Quanto melhor a aerodinâmica de um carro elétrico, mais ele viaja: com
um coeficiente de arrasto de 0,28, o protótipo Audi e-tron atinge um excelente
resultado no segmento de SUVs. Esse valor é um fator decisivo na autonomia de
mais de 400 quilômetros no ciclo WLTP. Os espelhos externos virtuais são um
destaque do conceito de aerodinâmica do modelo totalmente elétrico.
Em frente ao rotor de baixo ruído medindo cerca de cinco metros de
diâmetro, o protótipo e-tron encara o olho do furacão. Na plataforma de teste
de aeroacústica do Wind Tunnel Center, em Ingolstadt, o túnel de vento mais
silencioso do mundo, os engenheiros da Audi otimizaram o arrasto e o ruído em
condições extremas. Ambos são cruciais para a eficiência e o conforto de um
carro. Com uma potência de 2,6 megawatts, o ventilador produz velocidades de
até 300 km/h. O veículo foi submetido a mais de 1.000 horas de testes no local.
O resultado: um coeficiente de arrasto de 0,28. Os clientes se
beneficiarão diretamente desse valor baixo, pois o arrasto contribui
decisivamente para a ampla autonomia de mais de 400 quilômetros no ciclo WLTP.
Um centésimo do valor do coeficiente de arrasto representa um alcance de cerca
de cinco quilômetros dirigindo em condições normais.
Em viagens longas, o arrasto constitui a principal resistência à
condução - muito mais importante do que a resistência ao rolamento e a inércia.
A energia que o carro precisa para superar essa resistência é perdida, por isso
que a boa aerodinâmica é tão importante. No tráfego urbano, no entanto, outros
fatores entram em jogo. Aqui um carro elétrico pode recuperar uma grande parte
da energia usada durante a frenagem, reduzindo assim a importância de sua
massa.
Para atingir o coeficiente de arrasto de 0,28, os engenheiros da Audi
desenvolveram uma ampla gama de medidas aerodinâmicas em todas as áreas da
carroceria. Algumas destas soluções técnicas são evidentes à primeira vista,
enquanto outras cumprem o seu objetivo discretamente. Graças a essas soluções,
o coeficiente de arrasto do e-tron é quase 0,07 menor o de um veículo
convencional de mesmo porte. Essa configuração aumenta a autonomia em cerca de
35 quilômetros por carga de bateria no ciclo WLTP.
Os espelhos retrovisores virtuais opcionais farão sua estréia mundial na
versão de produção do Audi e-tron. Eles são muito mais estreitos do que os
espelhos padrão e reduzem a largura do veículo em 15 centímetros. Graças à sua
forma, não só reduzem o arrasto, mas também diminuem consideravelmente o ruído
do vento. Cada um de seus suportes planos integra uma pequena câmera. As
imagens capturadas aparecem em displays de OLED na transição entre o painel de
instrumentos e a porta. Os espelhos retrovisores virtuais podem ser adaptados
para várias situações de condução, melhorando potencialmente a segurança. Três
visualizações estão disponíveis no sistema MMI - para a condução em estradas,
manobras e estacionamento.
Outro fator importante é a suspensão a ar padrão adaptativa – uma
suspensão pneumática com amortecimento ajustável. Em velocidades acima de 120
km/h, ela abaixa a carroceria em até 26 milímetros, reduzindo assim o arrasto.
A parte inferior do SUV elétrico é totalmente fechada; as áreas frontal e
traseira são totalmente revestidas. Sob o habitáculo, uma placa de alumínio
protege a bateria de alta voltagem contra danos por baixo, como pedras ou
buracos. Seus pontos de aparafusamento vêm com recortes em forma de tigela,
semelhantes às covinhas em uma bola de golfe. Eles deixam o fluxo de ar muito
melhor do que em uma superfície totalmente plana.

As entradas de ar laterais incorporam dutos adicionais, que são
claramente visíveis de fora, para os arcos das rodas. Eles canalizam a corrente
de ar para que ela passe pelo lado externo das rodas de 19 polegadas
aerodinamicamente padronizadas. Seu design é mais plano do que o de rodas
convencionais. Os pneus de tamanho 255/55 destacam-se pela sua resistência ao
rolamento ultrabaixo. Mesmo as paredes laterais dos pneus contribuem para o
design aerodinâmico - as inscrições são negativas em vez de em relevo.
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