A DAF Trucks NV faz parceria com a VDL para lançar uma
primeira série de caminhões elétricos CF que entrarão em operação com seus
principais clientes no decorrer deste ano. Os veículos apresentam Tecnologia
E-Power de última geração da VDL, de zero emissões e ruído ultrabaixo. Os
modelos serão fabricados pela DAF e toda a instalação elétrica será concluída
pelo VDL Groep, em total colaboração entre ambas as empresas no segmento de
eletrificação de veículos comerciais.
“A DAF tem uma história marcante no desenvolvimento de
soluções inovadoras para atender às necessidades em constante evolução de
nossos clientes, e continuaremos a fornecer todas as opções de tecnologia
adequadas para garantir que tenham êxito”, declarou Preston Feight, presidente
da DAF Trucks.
Para produzir o caminhão CF Elétrico, a DAF faz parceria
com o VDL Groep, sediada em Eindhoven, na Holanda. A VDL é uma empresa líder em
tecnologia com muita experiência em eletrificação de veículos comerciais,
principalmente de ônibus para transporte público.
“A VDL se mostrou líder em ônibus totalmente elétricos
para transporte público, e já entregou centenas de ônibus elétricos para
operadoras de transporte púbico por toda a Europa”, disse Willem van der
Leegte, presidente da VDL Groep. “A parceria com a DAF nesse caminhão elétrico
é um desenvolvimento interessante e representa uma tremenda oportunidade para
duas empresas de tecnologia sediadas em Eindhoven liderarem o mundo dos
veículos comerciais”.
O caminhão CF Elétrico é um 4x2 desenvolvido para
aplicações em áreas urbanas com restrições de até 40 toneladas, nas quais os
semirreboques de eixo simples ou duplo são o padrão. O caminhão tem como base o
CF da DAF – “Caminhão Internacional do Ano em 2018” – e utiliza a avançada
Tecnologia E-Power da VDL para operação totalmente elétrica.
O motor elétrico
de 210 kW, o que equivale a 285 cv de potência, obtém sua energia do conjunto
de baterias de íon-lítio, com capacidade total de corrente de 170 kWh. O CF
Eletric tem autonomia de operação de, aproximadamente, 100 km, que é adequada
para aplicações na distribuição de grandes volumes. As baterias poderão ser
carregadas e m 30 minutos, ou poderá receber uma carga completa em 1,5 hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário