos pneus e ao nível de óleo do motor e da
água do radiador.
Scarel explica
que o fluido é o responsável por transmitir a força aplicada ao pedal de freio
para que as pastilhas ou lonas pressionem o disco ou o tambor e reduzam a
velocidade do veículo. E que, sem a necessária eficiência, o sistema não
conseguirá frear no tempo e no espaço necessários. Outra função do fluido,
segundo Scarel, é promover a lubrificação interna do sistema.
O engenheiro
lembra ser fácil a inspeção do sistema hidráulico, por intermédio do
reservatório do fluído instalado no cofre do motor do veículo, com indicação do
nível mínimo que deve conter para garantir frenagem segura.
Troca de
fluido
O manual de
proprietário dos veículos indica o momento de substituição do fluido de freio.
Mas, independente das recomendações do fabricante, o engenheiro salienta que
deve ocorrer a cada 10.000 quilômetros. E ressalta a importância de obediência
às recomendações porque o fluido de freio tem validade e, pelo fato de ser
higroscópico (absorver a umidade do ar), pode ter as suas propriedades físicas
e químicas alteradas e empobrecidas, comprometendo a eficiência do sistema.
Outra advertência de Scarel: nível baixo do fluido significa que o sistema pode
estar com vazamento ou com desgaste do material de fricção (pastilhas e lonas
de freio)
Além do sistema
hidráulico, Fanio Scarel transmite a recomendação de atenção aos demais
componentes do conjunto de freio.
Desgaste das
pastilhas/lonas de freio – Com
inspeção visual ou aviso sonoro. Algumas pastilhas de freio têm um sensor de
desgaste elétrico ou mecânico que sinaliza o momento da troca.
Verificação
visual dos componentes - Molas
de retorno e retenção, alojamento das pastilhas e sapatas, buchas e componentes
de borracha. Borrachas e metais umedecidos por fluido de freio indicam
vazamento dos anéis ou dos retentores. Caso isto ocorra, é necessária a
substituição urgente do componente comprometido.
Altura ou
espaço percorrido pela alavanca de freio de mão. Longo curso da alavanca de freio de
estacionamento indica desgaste do material de fricção, posicionamento
irregular, falta ou inexistência de regulagem automática das sapatas ou quebra
de componentes do sistema traseiro.
Profundidade
de acionamento do pedal de freio. Caso o pedal apresente longo curso/espaço para acionamento dos
freios, indica a existência de algum problema, como desgaste de pastilhas ou
lonas, falta de regulagem das sapatas, ar no sistema hidráulico ou vazamento de
fluido.
Desvio
direcional do veiculo. Quando,
ao frear o veículo, existir qualquer desvio de direção (rodas puxando para os
lados) revela algum tipo de problema no sistema de freio ou nos componentes de
suspensão do veiculo.
Odor do
sistema de freio. Odor
exalado pelo sistema sinaliza possível irregularidade, como travamento ou
pastilhas ou lonas com dilatação. Com exceção de instalação recente do material
de fricção ou após os freios serem muito exigidos em situações adversas, como
em descida de serra, ladeiras ou exigido em alta velocidade.
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