A versão mais potente do maior e mais versátil modelo
MINI, o John Cooper Works Countryman ALL4, já está disponível na rede de
concessionárias autorizadas da marca no Brasil, por R$ 213.950. Debaixo do capô
deste MINI encontra-se um motor de quatro cilindros turbo capa de entregar 231
cv de potência e 350 Nm de torque. Trata-se do motor mais potente já instalado
em um modelo da fabricante britânica e que combinado a um sistema de tração
integral ALL4 e uma construção robusta, eleva a experiência ao volante de um
MINI a um patamar totalmente novo quando o assunto é vivenciar sensações
extremas ao acelerar em uma pista fechada ou mesmo longe do asfalto.
O novo MINI John Cooper Works Countryman ALL4 vai do 0
(zero) aos 100 km/h em apenas 6,5 segundos, com auxílio de uma transmissão
automática esportiva Steptronic, de oito marchas. A velocidade máxima atinge
234 km/h. .
Esses
atributos são fruto de um pacote de melhorias baseado na expertise em competições e que englobam não somente o conjunto motriz e a
tração nas quatro rodas, mas também a suspensão esportiva, com rodas de liga
leve exclusivas de 18 polegadas, freios esportivos Brembo, componentes externos
para melhorar a aerodinâmica da carroceria, amplas entradas de ar que favorecem
a refrigeração, além de uma cabine desenvolvida especialmente para o modelo e
que está equipado com assentos esportivos John Cooper Works. Entre outras
tecnologias destacam-se o MINI Driving Modes, faróis Full LED Direcionais,
Comfort Access, sistema de áudio Hi Fi Harman/Kardon e MINI Connected XL.
A lista de equipamentos exclusivos também inclui itens
como ajuste eletrônico de amortecimento, ar-condicionado digital automático de
duas zonas, câmera de ré, direcionais, luzes de ambiência (MINI Excitment
Package), MINI Head Up Display, teto solar panorâmico e sistema de áudio
Harman-Kardon.
O bloco 2.0 litros, de quatro cilindros turbo, instalado
em posição transversal dianteira do evidencia ainda mais os atributos de performance inspirados em carros de
competição. O conjunto motriz é uma versão específica da tecnologia MINI
TwinPower Turbo dotada de sistema de turboalimentação, integrado a um coletor
de aço fundido, injeção eletrônica de combustível, sistema de controle de
válvulas totalmente variável (Valvetronic) e controle da árvore do comando de
válvulas também variável (Duplo Vanos).
O motor despeja seu torque
máximo de 350 Nm a partir de 1.450 rpm, permanecendo até 4.500 rpm. E seu pico
de potência de 231 cv surge de 5.000 a 6.200 rpm. Entre as peculiaridades deste
conjunto destacam-se pistões especiais, grande capacidade de refrigeração e
radiador adicional. Além disso, o sistema de escape esportivo impressiona tanto
pelo visual – graças às saídas duplas e cromadas – quanto pela acústica, apto a
fazer ecoar o som típico dos modelos John Cooper Works.
A transmissão automática esportiva Steptronic, de oito
marchas, oferece relações curtas de trocas e que podem ser feitas por meio da
alavanca tradicional ou de hastes situadas atrás do volante. O câmbio conta
também com a função Launch Control (Controle de Largada) para obter a menor
perda de aderência no momento da partida. A tração integral ALL4, por sua vez,
não garante apenas a melhor performance e dirigibilidade no asfalto, mas também
aumenta a estabilidade em situações adversas. Ela está acoplada ao controle
dinâmico de estabilidade (DSC), proporcionando respostas vigorosas, rápidas e
precisas em todas as situações em que o torque é distribuído entre as rodas
dianteiras e traseiras.
O sistema de suspensão conta com tecnologia capaz de
oferecer o máximo desempenho em situações extremas, pois harmoniza a alta
potência de saída do motor, a longa distância entre-eixos, a posição elevada em
relação ao solo e o baixo centro de gravidade. Aliado com a direção
Servotronic, o conjunto favorece a precisão em curvas e conforto em baixas
velocidades.
O sistema de freios, projetado pela fabricante
especializada Brembo, traz discos de pinça fixa e quatro pistões nas rodas
dianteiras. Elas chamam a atenção pela cor vermelha em destaque. A dosagem ideal de tração durante as acelerações, a
estabilidade e a agilidade em curvas, e a frenagem segura são garantidos pelo
sistema de controle de estabilidade dinâmica, e que está associado aos
controles de tração dinâmico (DTC), de bloqueio eletrônico do diferencial
(EDLC) e de Performance, para contornar curvas de forma eficiente em altas
velocidades. O modelo conta com rodas de liga leve de 19 polegadas John Cooper
Works Course Spoke, calçadas com pneus runflat.
As opções de cores externas disponíveis contam com oito
tonalidades diferentes, sendo uma básica (Cinza Moonwalk), quatro clássicas
(Branco Light, Preto Midnight, Verde British Racing e Vermelho Chili), duas
especiais (Azul Lapisluxury e Verde Rebel) e outras duas modernas (Cinza
Melting e Cinza Thunder). Além das tradicionais faixas pretas sobre o capô e
nas laterais, o teto pode vir em preto – neste caso combinado exclusivamente
com a cor Vermelho Chili – ou vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário