Wagner Gonzalez |
F-1: REFLEXÕES DA CATALUNHA
Barcelona gera expectativas e cobranças para Melbourne
É fato consumado que apenas após as três primeiras etapas
da temporada de F-1 pode-se ter uma ideia clara sobre as possibilidades de cada
equipe durante o Campeonato Mundial de cada ano. Em 2019 serão os traçados de
Melbourne (Austrália) Sakhir (Bahrain) e Shangai (China) que ajudarão a
esclarecer tal cenário, mas as duas sessões de testes recém completados há
poucos dias em Barcelona (Espanha), já permite enxergar formas dessa imagem que
pouco a pouco serão cristalizadas. Analisar o resultado por equipes,
quilometragem percorrida e a consistência de pilotos e equipes são indicativos
que ajudam a acertar o foco de tal cenário.
É fato consumado que apenas após as três primeiras etapas
da temporada de F-1 pode-se ter uma ideia clara sobre as possibilidades de cada
equipe durante o Campeonato Mundial de cada ano. Em 2019 serão os traçados de
Melbourne (Austrália) Sakhir (Bahrain) e Shangai (China) que ajudarão a
esclarecer tal cenário, mas as duas sessões de testes recém completados há
poucos dias em Barcelona (Espanha), já permite enxergar formas dessa imagem que
pouco a pouco serão cristalizadas. Analisar o resultado por equipes,
quilometragem percorrida e a consistência de pilotos e equipes são indicativos
que ajudam a acertar o foco de tal cenário.
A Mercedes mostrou seu poderio ao conseguir a maior
quilometragem das duas semanas de teste (1189), dedicar grande quantidade de
horas para validar resultados indicados em simulações realizadas por computador
e, segundo muitos, a utilizar duas propostas diferentes de chassis. Tanto Lewis
Hamilton (2º, 1’16”224), quanto Valtteri Bottas (4o, 1’16”561) mostraram-se
focados em trabalhar sem interesse direto em tempos absolutos, deixando esse
objetivo apenas para o último dia de trabalho em cada semana. Prova disso disso
é que o aproveitamento mediano de ambos ficou aquém de muitos rivais menos
competitivos, respectivamente 8,63 e 8,25.
No resultado geral mais uma vez ficou patente que o
inglês continua alguns décimos mais rápido que seu companheiro de equipe e tão
rápido quanto o eterno rival Sebastian Vettel. De acordo com James Allison,
diretor esportivo do time, na sexta-feira passada Hamilton e Bottas andaram com
o carro na especificação mais próxima do que será usado em Melbourne, condição
que consolida mais uma temporada de luta ferrenha com a Ferrari
Nessa classificação por consistência a surpresa foi o
desempenho de Lando Norris (3,25) e Carlos Sainz Jr (4,50). Mais do que
qualquer outra coisa, tais índices indicam que a McLaren fez um carro rápido e,
tão importante quanto, finalmente conseguiu treinar bastante, ao contrário do
que aconteceu no ano passado: o time de Woking foi o sexto no quesito
quilometragem (873 voltas) e seus dois pilotos ficaram entre os 10 mais
rápidos. Em outras palavras, deverão lutar para largar na primeira metade do
grid, junto com a Renault, Toro Rosso e as já citadas Ferrari e Mercedes. Na
quarta-feira da semana passada Sainz Jr foi o piloto mais rápido (1’17”144, o
melhor tempo absoluto com pneus de composto C4); nesse dia ele e Robert Kubica
(Williams) foram os únicos a chegar à marca de 130 voltas percorridas. Na
quinta-feira Norris repetiu o desempenho de Sainz Jr e foi o mais rápido do dia
(1’17”144), igualmente com o composto C4, o que corrobora o progresso da
equipe. No cômputo geral o espanhol (1’16”913) foi mais rápido que o inglês
(1’17”084)
A Renault igualmente progrediu tanto em quilometragem
percorridas (961 voltas, terceiro melhor índice), e possibilitou a seus pilotos
treinarem todos os dias, primazia só igualada pela Mercedes. Nico Hulkenberg (5o,
1’16”843) mostrou-se sistematicamente mais rápido que Daniel Ricciardo (12o,
1’17”114). No quesito consistência de resultados, o alemão obteve
7,25 e o australiano 7,63.
