O design inovador e diferenciado do Fiat Toro conquistou
seu primeiro prêmio internacional. O modelo recebeu o cobiçado selo Red Dot
Design Award , um dos mais tradicionais e importantes reconhecimentos da área
em todo o mundo, que tem a mesma importância para o segmento de design que o
Oscar para o cinema.
O Red Dot Award – Product Design é concedido desde 1955
aos melhores produtos do ano em todo o mundo, que se destacaram por seu design
inovador, de qualidade e funcional. Neste ano, foram cerca de 5 mil projetos,
de 54 países. Os vencedores em 31 categorias, que vão de artigo de moda a
eletrônicos e móveis, são escolhidos por um júri formado por 40 especialistas
em design de diversas áreas. Os projetos premiados são expostos nos museus da
Red Dot em Essen (Alemanha), Singapura e Taipé, além de serem apresentados no
site da instituição e no livro do ano da premiação.
O concurso é organizado pelo Design Zentrum Nordrheim
Westfalen, sediado em Essen e fundado em 1954. Um dos mais tradicionais e
relevantes centros do mundo, a instituição se dedica à pesquisa, difusão e
qualificação do design internacionalmente.
“É uma honra receber este conceituado prêmio com um
produto desenvolvido integralmente no Brasil e de grande importância para a FCA
na América Latina”, afirma Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center
Latam. O centro de design da FCA - Fiat Chrysler Automobiles para a América
Latina, instalado em Betim (MG), ganhou recentemente ainda mais importância na
estratégia do grupo ao deixar de fazer parte da estrutura de Engenharia e
passar a integrar uma organização específica, junto dos outros centros de
design do grupo na Ásia, Europa e Estados Unidos. Paralelamente, Fassbender,
passou a se reportar diretamente ao presidente da FCA para América Latina,
Stefan Ketter, e funcionalmente ao líder global de Design, Ralph Gilles.
“O selo Red Dot vem coroar este novo momento do Design
Center e atesta nossa excelência e capacidade para criarmos no Brasil produtos
de excelência global”, ressalta Fassbender. “Cada região tem suas
especificidades, como gosto, legislação e clima. Nós vamos reforçar nossa
atuação não só no Brasil, mas em toda a América Latina, para levar essas
características particulares ao desenvolvimento mundial de novos produtos, seja
aqui ou em outras regiões”, completa o executivo, destacando que sua equipe
participará da criação de qualquer modelo do grupo, independente da marca.
No projeto do Fiat Toro, o objetivo de Fassbender e sua
equipe foi repensar o conceito de picape e aliar agilidade, funcionalidade,
robustez e conforto em um mesmo veículo. O modelo ganhou linhas harmônicas que
reforçam a impressão de dinamismo, proteção e agilidade. Uma das marcas
registradas do Toro é seu “olhar”, formado por dois grupos óticos para
ressaltar a impressão de velocidade, elegância, força e suavidade. O equilíbrio
desse conjunto de características aparentemente antagônicas é reforçado pelas
cores e pelos acabamentos, que trazem modernidade e requinte ao modelo.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em Essen, no dia 4 de julho próximo, e reunirá cerca de 1,2 mil convidados de todo o mundo. Na ocasião, além de premiar as empresas vencedoras, os presentes poderão conferir de perto todos os projetos, que serão expostos no Red Dot Design Museum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário