A temporada 2019 do ICGP (campeonato europeu de motos de
GP clássicas) terminou em Donington, na Inglaterra, com vitória brasileira. Sob
forte chuva e correndo com capacete e luvas emprestados devido ao extravio de
sua bagagem, Bob Keller obteve sua primeira vitória no ICGP e terminou como
vice-campeão na categoria 250 cm³. “A chuva era tanta que terminei a corrida
sem saber direito em qual colocação havia ficado. Sabia que havia dado pódio,
mas fiquei surpreso, e extremamente feliz, é claro, quando me disseram que eu
havia vencido na 250!”.
Para chegar à primeira vitória no ICGP, Keller passou por
maus bocados fora da pista. Sua conexão em Amsterdã, que deveria ter uma espera
de duas horas, durou mais de 24, devido a um problema de abastecimento no
aeroporto. “Não havia decolagens porque os aviões não tinham combustível nem
pousos porque não havia espaço em solo para os aviões estacionarem. Fiquei dez
horas em uma fila para remarcar meu voo para a Inglaterra, e é claro que eu não
era o único nessa situação... Foi um caos total”, conta.
Quando finalmente conseguiu chegar à Inglaterra, Keller
teve outra surpresa desagradável: sua bagagem havia sido extraviada. O macacão
estava no furgão da equipe Flash Back Racing, sediada na Europa e responsável
pela preparação da Yamaha TZ 250 L, mas todos os outros itens do vestuário
estavam na mala extraviada. O brasileiro usou capacete e luvas emprestados pelo
piloto inglês Colin Sleigh, que estava inscrito para a corrida mas decidiu não
correr devido à forte chuva: “Choveu muito no fim de semana inteiro e fazia 14
graus centígrados. Os ingleses até pediram ‘desculpas’ pelo clima de verão
inusitado”.
No treino classificatório, a moto de Keller teve um
problema de ignição que prejudicou o rendimento, e com condições escorregadias,
o brasileiro optou pela prudência e ficou na penúltima fila do grid. Já com o
problema na ignição
resolvido, Keller largou na primeira corrida, realizada no
sábado, ainda com o piso encharcado. “Não dava para enxergar direito e, como
havia muitos pilotos que corriam pela primeira vez, eu não sabia exatamente
quem era da minha categoria e quem não era”, relata. Keller ultrapassou alguns
pilotos, teve uma troca de posições constante com o piloto chileno Jorge
Herrera, da categoria 350, e na penúltima volta ultrapassou o alemão Stefan Tennstädt,
líder do campeonato da 250, que tinha problemas na embreagem. Colin Sleigh, o
piloto que havia emprestado o equipamento a Keller, foi quem contou-lhe que
havia vencido na categoria 250.
No domingo, a forte chuva persistiu e Keller decidiu não
participar da segunda prova da rodada dupla. “O campeonato já estava decidido,
com o Stefan campeão e eu vice, e nenhum resultado mudaria isso. Eu não tinha
nada a ganhar, só a possibilidade de tomar um tombo, me machucar e danificar a
moto”, ponderou. Outros pilotos tomaram a mesma decisão: dos 22 inscritos,
somente dez alinharam na segunda corrida.
Feliz pela primeira vitória no ICGP e por seu melhor
resultado final no campeonato, Keller só lamenta não ter conseguido gravar
imagens de bordo, como faz em todas as corridas. “As câmeras ficaram na
mala extraviada, junto com todas as minhas roupas. Foi um sufoco, mas a
primeira vitória compensou tudo isso”, finaliza.
Os resultados em Donington foram estes:
Prova 1 – Categoria 250 cm³: 1) Bob Keller (Brasil); 2)
Stefan Tennstädt (Alemanha); 3) Jean-René Marmelat (França). 350 cm³: 1) Antony
Hart (Inglaterra); 2) Peter Linden (Suécia); 3) Jean-Paul Lecointe (França).
YC250: 1) Nigel Palmer (Inglaterra); 2) Bruce Dunn (Inglaterra); 3) Phil
Atkinson (Inglaterra).
Prova 2 – Categoria 250 cm³: 1) Stefan Tennstädt
(Alemanha). 350 cm³: 1) Phil Atkinson (Inglaterra); 2) Daniel Walling
(Inglaterra). YC250: 1) Nigel Palmer (Inglaterra); 2) Bruce Dunn (Inglaterra);
3) Steven Howard (Inglaterra).
Classificação final do ICGP 2019
250 cm³: 1) Stefan Tennstädt (Alemanha), 185 pontos; 2)
Bob Keller (Brasil), 97; 3) Yves Hecq (Bélgica), 70. 350 cm³: 1) Jean-Paul
Lecointe (França), 143 pontos; 2) Peter Linden (Suécia), 109; 3) Jorge Herrera
(Chile), 71. YC250: 1) Stuart Thomas (Inglaterra), 175 pontos.
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