“O principal objetivo desse teste era avaliar algumas
peças a fundo; algumas saíram melhores que outras. Nico e Daniel repartiram
essa carga de trabalho e o entrosamento fábrica-circuito foi produtivo. O
desempenho do nosso motor correspondeu à nossa expectativa e o conceito do
nosso carro mostrou-se bom. Temos uma boa base e estamos otimistas para manter
esse ritmo de melhora.”
Grande surpresa dessas duas semanas foi o desempenho da
Toro Rosso, mais consistente que o de sua irmã maior e mais poderosa, a Red
Bull. A consistência de Alexander Albon (6o, 1’16”882) e de Daniil Kvyat (7o,
1’16”898) permitiu que a equipe de Faenza registrasse a quarta maior
quilometragem e bons tempos com um piloto que retorna à categoria após um ano
sem competir e outro que estreia na categoria. Filho de pai inglês e mãe
tailandesa, Albon surpreendeu pelo ritmo constante e levou a melhor na
comparação direta com Daniil Kvyat, piloto reconhecidamente rápido mas ainda
marcado pela inconstância.
Como a Toro Rosso tem um bom histórico para desenvolver
novos talentos, Alexander poderá ser a melhor novidade de 2019. Quanto ao
casamento do chassi STR 14 com o motor Honda RA619H, tudo indica tratar-se de
um conjunto equilibrado, resultado do uso de boa quantidade de soluções do
chassi RB15 e do progresso obtido pelos japoneses.
Resultados de Barcelona
Posição/Número/Piloto/Equipe/Tempo/total de
voltas/Pneu/Dia mais rápido
1) 5/ Sebastian Vettel / Ferrari / 1'16"221 / 534 /
C5 /8
2) 44 / Lewis Hamilton / Mercedes / 1'16"224 /638 / C5 / 8
3) 16 / Charles Leclerc / Ferrari / 1'16"231 / 463 / C5 / 7
4) 77 / Valtteri Bottas/ Mercedes / 1'16"561/ 551 / C5 / 8
5) 27 / Nico Hülkenberg / Renault / 1'16"843 / 509 / C5 / 8
6) 23 / Alexander Albon / Toro Rosso / 1'16"882 / 489 / C5 / 7
7) 26/ Daniil Kvyat / Toro Rosso / 1'16"898 / 446 / C5 / 8
8) 55/ Carlos Sainz Jr. / McLaren / 1'16"913 / 473 / C5 / 8
9) 8 / Romain Grosjean / Haas / 1'17"076 / 407 / C5 / 8
10) 4 / Lando Norris / McLaren / 1'17"084 / 400 / C5 / 7
11) 10/ Pierre Gasly/ Red Bull / 1'17"091 / 439 / C5 / 7
12) 3/ Daniel Ricciardo / Renault / 1'17"114/ 452 / C5 / 8
13) 7 /Kimi Räikkönen / Alfa Romeo / 1'17"239 / 497 / C5 / 8
14) 18/ Lance Stroll / Racing Point1'17"556 / 336/ C5 / 7
15) 20/ Kevin Magnussen / Haas / 1'17"565 / 403 / C5 / 8
16) 99/ Antonio Giovinazzi / Alfa Romeo / 1'17"639 / 425 / C5 / 7
17) 33/ Max Verstappen / Red Bull / 1'17"709 / 394 / C3 / 8
18) 11/ Sergio Pérez / Racing Point/ 1'17"791 / 289 / C5 / 8
19) 63 / George Russell / Williams / 1'18"130 / 299/ C5 /7
20) 88/ Robert Kubica / Williams / 1'18"993 / 268 / C5 / 8
21) 51/ Pietro Fittipaldi / Haas / 1'19"249 / 61 / C4 / 3
Dias de treino:
1 – 19/2; 2 – 20/2; 3 – 21/2; 3 – 22/2 4 – 26/2;
5 – 26/2; 6 – 27/2; 7 – 29/2; 8 – 1/3
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