segunda-feira, 6 de junho de 2016

MARCOPOLO FECHA EXPORTAÇÃO DE 295 ÔNIBUS PARA GANA

imagens: Douglas de Souza Melo
A Marcopolo fechou acordo para o fornecimento de 295 novos veículos para Gana, na África. Este contrato é resultado de uma longa negociação e foi realizado em parceria com a Scania, renomada fabricante mundial de chassis. Os ônibus foram adquiridos pelo Ministério dos Transportes e serão utilizados no transporte urbano de passageiros de Accra, capital do país e, no transporte intermunicipal.

Segundo Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo, este é um importante negócio para a empresa. “O fornecimento representa um dos maiores volumes de vendas na exportação em um único pedido e é resultado das diversas ações da empresa em busca de novos negócios no exterior. O acordo envolveu várias rodadas de negociação no Brasil e no país africano. A atratividade da proposta da Marcopolo, tanto em produtos como em serviços de pós-vendas, foi fundamental para o fechamento do contrato. A produção dos ônibus já foi iniciada e será concluída neste ano. Estamos muito felizes em participar deste negócio, que contribuirá para a melhoria da mobilidade das pessoas em Gana”, afirma o executivo.

Dos 295 ônibus, 245 são do modelo Viale e serão utilizados no sistema BRT de Accra para o transporte urbano de passageiros. As outras 50 unidades são de três modelos de ônibus rodoviários (Paradiso 1200, Viaggio 1050 e Ideale) e serão utilizados em linhas entre as cidades. A nova frota tem como objetivo oferecer veículos modernos, seguros e confortáveis para melhorar a mobilidade urbana e interurbana do país.

O Marcopolo Viale BRT, com piso baixo, é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias motorização traseira com baixa emissão de gases poluentes e câmbio automático. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Com maior altura interna, permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.

A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam e produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são duas portas, poltronas City, monitores e sistema de monitoramento e gravação de imagens. O veículo utiliza chassi Scania k250 UB 4x2.      

Cinquenta unidades são de modelos rodoviários, sendo 20 do Paradiso 1200, 20 do Viaggio 1050 e dez unidades do Ideale. Os ônibus Paradiso 1200 e Viaggio 1050 contam com poltronas semileito, duas portas de acesso, sanitário no entre-eixos, monitores e câmeras para visualização externa do veículo. Os veículos possuem sistema de ar-condicionado, áudio individual e janelas laterais com vidros colados. 

De acordo com Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, os veículos possuem sinalização externa (Daytime Running em LED) e contam com interior ainda mais sofisticado, com regulagem automática da posição dos comandos satélites, além de novas poltronas. “Os modelos Paradiso e Viaggio são equipados com o sistema multiplex - montado na cabine do motorista, que auxilia no monitoramento dos equipamentos funcionais e facilita a localização de possíveis falhas no ônibus”.

Já o modelo Ideale possui poltronas executivas e duas portas de acesso. O modelo conta com painel de instrumentos com desenho ergonômico e moderno, sistema de saídas de ar para o motorista, além de fácil alcance aos comandos, propiciando maior conforto. Incorpora ainda um eficiente sistema de ventilação e desembaçamento do para-brisa, com quatro saídas direcionais e console com porta-objetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário