sexta-feira, 8 de abril de 2016

FIAT TORO VENCE IMPORTANTE PRÊMIO INTERNACIONAL DE DESIGN

O design inovador e diferenciado do Fiat Toro conquistou seu primeiro prêmio internacional. O modelo recebeu o cobiçado selo Red Dot Design Award , um dos mais tradicionais e importantes reconhecimentos da área em todo o mundo, que tem a mesma importância para o segmento de design que o Oscar para o cinema.

O Red Dot Award – Product Design é concedido desde 1955 aos melhores produtos do ano em todo o mundo, que se destacaram por seu design inovador, de qualidade e funcional. Neste ano, foram cerca de 5 mil projetos, de 54 países. Os vencedores em 31 categorias, que vão de artigo de moda a eletrônicos e móveis, são escolhidos por um júri formado por 40 especialistas em design de diversas áreas. Os projetos premiados são expostos nos museus da Red Dot em Essen (Alemanha), Singapura e Taipé, além de serem apresentados no site da instituição e no livro do ano da premiação.

O concurso é organizado pelo Design Zentrum Nordrheim Westfalen, sediado em Essen e fundado em 1954. Um dos mais tradicionais e relevantes centros do mundo, a instituição se dedica à pesquisa, difusão e qualificação do design internacionalmente.

“É uma honra receber este conceituado prêmio com um produto desenvolvido integralmente no Brasil e de grande importância para a FCA na América Latina”, afirma Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam. O centro de design da FCA - Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina, instalado em Betim (MG), ganhou recentemente ainda mais importância na estratégia do grupo ao deixar de fazer parte da estrutura de Engenharia e passar a integrar uma organização específica, junto dos outros centros de design do grupo na Ásia, Europa e Estados Unidos. Paralelamente, Fassbender, passou a se reportar diretamente ao presidente da FCA para América Latina, Stefan Ketter, e funcionalmente ao líder global de Design, Ralph Gilles.

“O selo Red Dot vem coroar este novo momento do Design Center e atesta nossa excelência e capacidade para criarmos no Brasil produtos de excelência global”, ressalta Fassbender. “Cada região tem suas especificidades, como gosto, legislação e clima. Nós vamos reforçar nossa atuação não só no Brasil, mas em toda a América Latina, para levar essas características particulares ao desenvolvimento mundial de novos produtos, seja aqui ou em outras regiões”, completa o executivo, destacando que sua equipe participará da criação de qualquer modelo do grupo, independente da marca.

No projeto do Fiat Toro, o objetivo de Fassbender e sua equipe foi repensar o conceito de picape e aliar agilidade, funcionalidade, robustez e conforto em um mesmo veículo. O modelo ganhou linhas harmônicas que reforçam a impressão de dinamismo, proteção e agilidade. Uma das marcas registradas do Toro é seu “olhar”, formado por dois grupos óticos para ressaltar a impressão de velocidade, elegância, força e suavidade. O equilíbrio desse conjunto de características aparentemente antagônicas é reforçado pelas cores e pelos acabamentos, que trazem modernidade e requinte ao modelo.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em Essen, no dia 4 de julho próximo, e reunirá cerca de 1,2 mil convidados de todo o mundo. Na ocasião, além de premiar as empresas vencedoras, os presentes poderão conferir de perto todos os projetos, que serão expostos no Red Dot Design Museum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário