sexta-feira, 10 de julho de 2015

ZF lança acionamentos híbridos plug-in e elétricos

Normas mais rigorosas de emissão de CO2, concorrência mais acirrada e maior pressão por custos, além de clientes com expectativas cada vez maiores, requerem amplos conhecimentos no campo dos acionamentos elétricos. 

A ZF oferece esse know-how com sua abordagem modular que atende a todos os requisitos de funcionalidade e demanda comercial das montadoras. 

Apresentada durante este mês na Alemanha, a linha de produtos ZF engloba todos os componentes de um driveline elétrico econômico, até mesmo os dispositivos de controle e a unidade eletrônica: desde os módulos híbridos individuais, passando pelos sistemas híbridosplug-in, até os conceitos totalmente elétricos, que abrangem um módulo de acionamento com potência de até 120 kW, localizado na posição central do eixo. Além disso, a barra de torção elétrica eTB (do inglês electricTwist Beam) que incorpora dois motores elétricos próximos às rodas em uma suspensão traseira semi-independente.

Para aceitação rápida e ampla nos mercados, os carros elétricos precisam ter, no mínimo, a mesma relação de rentabilidade e serem tão econômicos, potentes, confortáveis e capazes de rodar longas distâncias como os veículos equipados com motor de combustão ou tecnologia híbrida. Com o objetivo de acelerar esse desenvolvimento, a ZF lança dois conceitos inovadores ao mesmo tempo.

O primeiro inclui um módulo de acionamento posicionado no meio do eixo, com motor elétrico assíncrono de alto giro. O sistema totalmente integrado composto pelo motor elétrico, a transmissão de uma velocidade com o diferencial, a carcaça e o radiador, bem como a unidade eletrônica com software de controle, formam um conjunto extremamente compacto, o que resulta em um módulo de acionamento completo que pesa apenas 73 kg. O conceito de alto giro – que chega a 21 mil rotações por minuto – possibilita alcançar um desempenho de até 115 kW. 

O impressionante torque de 2.500 Nm do eixo do motor elétrico gera um torque máximo de saída de 200 Nm, partindo com o veículo parado. A ZF conseguiu superar os desafios das características de ruídos do conceito de alto giro por meio de uma transmissão de uma única marcha, projetada especialmente para essa aplicação: sua relação de transmissão de dois estágios elimina com grande eficiência todas as vibrações geradas.

A empresa continua a desenvolver esse sistema de acionamento com o objetivo de criar um kit modular para produção em série, voltado a diversas classes de veículos. Uma versão de menor desempenho demonstra o que é possível aplicar na prática: com potência de 90 kW, ela acelera o protótipo de um carro compacto de zero a 100 km/h em apenas 9 segundos, sem emissão de poluentes e praticamente sem ruídos.


Uma alternativa igualmente atrativa, sobretudo para veículos compactos e microcarros, é a barra de torção elétrica eTB que a ZF apresenta na versão otimizada em fase de protótipo. A inovação basicamente consiste em uma suspensão traseira semi-independente com uma unidade de acionamento compacta na roda direita e esquerda, composta por um motor elétrico e uma transmissão com uma carcaça leve de alumínio.

Atualmente, cada um dos dois motores tem uma potência de 40 kW. O conceito ainda oferece outras vantagens: a tecnologia Torque Vectoring distribui o torque de forma independente em cada roda diretamente pelos dois motores, além de economizar valioso espaço na instalação. Em comparação aos sistemas convencionais, o subframe e vários componentes do eixo são eliminados, o que proporciona às montadoras amplo espaço adicional na parte central do veículo.

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