O futuro da mobilidade está pronto para pegar a estrada e
percorrer longos trajetos. O Toyota Mirai, veículo movido a hidrogênio, quebra
recorde de distância e prova ter autonomia para atravessar mais de 500 km, com
zero emissão de gases poluentes, liberando na atmosfera nada mais do que água
em forma de vapor.
O modelo com tecnologia de célula de combustível a
hidrogênio está pronto para abrir a nova era de eficiência na mobilidade
urbana. Primeiro a ser produzido em escala comercial mundial, é movido por
energia elétrica, usando hidrogênio de sua célula e a captação de oxigênio da
atmosfera. Para o seu funcionamento, dentro da célula acontece a divisão do hidrogênio
em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se
une às células de hidrogênio, formando vapor d’água, que é eliminado pela
válvula de escape, sem emitir gases poluentes.
Desde a década de 90 a Toyota notou que a eletrificação
de veículos seria o grande salto tecnológico para o futuro e pode comprovar
isso acompanhando o desempenho do Mirai. O sedã de quatro portas oferece um
excelente consumo energético, além de permitir aos clientes desfrutarem da
experiência de qualidade, durabilidade e confiabilidade da marca.
Com o objetivo de fortalecer a tecnologia de célula
combustível a hidrogênio, a Toyota Motor Corporation, a Nissan e a Honda
anunciaram o acordo sobre incentivo ao desenvolvimento de infraestrutura de
postos de hidrogênio no Japão.
As montadoras fornecerão apoio financeiro para a criação
das estações de abastecimento e buscam formar uma rede que ofereça o melhor
serviço possível aos proprietários de veículos movidos a hidrogênio.
A parceria também visa a divulgação e conscientização
sobre importância do tema, a fim de encorajar outras companhias a participarem
do fornecimento desse combustível. O patrocínio financeiro será distribuído por
meio da Associação de Tecnologia e Pesquisa de Fornecimento e Utilização de
Hidrogênio (Research Association of Hydrogen Supply/Utilization Technology -
HySUT), a qual coordena ações de estímulo para a demanda de célula combustível
a hidrogênio. O projeto também recebe apoio do governo japonês.
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