sexta-feira, 29 de março de 2019

Volvo Car Brasil exibe pela primeira vez o Novo S60 no país


A Volvo Car Brasil fechará em grande estilo as atrações de sua loja conceito de veículos híbridos, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Entre esta quinta-feira (28) e domingo (31), a marca vai exibir a nova geração do sedã médio S60.

Os visitantes que passarem pela Plug-in Hybrid Concept Store poderão conhecer de perto o novo modelo premium da fabricante sueca, que estará exposto na versão Polestar, com motorização T8 híbrida plug-in.

O S60 T8 Polestar também marca a primeira aparição no Brasil de um veículo da divisão elétrica de performance da Volvo Cars, por meio do pacote de desempenho Polestar Engineered, que atua nas rodas, freios, suspensão e unidade de controle do motor, aumentando a potência combinada do veículo para incríveis 415 hp.

Apresentado mundialmente em outubro de 2018, o Novo S60 será o primeiro veículo Volvo sem uma oferta de motor diesel, destacando o compromisso pioneiro da fabricante sueca na indústria automotiva com a eletrificação de sua linha.

O sedã é produzido na mais nova fábrica da marca, em Charleston, na Carolina do Sul (EUA), nas motorizações a gasolina T5 (254 hp), T6 (320 hp) e híbridas T6 (340 hp), T8 (407 hp) e T8 Polestar. A chegada do novo sedã premium está prevista para o segundo semestre deste ano, mas ainda não foram confirmadas as versões e preços disponíveis no Brasil.

Além do sedã médio S60, a Volvo Car Brasil apresenta aos visitantes de sua loja no JK Iguatemi sua gama de carros híbridos disponíveis no Brasil, formada pelos utilitários esportivos XC60 e XC90, além do sedã S90.

A Plug-In Hybrid Concept Store está localizada no segundo piso do shopping e brinda o público com uma experiência de marca, que começa com a linha dos
veículos equipados com motorização híbrida (combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 320 hp com um motor elétrico de 87 hp, totalizando 407 hp de potência máxima). Os clientes podem conhecer os itens de lifestyle comercializados pela marca, além do Fika Café, ambiente fundamental do dia a dia sueco, com iguarias nórdicas, como o café do marinheiro.

Serviço
JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia, São Paulo/SP
De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábado, das 14h às 22h; domingo, das 14h às 20h

Augusto Farfus disputa as 8 Horas da California, em Laguna Seca


Duas semanas após correr em Sebring pelo WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, Augusto Farfus está de volta aos Estados Unidos, agora do outro lado do país, para a disputa das 8 Horas da California, neste sábado (30), no autódromo de Laguna Seca. A prova é válida pela segunda etapa do Intercontinental GT Challenge, que tem um total de cinco eventos no ano. Após o top-5 na Austrália, em Bathurst, Farfus almeja um lugar no pódio para
subir na classificação geral e entrar diretamente na briga pelo título.

A BMW M6 GT3 tem um bom retrospecto no circuito de 3,602 quilômetros, com vitórias no campeonato norte-americano, o que enche Farfus de boas expectativas para a corrida. Um dos maiores desafios para os pilotos nesta pista é o desgaste dos pneus, então, numa prova de longa duração, a estratégia em relação a esse ponto específico será fundamental na busca de um bom resultado.

O brasileiro divide o carro #42 do BMW Team Schnitzer com o alemão Martin Tomczyk e o australiano Chaz Mostert, e o trio ocupa a 4ª colocação na tabela
do campeonato. As atividades de pista tiveram início nesta quarta-feira, com treinos particulares, com as sessões oficiais a partir de quinta. A classificação acontece na sexta-feira, com 15 minutos de pista livre para cada um dos pilotos marcarem seus tempos. As 10 melhores médias participam do Shootout, que determina o grid de largada.

As 8 Horas da California tem início às 8h30, no horário local, no sábado (30) - 12h30 no horário de Brasília -, e terá transmissão ao vivo pela internet, através do site www.farfus.com, na aba Live Races.

Augusto Farfus:
“Estamos bem animados para a etapa de Laguna Seca. A BMW M6 tem um histórico positivo nesta pista, nós conhecemos muito bem o carro também, então a expectativa para termos um bom resultado é grande. Um dos desafios dessa pista é a gestão do desgaste dos pneus, então a estratégia será determinante, mas temos um time forte e estamos confiantes para brigar pela vitória e seguir subindo no campeonato”.


Nova geração do Audi RS 5 Coupé chega ao Brasil com motor V6 de 450 cv


A Audi do Brasil apresenta ao mercado brasileiro a nova geração do Audi RS 5 Coupé, que traz como principal novidade o motor 2.9 V6 biturbo de 450 cv e 600 Nm de torque desenvolvido do zero. O modelo é o primeiro Gran Turismo da linha esportiva RS a adotar a nova linguagem da Audi Sport.


Para criar o novo Audi RS 5 Coupé, os designers se inspiraram nos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO, um carro de corrida do final dos anos 1980. As sólidas entradas de ar e sua estrutura em colméia frontal com uma ampla grade Singleframe refletem o DNA típico dos modelos RS. Abaixo dos faróis em LED, estão as entradas e saídas de ar, enquanto as caixas de rodas enfatizam ainda mais a aerodinâmica do veículo, 15 milímetros maior que a versão anterior. O Coupé traz rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. A esportividade do novo RS 5 é acentuada com o difusor, as saídas
de escapamento ovais e o spoiler de teto – equipamentos tradicionais da linha RS. O comprimento da nova geração é de 4,72 metros, 74 milímetros maior que o seu predecessor.

O novo motor 2.9 TFSI V6 biturbo oferece maior ganho de potência e eficiência, além de um som que remete à esportividade da linha RS. O veículo desenvolve 450 cv com torque máximo de 600 Nm - 170 Nm a mais do que a geração anterior – e atinge em uma ampla faixa de rotação que varia entre 1.900 e 5.000 rpm. O modelo topo de linha na família A5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 280 km/h.

O Audi RS 5 Coupé consome apenas 7,3 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada. O modelo também apresenta redução significativa no peso com 1.655 kg, 60 kg a menos. O motor flui ainda melhor com o novo câmbio de oito velocidades Tiptronic com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados
especialmente para beneficiar a condução esportiva na linha RS em conjunto com o sistema de tração permanente quattro.O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro, oferecendo a maior segurança possível.

Para ampliar ainda mais as características esportivas e de agilidade, a suspensão multi-link é utilizada nos eixos dianteiro e traseiro. A Audi também oferece o Controle de Direção Dinâmico (DRC). Os motoristas podem criar uma experiência ainda mais personalizada usando o Audi Drive Select, equipamento de série que oferece quatro modos de condução: Auto, Comfort, Dynamic e Individual.

O interior do RS 5 Coupé é completamente preto e extremamente sofisticado ao mesmo tempo em que mantém seu caráter esportivo. Detalhes como os assentos RS e o volante multifuncional com base plana detalham as características da linha, também apresentadas no câmbio automático e nas faixas iluminadas do painel. No Audi Virtual Cockpit é possível conferir informações sobre Força G, pressão dos pneus e temperatura, assim como potência e torque.

O sistema de infotainment pode ser acessado por meio do sistema MMI Touch presente no console central. Ele oferece ponto de acesso Wi-Fi e interface de smartphone com integração via Apple Car Play e Android Auto. Tecnologias de assistência e Head-up Display também auxiliam o motorista e aumentam a segurança, conforto e eficiência. A interação entre os sistemas representa mais um passo para a condução autônoma.

O sistema de som é um Bang&Olufsen 3D de 755 watts de potência. O coração do sistema é um amplificador de 16canais, que aciona 19 alto-falantes. Dois subwoofers por trás dos painéis laterais na parte traseira geram os graves transformando o carro em uma verdadeira sala de concerto. O Audi RS 5 Coupé chega ao mercado brasileiro por R$ 556.990.

Como opcional há o pacote Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65
km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi.

Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional e trazem vantagens na otimização do sistema de frenagem, que garantem mais segurança e esportividade. É possível ainda escolher também como opcional o teto de carbono, que auxilia redução do peso do veículo.

Especificações técnicas 
Audi RS 5 Coupé
Motor: 2.9 turbo FSI
Cilindros /cilindrada: 6 em V/2.894 cm³
Potência: 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm
Torque máximo: 600 Nm entre 1.900 e 5.000 rpm
Tração: quattro
Transmissão: tiptronic, 8 velocidades
Peso: 1.655 kg 
Comprimento: 4.723 mm 
Largura: 1.861 mm
Altura: 1.360 mm 
Distância entre-eixos: 2.766 mm
Tanque de combustível: 58 l
Porta-malas: 465 l
Aceleração 0-100 km/h: 3,9s 
Velocidade máxima: 280 km/h

RENAULT PATROCINA FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA PELO OITAVO ANO CONSECUTIVO


A Renault, por meio do Instituto Renault, é patrocinadora do Festival de Teatro de Curitiba pelo oitavo ano consecutivo. O evento, que este ano é apresentado pelo Banco RCI Brasil, que vai até o dia 07 de abril, conta com mais de 400 atrações em 80 locais culturais distribuídos por Curitiba e região metropolitana. O festival reúne artistas nacionais e internacionais de diversos segmentos como dança, música, circo, oficias, shows e performances desenvolvidas para todos os púbicos.

“Sentimos muito orgulho em patrocinar o festival, pois sabemos da importância e dimensão que ele possui para nossa cidade” afirma Caique Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault.

Quem esteve presente no evento de abertura, realizado no Teatro Guaíra, pôde conhecer o Renault Zoe, veículo 100% elétrico da Renault que esteve em exposição no local.

Rafael Suzuki revela layout da "Laranja Mecânica" para Stock Car 2019


Faltando pouco mais de uma semana para a primeira etapa do ano, Rafael Suzuki reuniu convidados, junto da equipe Hot Car Competições, para revelar o layout do carro #8 na Stock Car 2019. O piloto levará as cores laranja e preto, marcando a estreia da Orthopride como sua patrocinadora master. A rede de franquias de ortodontia e estética já investe no esporte, em modalidades como o futebol, com o apoio a vários times, além de surfe e MMA, e ingressa no automobilismo com o piloto de 31 anos, que vai para sua sexta temporada na Stock Car. 

O evento também foi uma oportunidade para os presentes conhecerem a nova sede da equipe Hot Car, localizada em Cajamar (SP). Esse é o segundo ano consecutivo de Rafael no time, e o piloto aposta na continuidade do trabalho para colherem ainda mais frutos do que no ano passado. Em 2018, Suzuki ficou em 16º no campeonato, entre os 43 pilotos que correram, com sete top-10 e seis top-15, incluindo o pódio na etapa de Cascavel (PR), quando ele conquistou o 3º lugar.

“O pessoal fez um ótimo trabalho no layout do carro. Estou feliz em contar com a parceria da Orthopride, uma empresa que vem utilizando muito a plataforma do marketing esportivo nos últimos anos. Tivemos a chegada de novos parceiros também e a manutenção de outros que estarão mais um ano conosco”, comentou Rafael Suzuki.

“A Stock vem crescendo não só em termos de competitividade nas pistas, mas também extra-pista, e esse ano a categoria completa 40 anos de existência. Estou num momento em que busco me consolidar entre os principais pilotos da categoria, e, depois de conquistar pódios nos dois últimos anos, almejamos voos mais altos em 2019 nesse meu segundo ano com a equipe Hot Car”, completou o piloto.

O design do carro #8 é moderno e assimétrico, nas quais as laterais são diferentes uma da outra, e foi desenvolvido pelo designer Bruno do Carmo, da agência Eversports.

Em 2019 na Stock Car, Rafael Suzuki também conta com o apoio de Cebrace, Atlas Schindler, Denso, Ticket Log, Repom e Chevrolet Serviços Financeiros. A primeira etapa do campeonato acontece entre os dias 05 e 07 de abril, no Autódromo do Velopark (RS), e será a corrida de número 500 da história, abrindo a temporada de comemoração dos 40 anos da categoria.

Cresce a demanda por caminhões VW Delivery implementados de fábrica


Com vendas crescentes desde o lançamento, os novos Delivery Express e 4.150 já conquistam o mercado e o que também acompanha essa curva ascendente são as vendas desses modelos implementados de fábrica. As aquisições já representam mais de 10% do volume total comercializado dos caminhões mais leves da Volkswagen, com menos de um ano dessa oferta.

Prova de que a tática da montadora está no caminho certo. Entre as principais empresas do setor, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é a única no Brasil a conceder essa facilidade aos clientes, impactando de forma positiva seu negócio. Esse tipo de aquisição permite agilizar a entrada do veículo em operação, já que os modelos passam a sair de fábrica com o implemento.

“Fechamos uma parceria inédita com a Randon para beneficiar nossos clientes, que deixam de se preocupar com o processo de implementação, recebem o veículo pronto para operar mais rapidamente e ainda desfrutam uma condição comercial mais competitiva”, explica Ricardo Yada, supervisor de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O cliente pode escolher entre carga seca ou baú, com todas as garantias desses equipamentos preservadas pela própria Randon. Os implementos tiveram um projeto exclusivamente desenvolvido pela implementadora para os caminhões VW e contam com um ano de garantia total. Quanto à cabine, a Volkswagen
Caminhões e Ônibus oferece seis anos contra corrosão.

Outro diferencial da VWCO é a disponibilidade desses modelos em duas dimensões: com entre-eixo de 3.000 mm e 3.600 mm. Com isso, as carrocerias são ofertadas com 3,50 m ou 4,20 m de comprimento; 2,2 m de largura; e 0,4 m de altura. Essas dimensões já estão ajustadas para um amplo leque de aplicações. Como carga seca, essa configuração é ideal para o transporte de materiais de construção, hortifrútis ou mesmo produtos envazados. Já o baú é adequado para carregar eletrodomésticos, flores, peças ou qualquer outra aplicação de distribuição urbana. 

BMW lança campanha com o músico Khalid para o Festival de Música Coachella


A BMW lança a campanha #RoadtoCoachella, estrelada pelo músico norte-americano Khalid, para a edição deste ano do Festival de Música Coachella, evento que ocorre anualmente na Califórnia (EUA), o qual a BMW é patrocinadora oficial pelo terceiro ano seguido.

A campanha inclui uma série de ativações, entre elas uma frota dos modelos BMW i3 e BMW i8 inspirada no mais recente álbum de estúdio de Khalid, chamado "Free Spirit", e que será usada por um time de influenciadores e VIPs no deslocamento para o evento. Esse passeio será documentado em tempo real através da hashtag #RoadtoCoachella, uma experiência imersiva e única de conectar os fãs com Khalid. 

Festival de Música Coachella chega à 30ª edição este ano e ocorre entre os dias 12 e 14 e 19 e 21 se abril.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Panasonic Jaguar Racing e Nelson Piquet Jr mutuamente concordam em se separar


A Panasonic Jaguar Racing e Nelson Piquet Jr, de comum acordo, decidiram se separar em resolução de efeito imediato. O time informará em breve sobre a reposição do piloto.

O que eles disseram:
“Debatendo depois de Sanya, Nelson e nós refletimos sobre a posição do time. Lamentavelmente concordamos que ele deixará a Panasonic Jaguar Racing para aceitar outras oportunidades que foram oferecidas. Tivemos um grande avanço quando Nelson se juntou ao time na temporada 4, e ele conquistou grandes resultados para a equipe. Mas os resultados recentes não atingiram a expectativa dele e do time. Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer por todo seu trabalho desde os preparativos para a temporada 4; ele teve contribuição significativa no desenvolvimento do carro. Desejamos o melhor em suas futuras empreitadas. Seu substituto será anunciado em breve”
James Barclay, diretor da equipe Panasonic Jaguar Racing

“Gostei de trabalhar com a Panasonic Jaguar Racing durante a última temporada e meia. Mas os resultados na temporada 5 não atingiram nossa expectativa conjunta. Inicio minha temporada na Stock Car na próxima semana e este será meu foco em 2019. Sigo apaixonado pela Fórmula E, estando envolvido com a categoria desde a primeira temporada e conquistando aquele campeonato. Desejo à Panasonic Jaguar Racing o melhor para o restante da temporada”
Nelson Piquet Jr

Coluna do FERNANDO CALMON

Alta Roda nº 1038/388– 28/03/2019

Fernando Calmon
Exportar é crucial
Como o Brasil poderá se inserir no contexto de abertura de mercado que vem sendo prometida pelo ministro da Economia Paulo Guedes? Este foi um dos temas mais debatidos no Congresso Latino-Americano da Indústria Automobilística, que acaba de ser realizado pela Editora Autodata. Há duas frentes imediatas em discussão em relação aos veículos: comércio sem barreiras tarifárias com União Europeia e com o México. 

Pelas regras do Mercosul, só o bloco de quatro países (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) pode negociar. Um acordo esteve próximo no ano passado e a transição seria longa, de 10 a 15 anos, até o Imposto de Importação sobre veículos passar a ter alíquota zero. Para aumentar as incertezas, o novo governo brasileiro estuda alternativas, entre elas um acerto direto com os europeus. Seria um sério revés para o Mercosul que, depois de 24 anos, nem ao menos conseguiu se estabelecer como zona de livre comércio. 

No entanto, o Brasil se entendeu, há pouco mais de uma semana, com o México. Ao contrário do regime vigente no Mercosul (para cada dólar importado por um país, 1,5 dólar pode ser exportado para o outro), passou a vigorar o livre comércio, sem cotas ou impostos alfandegários. Os mexicanos hoje produzem mais que o Brasil e ainda receberam grandes investimentos de marcas europeias e asiáticas. Significa que vários modelos, inclusive de marcas premium, poderiam chegar aos portos por preços bastante competitivos, pois os custos de fabricação no México são de 20% a 25% menores que os daqui. 

Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, lembrou durante o congresso um ponto importante. O nível de componentes realmente produzidos no México é baixo. Para exportar, agora livremente para cá, pelo menos 40% das peças precisariam ser de origem mexicana. E isso está difícil de comprovar, pois eles se beneficiam de componentes bem mais baratos, importados em altos volumes de vários países, em especial dos Estados Unidos. Aqui, ao contrário, a indústria de autopeças tem forte presença, mas enfrenta o penoso custo Brasil. 

O presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, apontou as distorções ao comparar preços. Excluídos os impostos, aqui e no exterior, o Brasil apresenta valores menores. Seríamos, então, competitivos para exportar, mas isso deixa de ocorrer porque não há desoneração total quando se vende ao exterior, como outros países o fazem. Com exportações maiores, a escala de produção subiria e cairiam custos internos. Isso o México faz muito melhor que o Brasil. 

Um programa sério de exportação teria de começar com a total retirada de tributos, sem gerar créditos que se acumulam, como os do ICMS. Só no Estado de São Paulo as fabricantes têm entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões a receber. Também seria necessário aumentar o conteúdo tecnológico (comprando e vendendo, de e para o exterior, isento de impostos), a produtividade nas fábricas e, claro, investir muito, mas muito mesmo, em infraestrutura. 

O País precisa abrir sua economia. Mas sem um processo ordenado e simultâneo de aumento de competitividade da indústria e do setor de serviços, isso não será possível.

ALTA RODA

ONIX passa a ser nome mundial em compactos da GM, inclusive na China. Haverá cinco silhuetas: hatch, sedã, SUV (Tracker), monovolume (Spin) e picape (Montana). Prisma cresceu e já surgiu na China como Onix sedã. Aqui vai ocupar o lugar do Cobalt. Coluna antecipa início de produção em Gravataí (RS): setembro e novembro deste ano, sedã e hatch, respectivamente. No mercado, 30 dias depois. 

OITAVA geração do Porsche 911 chega em maio ao Brasil. Carrera S, R$ 679.000, e 4S (tração 4x4), R$ 719.000. Potência (450 cv) e torque (54 kgfm) subiram. Em dirigibilidade surpreende: ainda melhor em curvas. Apesar de estar mais largo e de usar rodas de 20 pol. de diâmetro na frente e 21 pol. atrás, massa diminuiu 24 kg. Eletroassistência melhorou resposta do pedal de freio. 

PRIMAZIA mundial do novo 911, detecção de pista molhada por meio de microfones nas caixas de rodas reprograma parâmetros de desempenho. Linhas estão ainda mais harmônicas: teto em angulação pronunciada, maçanetas das portas embutidas, desenho do defletor atrás e fina faixa luminosa unindo as lanternas traseiras. Interior foi todo renovado. 

JEEP Renegade Limited recebeu retoques frontais com inspiração moderna no utilitário original dos anos 1940. Boa evolução foi o para-choque dianteiro igual ao da versão 4x4 a fim de aumentar o ângulo de entrada, agora compatível à proposta do modelo. Antes raspava facilmente em lombadas e valetas. Nova tela multimídia ficou bem melhor que a anterior. 

BURACOS de todos os tipos e tamanhos em ruas e até em estradas infernizam a vida dos brasileiros. Depois das fortes chuvas de verão a situação piorou. A ponto de a Dunlop relembrar que, desde 2015, oferece garantia de reposição de pneus danificados de forma irreversível, quando vendidos na sua rede autorizada. Verdadeiro seguro contra irresponsabilidade dos governos.

PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmo


FAMÍLIA ARGO GANHA NOVA VERSÃO EM ABRIL


Sucesso de mercado, o Fiat Argo venceu a maior parte dos comparativos dos quais participou. O modelo autêntico e cheio de estilo, que traz design italiano com um toque urbano, ainda conquistou importantes títulos como “Melhor Compra até R$ 50 mil” da revista Quatro Rodas, vencedor geral e na categoria Hatch da eleição "Melhores de 2018", do Jornal do Carro, melhor hatch médio do prêmio "Os Escolhidos 2017", melhor automóvel entre 1.1l e 1.6l do Carsughi L’Auto Preferita e melhor hatch do prêmio "The Best", da revista Car and Driver.

O Fiat Argo terminou o ano passado em oitavo lugar entre os veículos mais vendidos do mercado brasileiro. Neste início de 2019, o modelo se posiciona entre os cinco carros mais comercializados do País, comprovando a ótima relação que criou com o consumidor brasileiro. Assim, bateu recentemente a marca de 100 mil unidades. Foi como um presente de aniversário por seus dois anos. E em breve chegará uma novidade: um  irmão mais aventureiro, que vai passar a ser desejo também de outros clientes, que querem ainda mais estilo e robustez quando escolhem um carro. O Argo Trekking vai completar a família e consolidar ainda mais o sucesso do modelo e da Fiat neste ano.

McLaren Senna feito com 500 mil peças de LEGO em tamanho real



Quando duas marcas icônicas se unem, o resultado promete surpreeender fãs e o público em geral. Da parceria entre McLaren e Lego surgiu a versão do McLaren Senna construído em tamanho real com meio milhão de peças. O carro é a versão mais realista e ambiciosa da McLaren já feita pela LEGO – e foi construído em segredo por projetistas, que levaram quase 5 mil horas para montar o veículo, trabalhando 24 horas por dia. Com 467.854 peças, o carro pesa 1.700 kg – 500 a mais que a McLaren Senna real.

O modelo de verdade feito para rodar em ruas e estradas vale cerca de R$ 8 milhões e no Brasil foi apresentado oficialmente no estande da marca SENNA, no último Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, no início de novembro do ano passado. As 500 unidades que estão sendo produzidas na McLaren Automotive, em Woking, na Inglaterra, foram imediatamente comercializadas - três delas para o mercado brasileiro que estão previstas chegar a partir de maio deste ano. Com motor V8 4.0 biturbo, com 800 cavalos de potência (a maior entre todos os modelos de rua da marca), atinge velocidade máxima de 340 km/h e acelera de 0 a 200 km/h em apenas 6,8 segundos. Seu maior destaque é a aerodinâmica semelhante ao de um carro de F-1.

Mas a versão “de brinquedo” também oferece emoção: os fãs podem entrar no modelo, sentar atrás do volante, apertar o botão “Start” no teto e ouvir até uma simulação do ronco do motor do superesportivo em alta velocidade. Além disso, é possível ligar os faróis, acender o pisca-alerta e acessar o sistema de informação e entretenimento no painel. Para os fãs das duas marcas uma experiência envolvente, interativa e, acima de tudo, divertida, que deverá ser
apresentada em eventos ao redor do mundo.

Com equipes de até 10 projetistas, foram necessárias 2.725 horas para juntar todas as peças de LEGO do McLaren Senna, nove vezes mais do que se leva para produzir um Senna de verdade, meticulosamente montado a mão – são 300 horas! 

Incluindo o design e o desenvolvimento do projeto, foram 4.935 horas para criar o modelo, envolvendo pelo menos 42 pessoas da equipe de construção da LEGO.

A McLaren Senna é o primeiro modelo McLaren LEGO a incorporar peças internas de um carro real, destacando a sua autenticidade. A cabine do motorista é em fibra de carbono leve e os bancos, volante e pedais são originais do McLaren Senna de rua, assim como os emblemas. A versão é
montada com rodas e pneus Pirelli com as especificações reais.

As portas diédricas são feitas com os bloquinhos e são removíveis para permitir o acesso das pessoas à cabine. O modelo de LEGO foi feito com peças na cor cinza Victory com detalhes contrastantes em laranja. Apesar de o modelo em tamanho real não estar à venda, a LEGO oferece réplicas de 15 cm que custam aproximadamente R$ 100 em lojas brasileiras.

Trio elétrico: BMW iX3, i4 e iNEXT encaram testes no Círculo Polar Ártico


A BMW está se preparando para lançar a próxima geração de seus veículos totalmente elétricos. Atualmente, três dos modelos da marca passam por importantes avaliações no centro de testes do BMW Group em Arjeplog, na Suécia: o BMW iX3, que deve ser lançado globalmente no ano que vem, e os BMW i4 e BMW iNEXT, que serão lançados no mercado a partir de 2021. Os modelos estão sendo submetidos a um programa intensivo de testes, que abrange o funcionamento dos motores elétricos, das baterias de alta tensão e da tecnologia BMW eDrive, além dos acertos dinâmicos e de suspensão.

A partir do próximo ano, o BMW iX3 apresentará a quinta geração da tecnologia BMW eDrive, que combina um motor elétrico excepcionalmente potente e uma bateria de alta voltagem, que levam o prazer de dirigir elétrico a uma nova dimensão. Com autonomia de mais de 400 quilômetros e possibilidade de uso de estações de carregamento com capacidade de 150 kW, o primeiro Sports Activity Vehicle (SAV) totalmente elétrico da marca é ideal para
o uso no deslocamento diário e também em longas viagens. O BMW iX3 será o primeiro modelo produzido para o mercado global pela joint venture BMW Brilliance Automotive (BBA), na cidade de Shenyang, na China.

Cupê de quatro portas com design dinâmico e conforto acima da média, o BMW i4 combina prazer em dirigir com esportividade livre de emissões e desempenho de superesportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4 segundos e a velocidade máxima supera os 200 km/h. Com autonomia de mais de 600 quilômetros, o BMW i4 será produzido na fábrica da BMW em Munique, na Alemanha, a partir de 2021.

Com proporções e dimensões de um SAV, propulsor elétrico de quinta geração que garante autonomia acima de 600 quilômetros e sistemas de direção semiautônoma, o BMW iNEXT incorpora o futuro do prazer de dirigir de forma abrangente, com sistemas de construção modular e integrando os campos estratégicos de condução autônoma, conectividade, eletrificação e serviços compartilhados (ACES) — definidos como chaves dentro da estratégia corporativa para o futuro NUMBER ONE > NEXT. O carro-chefe das novas tecnologias do BMW Group será produzido na fábrica da BMW em Dingolfing, na Alemanha, a partir de 2021.

SsangYong Brasil anuncia chegada do novo Korando para 2020


A SsangYong Brasil anuncia para 2020 a chegada no Novo Korando, apresentado no início do mês no Salão de Genebra, na Suíça. 

Em sua 4ª geração, o modelo será vendido no País em duas versões de motorizações: 1.5 turbo a gasolina e 1.6 turbodiesel Euro 6. 


O novo Korando foi baseado no conceito de design do SIV-2, exibido pela primeira vez no Salão de Genebra em 2016. O modelo ostenta nova aparência projetada para maximizar um caráter mais robusto, com nova grade e novos desenhos dos faróis dianteiros e linhas laterais fortemente esculpidas; segue ainda a tendência de design contemporâneo já evidenciada pela marca com o modelo Tivoli em 2015. 

Completamente novo, o Korando está mais comprido, mais largo, mais baixo e com maior distância entre-eixos. O modelo mede 4.450 mm de comprimento (contra 4410 do seu antecessor), 1.870 mm de largura, 1.620 mm de altura e com uma longa distância entre-eixos para maior conforto de condução de 2.675 mm (contra 2650 da versão anterior). A capacidade do porta-malas varia entre 551 litros e 1.248 litros com os bancos traseiros rebatidos. 

Assim como na Coreia e na Europa, o Korando será vendido no País em duas novas opções de motores. O motor 1.5 GDI turbo a gasolina traz potência máxima de 163 cv a 5.500 rpm e torque de 280 Nm a 4.500 rpm. 

Já versão 1.6 turbodiesel oferece potência de 136 cv a 4.000 rpm. O motor diesel é altamente econômico e limpo, atendendo às normas de emissões Euro 6. Traz ainda impressionante capacidade de reboque de 2 toneladas. 

O interior está moderno, com o seu painel de instrumentos amplo e acessível; o novo Korando vem equipado com a mais
recente tecnologia de conectividade, como o Apple CarPlay e o Google Android Auto, com acesso na tela principal e dentro do painel de instrumentos para uma visualização segura.

A SsangYong projeta e fabrica SUVs e veículos 4x4 há mais de 60 anos. E nesta quarta geração do Korando, com o modelo completamente transformado, se beneficia significativamente com um novo design, qualidade requintada, um interior espaçoso, assistência ao condutor e sistemas de segurança avançados, além de conectividade de ponta.

Volkswagen Caminhões e Ônibus potencializa contratos de manutenção

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está com novidades nos contratos de manutenção. Com o aumento das exigências dos clientes Volksbus e a sofisticação dos produtos, as expectativas em relação aos serviços cresceram. Assim, os já consagrados contratos de manutenção Volkstotal Prev, Powertrain, Primeserv e Plus que atendem toda linha de caminhões VW e MAN, agora também atendem os Volksbus.

Os contratos de manutenção para ônibus contemplam os veículos nas aplicações de fretamento e rodoviário com até 10 mil quilômetros ou seis meses
de operação. Com os mesmos pacotes de serviços preparados de acordo com as necessidades dos clientes, o Volkstotal é uma ótima alternativa para a administração da frota e controle de custos. Um dos itens que mais impactam no custo operacional de uma frota é a manutenção. O cuidado preventivo e constante pode reduzir gastos, além de garantir que a frota esteja sempre em circulação.

O Volkstotal para ônibus também traz agilidade aos concessionários, com profissionais dedicados aos contratos, central de atendimento para melhor atender a rede de concessionários. E atendimento 24h para todos os pacotes contratados.

Outra novidade nos contratos de manutenção da VWCO é o sistema de cálculo para o contrato. Com redução de 20 dias para a resposta do custo, o sistema traz agilidade no processo de cotação de novos contratos e otimização dos resultados. Mais de 400 novas propostas de contratos já foram emitidas desde o lançamento do novo sistema no início de fevereiro.

Com o novo sistema, o contrato de manutenção acompanha o número do chassi na hora da revenda, além de cadastro automático do cliente com a rede de concessionários, garantindo agilidade na hora da contratação.

quarta-feira, 27 de março de 2019

High Speed Awards homenageia e premia profissionais do automobilismo


O Portal High Speed Brazil promoveu uma grande festa na casa de show Over Night, em São Paulo (SP), para premiar e homenagear profissionais do automobilismo de competição na primeira edição do High Speed Awards.

“A High Speed Awards 2019 foi um evento que saiu do papel para ser um sucesso. Conseguimos premiar as principais pessoas que trabalham com velocidade. Quero agradecer a todos que ajudaram fazer este sonho virar realidade e vamos ter mais prêmios para 2020”, comemorou Pedro Rodrigo de Souza, idealizador, promotor e organizador da promoção.

Na presença de mais de uma centena de convidados, foram revelados os resultados finais da votação popular dentro do Portal High Speed Brazil, que contou com mais de 200 indicações entre pilotos, profissionais e veículos de imprensa de todas as categorias.

Os vencedores foram: Prêmio Radio Giga de Kart - Luiza Mesquita/Karteiras (33%, 3.079 Votos); Prêmio Motociclismo - Alex Barros (56%, 2.120 Votos); Melhor Programa (Audio ou Vídeo) - Acelerados/SBT (65%, 6.110 Votos); Melhor Canal de YouTube - Auto Super (40%, 8.949 Votos); Melhor Portal ou Site - Flatout (32%, 2.156 Votos); Melhor Apresentador - Cassio Cortês/Acelerados (26%, 1.688 Votos); Melhor Narrador - Galvão Bueno/Globo (18%, 947 Votos); Melhor Comentarista - Reginaldo Leme/Globo (23%, 1.075 Votos); Melhor Assessor de Imprensa - Ricardo Ribeiro (16%, 643 Votos); Melhor Fotografo - Thiago Sampaio (15%, 698 Votos); Melhor Colunista WEB - Juliano Barata/Flatout (29%, 1.201 Votos).

O evento prestou homenagem histórica para várias personalidades que ajudaram no crescimento e fortalecimento do automobilismo em suas áreas de atuação: Alberto Otazu, Almyr Vidal, Antonio De Souza Filho, Barba Torgs, Cláudio Wilson Vieira, Elcio de São Tiago, Jorge Guirado, José Aloizio Cardozo Bastos, Lito Cavalcanti, Paulo Scaglione, Roberto Barranco, Roberto Zulino e Wilson Fittipaldi Junior.

O 1º High Speed Awards também homenageou os Pilotos High Speed Claudio Ramenzoni, Gabriel Lusquinhos, Gabriel Paulino, Marcos Pimentel, Robbi Perez e Rodrigo Helal, além de algumas categorias do automobilismo, representadas por
Daniel Kelermen (HB20), Flavio Menguele (Fórmula Vee), Max Nunes (SuperV6), Thiago Marques (Sprint Race), Thiago Pereira (Arrancada) e Marcos Takuma/Force Kart Racing (Kart Amador SP Endurance).

Por fim, Pedro Rodrigo de Souza não esqueceu dos pilotos High Speed Brazil campeões em 2018, entre eles Ale Peppe (Classic Cup), Ale Souza (Marcas Paulista – Super), Emilio Padron (Endurance Brasil), Enzo Bortoleto (Stock Light Rookie), Fabio PL (RKC Kart), Gabi Morais (CCSKA Light), Gabriel Moraes (Kart KVR GP2), Giovani Almeida (Marcas Paulista Novatos), Gustavo Ariel (Kart), Jhonny Alves (Brasileiro de Kart), Kleber Eletric (Brasileiro de Kart), Luiz Cazaré (Kart Endurance), Natan Brito (Formula Vee) e Rafael Lopes (Old Stock).

Embraer entrega o 500o Phenom 300, o jato executivo mais bem-sucedido da década


A Embraer Aviação Executiva entregou o 500o jato da série Phenom 300. De acordo com relatórios da GAMA (General Aviation Manufacturers Association), entidade americana que representa o setor, o Phenom 300 é o único modelo de jato executivo a alcançar esta marca na última década. O Phenom 300 tem o melhor desempenho na classe light com sua velocidade, alcance, conforto e tecnologia. Sendo o jato leve mais veloz e com maior alcance, o Phenom 300 estabeleceu vários recordes de velocidade, aferidos pela NAA (do inglês, National Aeronautic Association) e pela FAI (do francês, Federation Aeronautique Internationale).
A versão entregue hoje e que alcança o marco histórico é o Phenom 300E, a mais nova edição do jato leve mais popular. O Sr. Freeman Pickett III recebeu sua aeronave na Embraer em Melbourne, na Flórida, EUA, e disse: “O Phenom 100 nos serviu muito bem para nossas viagens pelo centro-oeste dos EUA, mas quando começamos a voar mais, com mais passageiros e para destinos mais distantes, começamos a utilizar um Phenom 300 ao qual tínhamos acesso. O Phenom 300E tem a velocidade, o alcance e a capacidade de que agora precisamos, inclusive a operação por piloto único — algo muito importante para nós —, com o espaço e o conforto de cabine para todos a bordo, incluindo o espaçoso bagageiro. A tecnologia de cabine de passageiros é sem igual e elegante, e a conectividade é muito conveniente”.
O Phenom 300E tem designação “E” anexa à marca em referência à herança do Design de DNA da Embraer, que primeiro foi implementado nos jatos médios Legacy 450 e Legacy 500. .
A aeronave está em operação em mais de 30 países e sua frota já acumula mais de 800 mil horas de voo em mais de 600 mil voos ao longo da última década, transportando quase 2,5 milhões de passageiros em uma distância de 13 vezes a circunferência da terra, o equivalente a uma viagem de ida e volta à Marte. Na média, um Phenom 300 decola a cada 3,5 minutos em algum lugar no do planeta, somando mais de 400 voos diários. Só em 2018, o Phenom 300 completou quase 150.000 voos.
Ao longo dos últimos cinco anos, a frota do Phenom 300 dobrou de tamanho, crescendo a uma taxa média acima de 18% e com um aumento de utilização 30% superior ao crescimento da frota. Entre programas de propriedade compartilhada, o Phenom 300 representa a maior frota e a maior base de clientes.

SANDERO, LOGAN E DUSTER TÊM NOVA CENTRAL MULTIMÍDIA COM ESPELHAMENTO DE CELULAR


Os modelos Renault Sandero, Logan e Duster acabam de receber na linha 19/20 o MEDIA Evolution, a central multimídia que agora traz tecnologia Android Auto e Apple Carplay e permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. 

O MEDIA Evolution ainda traz as funções Bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching – que ajudam o motorista a economizar combustível auxiliando na maneira de dirigir -, acessadas diretamente no carro.